Buggpedia: O que é a ANAC?

Buggpedia
Tempo de leitura: 4 min
ANAC – Agência Nacional de Aviação Cívil
O que é a ANAC? Qual sua importância?

 

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), uma das agências reguladoras federais do País, foi criada para regular e fiscalizar as atividades da aviação civil e a infraestrutura aeronáutica e aeroportuária no Brasil.

 

HISTÓRIA

Instituída em 2005, começou a atuar em 2006 substituindo o Departamento de Aviação Civil (DAC). É uma autarquia federal de regime especial e está vinculada ao Ministério da Infraestrutura. As ações da ANAC se enquadram nos macroprocessos de certificação, fiscalização, normatização e representação institucional.

A Lei de Criação da ANAC (Lei nº 11.182) estabelece que cabe à Agência regular e fiscalizar as atividades de aviação civil e da infraestrutura aeronáutica e aeroportuária, observadas as orientações, políticas e diretrizes do Governo federal.

 

O QUE ELA ME OFERECE?

Para quem acompanha ou já investe no setor de aviação, é mais que recomendado ficar de olho nos dados que o site oferece. Inclusive, muitos dos dados que são divulgados no site, servem de apoio para quem tem interesse nas empresas como Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4).

Todo mês é divulgado um relatório sobre Demanda e Oferta do Transporte Aéreo no site da ANAC. Lá você encontra os seguintes dados:

  • Dados sobre passageiros: Existem dois tipos de dados a serem analisados, a demanda por passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK) e a oferta em assentos-quilômetros ofertados (ASK). Ou seja, um mede a demanda por passageiros e outro a oferta de assentos. Isso dá uma visão para o investidor se a demanda por viagens está crescendo ou não, assim como se a oferta por mais assentos está crescendo ou não. Ter mais passageiros transportados é bom para as companhias áreas, já que é receita para elas.

Fonte: Relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo – ANAC

  • Participação do mercado: No relatório é possível ver a evolução do Market Share de cada companhia. Esse dado é importante para saber qual companhia está conseguindo penetrar melhor no setor, se uma companhia consegue aumentar sua fatia de mercado ao longo tempo, isso quer dizer que, ela está conseguindo captar receitas que seriam dos seus concorrentes.

Fonte: Relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo – ANAC

  • Cargas e Correio: Este último dado mostra a evolução das viagens destinadas a apenas transportes de cargas. Nele é possível ver quais companhias estão entregando mais ou menos e se o mercado de entregas está se aquecendo ou retraindo.

Fonte: Relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo – ANAC

Vale ressaltar, que todos os dados e informações contidos no site são para auxiliar as pessoas a entender melhor sobre o setor. Então, você como investidor, não deve se basear somente nos dados ou publicações que são postados no site. Antes de tomar alguma decisão, procure entender como está a companhia que você está desejando investir.

 

ONDE ENCONTRO ESSES DADOS?

Os dados podem ser encontrados no site oficial da ANAC, nos seguintes links:

Site Oficial: https://www.anac.gov.br/

Demanda e Oferta do Transporte Aéreo: https://www.anac.gov.br/assuntos/dados-e-estatisticas/demanda-e-oferta-do-transporte-aereo

 

Era isso, valeu!

Breno Bonani.

Acompanhe outros conteúdos no Twitter: @Breno_Bonani  Instagram: @bonani_ Linkedin: Breno Bonani

Leave a Reply