Buggpedia: O que é a UNICA?

Buggpedia
Tempo de leitura: 5 min
UNICA – União da Indústria de Cana-de-Açúcar
O que é a UNICA? Qual sua importância?

 

A UNICA – União da Indústria de Cana-de-Açúcar – é a entidade representativa das principais unidades produtoras de açúcar, etanol (álcool combustível) e bioeletricidade da região Centro-Sul do Brasil, principalmente do Estado de São Paulo.

HISTÓRIA

Sua criação, em 1997, resultou da fusão de diversas organizações setoriais do estado de São Paulo, após a desregulamentação do setor no País. A associação se expressa e atua em sintonia com os interesses dos produtores de açúcar, etanol e bioeletricidade tanto no Brasil como ao redor do mundo.

O domínio técnico da UNICA compreende as áreas de meio ambiente, energia, tecnologia, comércio exterior, responsabilidade social corporativa, sustentabilidade, legislação, economia e comunicação.

No final de 2007, a UNICA abriu o primeiro escritório internacional nos Estados Unidos e, em 2008, na Europa, com o objetivo de prover informações qualificadas sobre as importantes contribuições socioeconômicas e ambientais do setor a interlocutores como governos, ONGs, empresas, mídia e consumidores. A partir de 2017, a UNICA ampliou seu escopo geográfico com a contratação de um consultor no continente asiático, baseado em Singapura.

 

O QUE ELA ME OFERECE?

Para quem acompanha ou já investe no setor de Etanol/Açúcar, é mais que recomendado ficar de olho nos dados que o site oferece. Inclusive, muitos dos dados que são divulgados no site, servem de apoio para quem tem interesse nas empresas como São Martinho (SMTO3), Biosev (BSEV3) e Raízen (CSAN3).

O site oferece dados que vão desde a produção, exportação, panoramas/perspectivas das próximas safras até como cada segmento funciona.

Esse é um dos dados de produção da cana-de-açúcar:

Fonte: UNICA

 

Além disso, na UNICAdata, existem vários outros acompanhamentos como, relatório quinzenal das safras, histórico de produção, relatórios mensais sobre exportações, dentre outros.

Esses dados podem ser usados por aqueles que querem acompanhar a evolução de cada dado. Por exemplo, na UNICAdata em histórico de produção, é possível ver que desde 2015 o aumento da produção de cana-de-açúcar vem aumentando gradativamente até os dias de hoje.

Sabe quanto da exportação mundial de açúcar o país se encontra? Pois bem, olhe a imagem abaixo:

Fonte: UNICA

 

Sendo que 20% da produção global também acontece no nosso país. Aos poucos começamos a entender como companhias que estão na bolsa e até as que são de capital fechado, mas que são do setor, tem um papel fundamental em escala global.

Por fim, existe a publicação do panorama e as expectativas das próximas safras que é postado todo ano no site. Esta publicação possui informações importantes como se a área da colheita vai expandir ou retrair, em qual estágio médio de corte está o plantio (se ele estiver em um patamar maior que nos últimos anos, isso acaba por envelhecer os canaviais, o que pode acabar impactando positivamente a produção para o próximo ano), se o regime de chuva tende a ser mais favorável para o próximo ano ou não, se a produtividade está caindo ou crescendo, dentre outros.

Fonte: UNICA

Vale ressaltar, que todos os dados e informações contidos no site são para auxiliar as pessoas a entender melhor sobre o setor. Então, você como investidor, não deve se basear somente nos dados ou publicações que são postados no site. Antes de tomar alguma decisão, procure entender como está a companhia que você está desejando investir.

 

ONDE ENCONTRO ESSES DADOS?

Os dados podem ser encontrados no site oficial da UNICA, nos seguintes links:

Site oficial: https://www.unica.com.br/

Setor: https://www.unica.com.br/setor-sucroenergetico/

Publicações: https://www.unica.com.br/comunicacao/publicacoes/

UNICAdata: http://unicadata.com.br/

 

Era isso, valeu!

Breno Bonani.

Acompanhe outros conteúdos no Twitter: @Breno_Bonani  Instagram: @bonani_ Linkedin: Breno Bonani

 

Leave a Reply