Buggpedia: O que é a SUSEP?

Buggpedia
Tempo de leitura: 3 min
SUSEP – Superintendência de Seguros Privados
Quem é a SUSEP? Qual sua importância?

 

A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministério da Economia.

HISTÓRIA

Criada pelo Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966, com a missão de “Desenvolver os mercados supervisionados, assegurando sua estabilidade e os direitos do consumidor”.

Suas atribuições são: Fiscalizar a constituição, organização, funcionamento e operação das Sociedades Seguradoras, de capitalização e entidades de Previdência Privada Aberta e Resseguradores; Atuar no sentido de proteger a captação de poupança popular que se efetua através das operações de seguro, previdência aberta, de capitalização e resseguro; Zelar pela defesa dos interesses dos consumidores dos mercados supervisionados; Zelar pela liquidez e solvência das sociedades que integram o mercado; Disciplinar e acompanhar os investimentos daquelas sociedades de sua alçada; Cumprir e fazer cumprir as deliberações do CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) e exercer as atividades que por este forem delegadas.

O QUE ELA ME OFERECE?

Para quem acompanha ou já investe no setor de seguros ou resseguradoras, é mais que recomendado ficar de olho nos dados que o site oferece. Inclusive, muitos dos dados que são divulgados no site, servem de apoio para quem tem interesse nas empresas como BB Seguridade (BBSE3), IRB Resseguros (IRBR3), Wiz Soluções (WIZS3), Sula América (SULA11) e Porto Seguro (PSSA3).

O relatório de Análise e Acompanhamento dos Mercados Supervisionados aborda diversas informações sobre esse segmento, sendo uma delas, a conjuntura econômica deste setor:

Fonte: Relatório Análise e Acompanhamento dos Mercados Supervisionados – SUSEP

 

Além disso, revela dados de como tem sido a evolução deste setor:

Fonte: Relatório Análise e Acompanhamento dos Mercados Supervisionados – SUSEP

 

Como se dá a concentração do mercado:

Fonte: Relatório Análise e Acompanhamento dos Mercados Supervisionados – SUSEP

 

Os principais segmentos (produtos):

Fonte: Relatório Análise e Acompanhamento dos Mercados Supervisionados – SUSEP

 

Por fim, existem outros dados como índices de sinistralidade, dados de despesas comerciais por segmento, receitas dos mercados supervisionados, dentre outros.

Vale ressaltar, que todos os dados e informações contidos no site são para auxiliar as pessoas a entender melhor sobre o setor. Então, você como investidor, não deve se basear somente nos dados ou publicações que são postados no site. Antes de tomar alguma decisão, procure entender como está a companhia que você está desejando investir.

ONDE ENCONTRO ESSES DADOS?

Os dados podem ser encontrados no site oficial da SUSEP, nos seguintes links:

Site Oficial: http://www.susep.gov.br/

Relatório de Análise e Acompanhamento dos Mercados Supervisionados: http://www.susep.gov.br/menuestatistica/SES/relatorios-de-analise-e-acompanhamento-dos-mercados-supervisionados

 

Era isso, valeu!

Breno Bonani.

Acompanhe outros conteúdos no Twitter: @Breno_Bonani  Instagram: @bonani_ Linkedin: Breno Bonani

Leave a Reply