PORQUE NÃO SOU TRADER IV – ISSO É MUITO SÉRIO!

Brasil
Tempo de leitura: 3 min

Quem acompanha o Bugg a mais tempo, ou o meu canal do Youtube, talvez se lembre… Fiz um post dando 5 motivos pelos quais eu não sou trader…não tenho interesse…e acho que pode ser nocivo para você! Ta aí embaixo

PORQUE NÃO SOU TRADER – 5 RAZÕES

Muita gente criticou…e gerou muita polêmica. Então eu resolvi fazer um segundo com os ensinamentos de caras que ficaram BILIONÁRIOS investindo na bolsa e que te ensinam que operar todo dia não vai te levar a nada! Confere:

PORQUE NÃO SOU TRADER II – OS BILIONÁRIOS ENSINAM 

Mas ainda assim teve gente que discordou. Normal…até saudável eu diria! Pra isso existe a ciência…pra buscar nos provar através do método científico aquilo que é verdade ou mentira. Estudei metodologia da ciência na facul…Popper…odiei…mas respeito. Então fiz um terceiro post que mostra um estudo científico de professores da FGV de SP mostrando que day trade não dá dinheiro!! Ou melhor, pode ser quem sabe que talvez dê…pra 1% de afortunados….Enfim, ta aí o post:

PORQUE NÃO SOU TRADER III – NÃO É POSSÍVEL VIVER DE DAY TRADING

 

Eu poderia me calar…mas não vou! Porque a mensagem é verdadeira, justa e honesta! ISSO É MUITO SÉRIO é o quarto post dessa série!

 

Li a reportagem abaixo e fiquei estarrecido. Sério mesmo…me chocou! Acho importante sermos humanos e nos sensibilizarmos com a dor do outro! Não é brincadeira…ISSO É MUITO SÉRIO!

PREJUÍZO, DEPRESSÃO E MORTE NO MERCADO DE DAY TRADE: QUANDO A ESPECULAÇÃO SAI DO CONTROLE

© Reuters.

 

Em suma a reportagem conta a história de UM CARA QUE SE MATOU por conta de trade mal sucedido! Me senti um pouco responsável, pois talvez se a minha mensagem fosse mais ouvida na sociedade, ou replicada, esse tipo de coisa não aconteceria! Sei lá…pretensão minha mesmo, mas gosto de pensar que podemos mudar o mundo…que somos agentes de mudança e de aperfeiçoamento da sociedade.

ISSO É MUITO SÉRIO!

Já recebi algumas mensagens privadas nas redes sociais…email…comments aqui inclusive…de pessoas que leram o primeiro post e desistiram do day trade e dessa ideia lúdica e ficticiosa de “viver de trading”  … por isso penso que essa é uma mensagem que merece ser ecoada!

Enfim, oro a Deus que esse tipo de história não aconteça mais, pois ISSO É MUITO SÉRIO!

 

Era isso.

Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves / Youtube: Willcastroalves/

Linkedin: William Castro Alves

Instagram: @willcastroalves / Facebook: William Castro Alves

14 comments

  • Eae Will.
    Eu acabei de ler a notícia e fiquei chocado como virou uma bola de neve a vida desse rapaz.
    Isso me fez lembrar de um dos motivos pelo qual eu gosto de ler seu blog. Diferente de outros lugares, você expõe suas perdas e eu particularmente acho até mais importante falar sobre como gerenciarmos as perdas do que somente expor as vitórias que temos no mercado.
    Que Deus ajude a família desse rapaz

  • Vendo depoimentos e informações de muitos, percebi que os traders perdem 10 vezes!
    -em suas operações diárias perdem mais que ganham.
    -valorização futura do papel
    -jcp/dividendos
    -aluguel de ações
    -isenção do IR
    -muito dinheiro em corretagem
    -visão de acumulação de patrimônio futura
    -muito tempo no HB
    -os nervos e a saúde!!
    -com tanto prejuízo perdem até a motivação e ânimo em outras áreas da vida! (e as vezes o pior como na reportagem).

