CARTEIRA WILL – 20190923

Carteira do Will
Tempo de leitura: 7 min
1ª VEZ AQUI?

Primeiramente seja bem vindo!

Aqui você não vai encontrar nenhuma recomendação, promessa de lucros extraordinários, ou fórmula correta para ganhar dinheiro no mercado. Aqui você sempre vai encontrar a verdade e a realidade daquilo que faço com o meu dinheiro…meus erros e meus acertos. Meus 15 anos de mercado, tudo que estudei, vivi, vi, me formaram e ainda me formam, como um cara que pode compartilhar algo que talvez possa te ajudar.

Posto a minha Carteira Global, abro a minha parcela investida em ações; e a #Notbad é uma carteira teórica que criei mas me comprometi em colocar meu dinheiro nos ativos que nela constam.

Quem tiver dúvida só me mandar um mail: william@bugg.com.br 

 

CARTEIRA

CADE A RESERVA DE EMERGÊNCIA WILL?

Fala galera, quem me acompanha sabe que eu carregava uma posição que considerava uma reserva de emergência aplicada no Fundo Maxime RF do Personalitee. Fundo que não tem nada demais…escolhi pela praticidade de estar junto a minha conta. Por que não uma LFT Will? Por pura preguiça! Compromisso aqui é com a verdade! Rs.

Pois então, a chegada aqui em Miami me fez usar a reserva…afinal é pra isso que ela serve! Compra carro, compra isso, compra aquilo…enfim…faz parte. Então essa é a grande mudança da semana passada para cá: praticamente zerei minha reserva de emergência. Espero nos próximos meses repor essa grana. Ainda assim mantive uma grana em liquidez na XP no fundo XP RF DI.

Conselho importante: mensure bem sua necessidade de liquidez e mantenha sempre uma reserva de emergência! Ter que vender ações porque precisa de dinheiro é muito frustrante e pode te gerar perdas desnecessárias! Por isso acho fundamental ter alguma grana reservada para eventualidades. Dica: 6 meses do seu custo de vida atual.

 

Mudando de assunto….

 

INVESTINDO EM ETF’S NO EXTERIOR.

Muita gente vem me pedindo pra abrir a carteira de investimento no exterior…por ora não vou fazê-lo….mas….postei um vídeo explicando onde você encontra informações sobre ETF’s (não sabe o que é ETF? Clique aqui).

No exterior uso bastante os ETF’s! Eles te permitem diversificar bem o risco da carteira. Pensa que ações, mesmo as americanas, guardam alguma correlação com as ações brasileiras. Agora, investimentos como: Ouro, petróleo, níquel, marijuana, investimento em moedas, bonds e outros…todos facilmente acessíveis com ETF’s! Mesmo os ETF’s de ações possuem uma infinidade de alternativas…setores que você não tem acesso no Brasil como Defesa, Biotecnologia, Games; ou temas como: alimentos orgânicos, robótica, energia limpa; ou ainda, para quem “tem estômago”, ETF’s alavancados que te permitem por exemplo ter 3x o retorno do Petróleo ou do Brasil por exemplo.

Cara é uma infinidade de possibilidades! Na plataforma de Avenue Securities tem 700 se não me falha a memória.

Vídeo abaixo! Te inscreve no canal e ativa o sininho pra receber notificações dos conteúdos que vou gerando lá.

 

AÇÕES

Nenhuma mudança…apenas alguns comentários em algumas ações.

SLCE3. Preço de algodão teve uma leve reagida e isso ajudou o papel a andar. Vale lembrar que 60% do Ebitda da empresa vem do algodão (vide gráfico abaixo) … caso esse se recupere, entendo que o mercado repercutiria isso em suas ações. De qualquer forma, sigo achando muito barata mesmo com essa altinha recente.

