20191007 – Tônica da Semana: SEMANA DECISIVA!

A Tônica
Tempo de leitura: 7 min
PESSOAL

Srs e Sras, serei bem breve aqui hoje. Me mudei recentemente de Miami para uma residência temporária…da residência temporária para algo fixo essa semana que passou. Mudanças já são difíceis e tomam tempo….com bebê, mais ainda…sem ter a família por perto então! Já deu para entender né? Rs. Mas Deus tem sido muito bom e agora estabelecido conseguirei focar no mercado. Ahh fora isso foi meu aniversário no sábado e eu tirei o dia para aproveitar com a família!

 

SEMANA DECISIVA!  

Mas para quem gosta dessa “cachaça” não conseguimos ficar totalmente longe não é mesmo?

Falando do mercado essa semana será decisiva! Temos o encontro entre as autoridades chinesas e americanas na quinta até onde me consta.

Não tem nem muito o que comentar o fato é que o encontro entre EUA e China pode sim dar uma guinada nos mercados…espero e torço eu para que seja uma guinada positiva que ajude a fomentar a estatística favorável que postei semana passada aqui….lembram? Que a bolsa americana tende a subir nos últimos 2 a 3 meses do ano – gráfico abaixo:

 

POSSÍVEL ACORDO? 

Mercado na semana que passou foi bem errático e tenso, pois todos sabemos que o que irá ditar os mercados será o resultado desse encontro essa semana! Quando EUA e CHINA sentam para conversar.

Já comentei aqui, mas acredito num acordo provisório que desafogue a economia dando certo fôlego para recuperação.

Dados chineses da indústria mostraram estabilização, provavelmente por conta da desvalorização do Yuan.

 

Em contra partida os números americanos foram muito ruins…trade war + dólar forte tem afetado duramente a atividade por aqui…

 

Portanto, repito aquilo que já comentei semana passada aqui:

Penso que chegarão a algum acordo … nada profundo … algo provisório dado que temos eleição em 12 meses. Chineses vão querer esperar eleição ; Trump precisa manter economia rodando … Trade war tem sido ruim para EUA, China e para o mundo, então faria sentido algum acordo. 

Tem um pouco de torcida aí de um cara que é viesado pois tem uma carteira cheia de ações que poderiam subir com um acordo..mas é minha opinião sincera.

 

FALANDO EM DÓLAR… 

Já que falei do dólar ali em cima… sua valorização frente a uma cesta de moedas globais foi de 10% desde início de 2018. Isso significa dizer que os produtos americanos ficaram 10% mais caros para o mundo em média. Forte isso não?

Isso ajuda a entender a briga do Trump com o FED … não que eu concorde … mas com juros em vários lugares em zero ou mesmo negativos, os 2% dos EUA acaba atraindo gente para o dólar … e ajuda a explicar também a fraca atividade exportadora também.

Contra o Real a alta foi ainda maior…29% no mesmo período!

 

Essa semana ele finalmente caiu depois de muita atuação do Banco Central! Sigo achando que pode ir mais, mas passo a achar os R$ 4 barato!

Em especial porque o nosso juro veio caindo bem e parece haver muito pouco ou quase nenhum prêmio (juro real) nos vértices curtos do juros. Curva de 1 ano alcançou essa semana 4,77%! Vamos arredondar a inflação dos próximos 12 meses para 3,77% e pronto, temos 1% de juro real…isso é menos que o custo do hedge que o gringo tem para vir investir no Brasil!

Sem a âncora do juros para atrair capital para investimentos de portfólio temos que torcer para que o crescimento econômico e as oportunidades de investimento atraiam dólares para que o câmbio volte a cair.

 

FALANDO EM BRASIL…

Falando em Brasil e seguindo o que comentei acima, acredito sim que conseguiremos atrair capital para cá, pois a economia está inflexionando!

Não sei se o suficiente para controlar fazer baixar o dólar, mas acredito sim e sigo otimista com o nosso país!

Semana passada tinha comentado da melhora nos indicadores de confiança. Essa semana que passou tivemos PMI do setor de serviços que foi bem bom! O conjunto de dados do PMI destacou aumentos mais fortes nos fluxos de pedidos, atividade comercial e emprego… a criação de postos de trabalho foi a mais alta em 6 meses em setembro

Quem quiser acessar o report completo em inglês o link é esse aqui: Link para o report.

Sigo achando que estamos no começo de um ciclo de retomada…leva tempo e o começo é sempre devagar…mas estamos bem posicionados comparativamente a outros emergentes. Gráfico abaixo da Capital Economics que ajuda a ver onde cada país emergente se encontra em termos de ciclo econômico.

 

SEMANA DECISIVA TAMBÉM NO BRASIL…NOT

Semana passada tivemos a votação da reforma da previdência tal qual tinha comentado … confesso que achei que poderia fazer mais preço na bolsa…mas houve uma desidratação da reforma e ainda falta o segundo turno…Achei que teríamos a votação em segundo turno já essa semana, mas pelo que li vai ficar só para depois do dia 20!

Alguém arrisca uma data aí?

Imagem relacionada

 

Penso que semana será importante para o Brasil e nossa bolsa pelo desdobrar dos eventos externos..seguimos erráticos (bolsa) como o resto do mundo. Mas chamo atenção que juros e dólar caíram e nossa bolsa não andou…penso que há espaço sim, mas passa pela decisão de quinta com EUA e China conversando….sigo esperando…

 

daffy duck waiting GIF

 

MÚSICA

Se é para esperar, vamos ouvir uma musiquinha boa ao menos… fica aqui minha sugestão:

 

 

Era isso.

Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves / Youtube: Willcastroalves/

Linkedin: William Castro Alves

Instagram: @willcastroalves / Facebook: William Castro Alves

6 comments

Leave a Reply