Buggpedia: O que a ABIEC?

Buggpedia
Tempo de leitura: 4 min
ABIEC – Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne
O que é a ABIEC? Qual sua importância?

 

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) é hoje um dos principais exemplos da importância e da força do associativismo no contexto global. A criação da ABIEC representou um marco para o setor e para a economia brasileira, pois a instituição deu voz aos associados e facilitou a sua interlocução com entidades governamentais nacionais, outras entidades de classe e organismos internacionais.

HISTÓRIA

Criada em 1979, a partir da necessidade que os exportadores de carne sentiram de uma atuação focada e mais agressiva na defesa de seus interesses específicos, a ABIEC se tornou a principal representante do setor nas áreas internacionais de regulamentação comercial, exigências sanitárias e abertura de mercados.

Em 1979, a participação do Brasil no mercado mundial da carne ainda era incipiente, marcada por uma série de exigências e protecionismos.

Há cerca de quinze anos, a carne brasileira não estava na pauta dos assuntos discutidos nos fóruns internacionais. Vendíamos pouco mais de US$ 600 milhões por ano. Hoje a realidade é outra. Em 2017, o Brasil atingiu a cifra de aproximadamente US$ 6,3 bilhões, aumentando em mais de 10 vezes o valor de suas exportações.

 

O QUE ELA ME OFERECE?

Para quem acompanha ou já investe no setor frigoríficos, é mais que recomendado ficar de olho nos dados que o site oferece. Inclusive, muitos dos dados que são divulgados no site, servem de apoio para quem tem interesse nas empresas como Minerva (BEEF3), JBS (JBSS3) e Marfrig (MRFG3).

O site oferece:

  • Números de abates no ano e em anos anteriores. O que serve de comparação para o investidor ver se esse número tem aumentado ou diminuído, entender se pode ter sido ocasionado por queda na demanda ou por um evento em particular.
  • Dados de exportações por ano, por país exportador e por porto. Oferece ao investidor dados de quais países estão exportando mais ou como tem sido a evolução das exportações de carne bovina no ano ou em anos anteriores (vale ressaltar que este dado está atualizado até 2018 no site).

Mas o relatório mais importante fica em publicações. Todo ano a ABIEC publica um “Report” sobre o ano, o que esperar para o ano, quanto o agronegócio movimenta, dados como nº de bovinos confinados por abates, composição de custos de produção, dentre outros dados que são de relevância para o investidor.

Fonte: Beef Report 2019 – ABIEC

Lembrando que os dados do site servem para auxiliar o investidor a ter mais informações antes da tomada de decisão. Não devem ser levados em consideração final para investir em alguma companhia do setor.

ONDE ENCONTRO ESSES DADOS?

Os dados podem ser encontrados no site oficial da ABIEC, nos seguintes links:

Site Oficial: http://abiec.com.br/Default.aspx

Abates: http://abiec.com.br/Abates.aspx

Exportações: http://abiec.com.br/Exportacoes.aspx

Publicações: http://abiec.com.br/PublicacoesLista.aspx

 

Era isso, valeu!

Breno Bonani.

Acompanhe outros conteúdos no Twitter: @Breno_Bonani  Instagram: @bonani_ Linkedin: Breno Bonani

 

 

Leave a Reply