 

TIMP3. Alguns boatos dão conta de que a TIM estaria interessada em ativos da Oi. Ora a palavra “boatos” e a Oi possuem uma simbiose enorme, então é muito normal as duas virem em uma única frase. Não é novidade alguma que tanto Vivo quanto TIM sempre tiveram eventual interesse em alguns ativos da Oi, em especial os do sudeste. Então segue o jogo…nada de novo…sigo achando uma empresa ok, a um preço atrativo…na pior das hipóteses um business relativamente estável e maduro que ajuda a reduzir o beta da ação e da carteira.

 

SHUL4: papel caiu essa semana…confesso que não vi nem ouvi nada…se alguém souber de algo me avise.

 

E não posso terminar sem falar de: 

BRKM5: tivemos uma notícia que fez o papel disparar e subir bem nessa semana. Para quem não viu, deixo o link aqui: BRASKEM DISPARA COM POSSÍVEL VENDA DE CONTROLE PELA ODEBRECHT. 

Ora, quem conhece um mínimo do case de Braskem, sabe que isso não é nenhuma novidade! O grupo busca uma solução…Braskem é a joia única que restou para que consigam saldar a montanha de dívidas….ações da empresa servem inclusive de garantias de diversos empréstimos. Logo, é óbvio que o grupo segue buscando alternativas para usar o que lhe resta de recursos  isso passa pela venda da Braskem! Se vão conseguir? Não faço ideia, mas veja que a simples notícia voltar a mídia faz a ação saltar, mostrando que seu preço atual parece ser bem “injusto” digamos assim. Quando se falava da venda para Lyondell que acabou não se efetivando, os números rodavam na casa de R$60/ação, quase 100% acima do preço atual….mas o deal não saiu…é passado.

Sigo achando o ativo muito barato.

Não vi nada de novo na notícia.

Reafirmo aqui que, hoje, sigo errado na minha posição pois estou perdendo um bom dinheiro com meu investimento nela! É importante saber reconhecer e aprender com isso. Ou, talvez, esteja correto e sendo muito paciente…só o tempo dirá.

 

Abaixo o gráfico das ações que carrego na minha carteira:

Abaixo o gráfico dos resultados de cada uma da atuais posições da minha carteira:

 

#NOTBAD

Semana ruim para essa carteira, com as quedas de SHUL4…como comentei acima, não vi nada no papel..penso ser normal dado a menor liquidez do ativo.

Vale lembrar que o mês ainda não se encerrou.

Para quem não conhece essa carteira, no post mensal você tem mais infos sobre: clique aqui.

 

 

Era isso.

Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves / Youtube: Willcastroalves/

Linkedin: William Castro Alves

Instagram: @willcastroalves / Facebook: William Castro Alves

6 comments

  • Will, reparo que você não faz (acho que nunca vi) preço médio, mesmo em um case como BRKM5, por exemplo. Isso se deve a algum motivo específico? Ou só eu que nunca vi você fazer?
    Eu dificilmente faço preço médio, quando faço é praticamente uma exceção à minha forma de investir. Abs.

    • Não sou adepto da estratégia de preço médio pois entendo que sempre posso estar errado. Então ir comprando cada vez mais pode me fazer ter um prejuízo maior do que eu poderia assumir.
      No caso da Braskem eu comprei com diferentes preços um tempo atrás, mas não foi com o intuito de Pmédio.
      Abs

  • Will, no caso de BRKM5, nessa queda vc vem fazendo preço médio ? Ou rolando algum financiamento com CALL para reduzir o preço de entrada ?
    Blog cade vez melhor!!! Parabéns.

    • Não. Não sou adepto da estratégia de preço médio pois entendo que sempre posso estar errado. Então ir comprando cada vez mais pode me fazer ter um prejuízo maior do que eu poderia assumir.
      Não fiz financiamento nela não pela questão da baixa liquidez das opções e porque não quero limitar potencial ganhos. Entendo que é o case é binário e a qualquer momento a ação poderia saltar porr conta de uma possível venda. Logo estar vendido numa call limitaria meu ganho, ou a recuperação do k até aqui perdido.
      Espero ter explicado.
      abs

Leave a Reply