20190930 – Tônica da Semana: PERDIDOS? YIELD DO IBOV? SAZONALIDADE NO MERCADO E OUTRAS COISAS…

A Tônica
Tempo de leitura: 8 min

Bom dia a todos!

Chegamos a 30 de setembro! Fim do 3º trimestre do ano! Em 5 dias estou é meu aniversário e em mais 2 piscadas de olhos já será natal! Caramba! Vamos ao clichê básico: como passa rápido!

 

ACERTEI? ERREI? 

Semana passada comentei que a bolsa poderia fazer uma pausa para respirar. O mercado nunca para … sobe .. desce … mas por vezes anda como barata tonta! Semana passada o IBOV subiu 0,25%…é o que chamo de parada para respirar! Acho que acertei.

Mas também tenho estado errado no dólar que insiste em ficar lá em cima! Inclusive semana passada listei os motivos que tem me feito estar errado.

Meu objetivo aqui não é acertar ou errar pra onde vai a bolsa, dólar ou “whatsoever” na semana…mas sim fazer uma leitura de cenário que te ajude a lidar com seus investimentos.

Resultado de imagem para acertar alvo

 

LOST? 

Nessa linha de ler o que se passa, vamos fazer um resumo rápido da semana: S&P e bolsas deram uma recuada … VIX voltou a subir … mas ouro até caiu … petróleo seguiu levemente pra baixo … ajudando a pressionar commodities e emergentes … mas Brasil descolou e ficou no zero a zero, mas com a bolsa perto das máximas … ops, nem tanto porque o ajuste se deu no dólar que insiste em não cair!

O que tirar de indicação dessa semana? Como ler o mercado? Respondo-vos com um gif:

confused disney animation GIF

 

A EXPLICAÇÃO…

Ao meu ver a explicação é simples e pode ser resumida em 2 palavras em inglês: trade war!

Estamos a 1 semana do retorno das negociações de forma mais séria entre China e EUA…mercado está no modo “hold”…em compasso de espera mesmo… tentando “ler” os argumentos de um lado e de outro …  a retórica recente do Trump foi negativa … presidente foi a ONU bater na China … mas fez o estilo “morde assopra”, pois logo depois disse que um acordo comercial com a China estava “se aproximando”…e o mercado fica tipo o pássaro do gif acima!

A China vai enviar o vice-premiê Liu He (esse senhorzinho da foto abaixo), seu principal negociador, para liderar essa próxima rodada de conversas com os Estados Unidos….mostrando que leva a sério o assunto! Liu He viajará a Washington após o feriado chinês que termina em 7 de outubro.

Resultado de imagem para liu he trump

 

O que penso? Penso que chegarão a algum acordo … nada profundo … algo provisório dado que temos eleição em 12 meses. Chineses vão querer esperar eleição ; Trump precisa manter economia rodando … Trade war tem sido ruim para EUA, China e para o mundo – vide gráfico abaixo – então faria sentido algum acordo. Veremos em cerca de 10 dias se acertei ou esse foi só mais um chute torto. Abaixo gráfico do nível de comércio mundial (azul escuro) e o PMI da industria mundial (azul claro). 

 

 

SAZONALIDADE FAVORÁVEL? 

Mas vamos deixar os chutes certos e errados de lado e nos apegar a estatística! Achei esse gráfico que pode ajudar a te deixar mais otimista. Sazonalmente, o mercado americano tende a ter boa performance no último trimestre do ano….mais especificamente em meados de outubro. Absolutamente nada garante que veremos a mesma sazonalidade, mas que dá um conforto isso dá! Rs

 

CONFIANÇA

E se é pra confiar, tivemos dados da Confiança do Consumidor da FGV que foram bonzinhos… índice subiu 0,5 ponto em setembro, para 89,7 pontos, o maior nível desde março (91,0 pontos)… parece estar ligado ao início da liberação de recursos do FGTS.

