Buggpedia: O que é a FEBRABAN?

Buggpedia
Tempo de leitura: 5 min
FEBRABAN – Federação Brasileira dos Bancos
O que é a FEBRABAN? Qual sua importância?

 

A FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos – é a principal entidade representativa do setor bancário brasileiro. O objetivo da federação é representar seus associados em todas as esferas do governo – Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e entidades representativas da sociedade, para o aperfeiçoamento do sistema normativo, a melhoria continuada dos serviços e a redução dos níveis de risco. Também busca concentrar esforços que favoreçam o crescente acesso da população aos produtos e serviços financeiros.

 

HISTÓRIA

Fundada em 1967, na cidade de São Paulo, é uma associação sem fins lucrativos que tem o compromisso de fortalecer o sistema financeiro e suas relações com a sociedade e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do País.

O quadro associativo da entidade conta com 119 instituições financeiras associadas de um universo de 155 em operação no Brasil, as quais representam 98% dos ativos totais e 97% do patrimônio líquido das instituições bancárias brasileiras.

A FEBRABAN não realiza operações financeiras de qualquer natureza. A Federação não faz empréstimos, financiamentos, transferências de valores, aplicações, captação de recursos de investimentos ou recebe depósitos de poupança, para pessoas físicas ou jurídicas.

 

O QUE ELA ME OFERECE?

Para quem acompanha ou já investe no setor de bancos, é mais que recomendado ficar de olho nos dados que o site oferece. Inclusive, muitos dos dados que são divulgados no site, servem de apoio para companhias como Itaú (ITUB3; ITUB4), Bradesco (BBDC3; BBDC4), Santander (SANB11), Banco do Brasil (BBAS3) e outros bancos que negociam em bolsa também (se não fico o dia inteiro aqui rs).

Vamos ao que interessa! O site oferece 3 indicadores bem interessantes, sendo eles:

  • Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas: É uma pesquisa disponibilizada todo mês (a cada 45 dias) com o objetivo de captar as percepções do COPOM e das projeções do mercado de crédito para o ano. É importante para o investidor entender o que os participantes estão achando do mercado de crédito, se acreditam em uma melhora ou em uma contração, se as carteiras de crédito estão com projeções positivas ou não, entender quais as justificativas para um novo corte ou aumento na taxa de juros. Todas essas informações estão bem detalhadas neste relatório.
  • Panorama do Mercado de Crédito: Esse relatório também é disponibilizado todo mês. Ele dá uma visão sobre o panorama de crédito, ou seja, quais linhas estão crescendo mais. É interessante para o investidor ficar de olho para entender se o crédito está indo mais para PJ ou PF, ou se o consignado está crescendo mais que veículos. Esse tipo de informação dá ao investidor maior entendimento sobre o setor e pode auxiliar na tomada de decisão.
  • Informativo Semanal de Economia Bancária: Este relatório é postado semanalmente. O objetivo dele é informar sobre os acontecimentos da semana, como por exemplo, quais dados irão sair (IPCA, CPI, PMI, PPI, dentre outros), qual a agenda para outros tipos de dados (como IBGE, FENABRAVE, Ministério da Economia), informações sobre produção industrial ou Saldo Comercial. Este relatório é muito bom para situar o investidor sobre quais dados podem ser importantes para ele. Além disso, o relatório geralmente abre uma reflexão sobre o dado que saiu, explicando sobre seus principais impactos ou consequências.

Acredito que esses dados podem ajudar muito o investidor a entender melhor sobre o setor bancário, assim como, auxiliar na sua tomada de decisão. Vale ressaltar que todos esses dados são gratuitos, o que corrobora para fomentar ainda mais a necessidade de se informar.

 

ONDE ENCONTRO ESSES DADOS?

Os dados podem ser encontrados no site oficial da FEBRABAN, nos seguintes links:

Site Oficial: https://portal.febraban.org.br/?idioma=pt-br

Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas: https://portal.febraban.org.br/pagina/3235/21/pt-br/expectativas

Panorama do Mercado de Crédito: https://portal.febraban.org.br/pagina/3130/21/pt-br/panorama

Informativo Semanal de Economia Bancária: https://portal.febraban.org.br/pagina/3240/22/pt-br/iseb-2019

 

Era isso, valeu!

Acompanhe outros conteúdos no Twitter: @Breno_Bonani  Instagram: @bonani_ Linkedin: Breno Bonani

Leave a Reply