  • Entao Will acho que voce tambem e trader. So que e swing trader que avalia fundamentos e nao grafico. Voce vende tambem apos 10 % , 20 % ou 30 % de lucro. Entao nao e o tradicional B & H.Parabens pelas suas analises que são muito bons. Mas por exemplo voce nao acharia que poderia melhorar seu rendimento utilizando analise fundamentalista com analise grafica? So para achar melhor ponto de entrada. Eu conheço um cara que e muito bom na analise fundamentalista mas o resultado dele realmente decolou apos apoiar os pontos de entradas no grafico.Um abraço

    • Se ser trader é comprar e vender ações sim. Mas me refiro a cultura de que é possível viver dos lucros oriundos das compras e vendas de ações, seja com swing trade, day trade ou whatever.
      Além disso, o fato de eu ajustar eventualmente a minha carteira me torna trader? Então talvez até Warren Buffet seria não?
      E por fim, eu não me entitulo trader…sou um investidor com foco no longo prazo…penso ser beeeem diferente, não acha?

      Sobre a junção de análise gráfica com fundamentalista…não há prova de que dê mais ou menos certo. Eu olho o gráfico, mas não chega a ser algo que dita a forma com que atuo não e prefiro continuar assim.

      Forte abs

    • Se ser trader é comprar e vender ações sim.
      Mas me refiro a cultura de que é possível viver dos lucros oriundos das compras e vendas de ações, seja com swing trade, day trade ou whatever.
      Além disso, o fato de eu ajustar eventualmente a minha carteira me torna trader? Então talvez até Warren Buffet seria não?
      E por fim, eu não me entitulo trader…sou um investidor com foco no longo prazo…penso ser beeeem diferente, não acha?
      abs

  • Dá pra viver de Daytrade sim,a questão é que você não vai ficar Rico com DT pode até fazer 7 dígitos mas 8,9 dígitos é QUASE IMPOSSÍVEL fazer somente com o daytrade.

  • Will, vou fechar setembro com R$ 500.000,00 em caixa só fazendo day trade. Sabe qual foi minha estratégia? Comecei o ano com R$ 2.000.000,00 na conta. Essa piada é antiga, mas sintetiza bem toda a dinâmica envolvida.

    Sou um grande crítico desse “way of life” (isto é, querer viver de day trade), não da operação propriamente dita. Benjamin Graham entendia que reservar até 10% para especulação não é nenhum pecado e tem até um efeito positivo no mercado. Eu mesmo faço alguns trades pontuais, mas sem essa nóia de stop.

    O grande x da questão é o capital destinado pela pessoa física para a operação de day trade. Se você tem muita grana, tipo o Barsi, você nunca vai viver de day trade porque a relação risco x retorno seria totalmente assimétrica, isso sem contar em outras questões como problemas de liquidez e eventuais incidentes com a CVM.

    Se você não tem muita grana, digamos 50k do camarada que foi demitido e pegou a grana do FGTS + a venda do carro para operar, você tem dois caminhos: 1) alavancar e 2) adotar uma estratégia conservadora e se contentar com retornos diários inferiores aos 300 reais da pesquisa da FGV.

    Se você alavancar, você inevitavelmente vai quebrar porque passa a assumir um risco estratosférico.

    Se você adotar uma estratégia conservadora, vai depender absurdamente de condições externas. Por exemplo, em 2014 o camarada começou a operar diariamente BOVA11. Acho pouco provável ele não ter alcançado sucesso, menos por mérito dele e mais pela alta do Ibov. E aqui nem vou entrar em outro debate, qual seja, o retorno dele teria sido muito maior se ele tivesse aportado no BOVA11 em 2014, desencanado de trade e ter ido trabalhar com outra coisa.

Leave a Reply