Mas também tivemos o Índice de Confiança de Serviços que também subiu… 1,7 ponto em setembro, para 94,0 pontos, maior nível desde fevereiro de 2019 (96,5)!

Vamos Brasil!

E já que o assunto é confiança…tenho esperança que o Senado Federal me dará um bom presente de aniversário aprovando a reforma da previdência agora no início do mês! Também tenho esperança que o Congresso + PG  conseguirão avançar nas reformas e mudanças que estão engatilhadas! Só para listar:

  1. PEC para acelerar e ampliar os “gatilhos” de ajuste nas despesas obrigatórias, que incluem benefícios previdenciários e salários de servidores, para o cumprimento da Regra de Ouro;
  2. Desvinculação (fim das receitas vinculadas a determinados gastos), desindexação (retirar a necessidade de conceder automaticamente reajustes) e desobrigação de despesas;
  3. Acesso a novos empréstimos em troca de medidas de ajuste fiscal para os Estados endividados;
  4. Reforma tributária;
  5. Reforma administrativa;

Imagem relacionada

 

IBOVESPA E SEU YIELD…

Sou dos que acreditam que enquanto a Ref da Previdência não esteja totalmente aprovada, o dinheiro grosso não virá para o Brasil…então torço para que aprovem logo…cenário não tem sido bom para emergentes, mas pelo menos seria um motivo para o gringo apostar no Brasil.

Por ora sigo com a mesma visão da semana passada, ou seja, de que não há muito motivo para fortes altas…que o mercado é isso mesmo que temos visto…sobe e desce meio perdido.

Olhando para o múltiplo P/Lucro foward (ou seja, já embute um pouco de expectativa acerca dos lucros) da nossa bolsa, estamos na média… Por que estaríamos acima da média se nem a reforma da previdência saiu? Por que estaríamos abaixo da média se mudanças estruturais começam a ser feitas? Nesse mar de dúvidas seguimos pela média…justo a meu ver.

Uma outra forma de ver o IBOV é calculando o inverso, ou seja, o Earnings yield do IBOV: Lucro/Preço. Como temos o P/L acima é só inverter = 1/(P/L) = 1/12 = 0,0833 = 8,33%

Pois bem isso me diz que o retorno do IBOV caso ele fosse um bond (título de dívida tal qual uma debênture por exemplo) estaria remunerando a uma taxa de 8,33%. Entendido?

Pois bem…não tenho algumas ferramentas que me permitam ter gráficos mirabolantes, mas graças a internet achamos muita coisa por aí. Abaixo o gráfico do Earnings Yield do IBOV comparado com o que paga atualmente um título pré de 5 anos.

“A Will mas o valor ali não é os 8,33% que tu falou”

Sim porque são bases e fontes diferentes…apenas isso…peguei o gráfico de caras diferentes e logo gera essa diferença, ainda que os números sejam próximos.

Tudo isso para dizer e chegar a mesma conclusão que já postei aqui outras vezes: o poder da queda dos juros para o investimento em renda variável. O que o Earnings Yield está nos dizendo é: somente pelo yield (remuneração via dividendos) o investimento em bolsa já é melhor que a renda fixa….mesmo que as ações fiquem paradas, vale mais a pena! Essa é a ideia! 

 

MÚSICA PARA ACABAR

Costumava postar umas musiquinhas que gostava…acabei parando…foi nada planejado… meio que sem motivo mesmo … Um amigo pediu que eu voltasse, pois de vez em quando saía umas coias boas … segundo ele. Rs

Então deixo-vos…nada relacionado a Tônica…apenas para agradar os ouvidos…assim eu espero.

A música começa mesmo no 1:25 … pode arrastar que vai ser melhor.

 

Era isso.

Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves / Youtube: Willcastroalves/

Linkedin: William Castro Alves

Instagram: @willcastroalves / Facebook: William Castro Alves

6 comments

Leave a Reply