20191104 – Tônica da Semana: IBOV NA MÁXIMA É MOMENTO PRA RESENHA

A Tônica
Tempo de leitura: 7 min
BOLERAGEM

Meus amigos e minha amigas, bom dia!

Nasci nos anos 80, cresci nos anos 90….sempre gostei de futebol…colecionei álbum de figurinhas…batia no bafo…eram uma espécie de heróis que tinha…pra mim futebol é muito mais que um esporte! Vi Edmundo, Romário, Túlio, Viola, Vampeta, Edílson, Paulo Nunes e o mestre Renato Gaúcho…todos mestres na arte da “boleragem” e acima de tudo na marra e na língua solta! Sem papas na língua…caras que provocavam os adversários…que falavam que iam fazer gol e faziam! Que desafiavam dirigentes e técnicos e davam show.

Resultado de imagem para romário xingando a torcida

Como anti-heróis da minha formação, não tem como eu não ser um mínimo influenciado por esses caras. Trazendo para minha realidade, estou aqui é pra dar a cara para bater mesmo! Se fosse pra não ser criticado eu ficava na minha. Se mantenho esse blog é pra dar opinião mesmo…falar que avisei…falar que acertei…e dar meus pitacos novamente!

 

 

EU AVISEI 

Dia 26/08/2019 eu postei uma Tônica intitulada “Natural Mystic in the Air”. Vou lembrar 2 trechos dela:

  1. Lembrei o nobre Baron Rothschild que no século 18 disse: “the time to buy is when there’s blood in the streets.”
  2. Um provérbio diz: “na abundância das águas o tolo terá sede”…para o mercado seria algo como “na abundância de preços em queda o tolo terá medo de comprar”. Queria eu ter tido mais caixa para aproveitar os preços em queda.

Eu avisei e de lá pra cá +12,75%:

 

 

E ESSA SEMANA? 

 

SERÁ GABIGOL?

Blá, blá, blá, segue o líder…blá, blá, blá.

Agora o que vemos é:

  • “Bolsa é a melhor aplicação no momento” 
  • “PG e equipe irão trasformar o país” 
  • “Vai chover dinheiro no Brasil” 
  • “Com juros baixos não tem como não ter bolsa” 
  • “N exemplos de investidores que estão ganhando muito dinheiro” 
  • Risco-país na mínima.

Veja bem…para mim tudo isso é verdade! Mas já era verdade lá em 26/08! Veja que o risco-país vem caindo não é de agora! Desde que o Temer escreveu a carta pulando fora do governo Dilma e eu resolvi largar meu mestrado na Inglaterra pra voltar pro Brasil! 3 anos pra ser mais exato!

Questão é que agora todos só vem um lado e isso me preocupa.

O que eu fiz na minha carteira? Publico ela toda semana (Carteira Will). Na real não fiz praticamente nada! Porque para mim é normal…volatilidade é do jogo…é tipo falta…faz parte…não é algo que me assuste e não monto carteira pensando em semana.  

Mas para quem pensa…minha opinião é: para quem se importa ou se preocupa com oscilações, é hora gastar alguns trocados com algum seguro…put de BOVA, venda de índice, compra de dólar … ou ainda, simplesmente aumentar caixa. 

Podem me cobrar! Não tenho medo de errar…e como disse, estou aqui pra dar opinião e botar a cara para bater.

 

Podia parar por aqui…mas vamos continuar.

 

O RABO BALANÇA O CACHORRO?

Olhando esse gráfico pergunto: a reforma da previdência e a queda dos juros no Brasil ajudaram o IBOV (verde) a puxar as bolsas emergentes (vermelho) e do mundo (MSCI World em azul)?

 

Ou quem sabe ambos eventos ajudaram a empurrar o Real para cima, e isso influenciar todas as outras moedas do globo? Fazendo com o Dólar se desvalorizasse contra todas elas, tal qual aconteceu recentemente com o Real? (Gráfico abaixo do índice dol).

 

Dog What GIF by Nebraska Humane Society

 

 

E NA UEFA? 

Apesar dos craques brasileiros serem muito mais referência para mim, não dá pra esquecer os gringos…Cantona é um daqueles que caberia do lado dos brasileiros mais fanfarrões! Voadora em torcedor, provocações diversas, brigas e por aí vai…o cara ressucitou o Manchester United em 90! A última que vi dele foi a alfinetada no Neymar:

 

Imagem relacionada

 

Ele tá aqui pra me ajudar a falar do mundo…

Tão importante quanto a Ref da previdência e os juros no Brasil, o mundo percebeu nas últimas semanas 3 pontos positivos:

  • Trade War parece ter chance de resolução.
  • Juros nos EUA cederam.
  • Resultados das empresas americanas tem batidos estimativas do mercado. Gráfico abaixo mostra que a quantidade de empresas superando as estimativas do mercado para seus números na divulgação desse trimestre atingiu recorde que fora visto só lá em 2006!

 

 

Isso tudo ajudou a empurrar o S&P e Nasdaq para novas máximas históricas e espalhar o otimismo pelo mercado globo a fora…aí o que vimos foi apenas aquela “ola” clássica…

 

copa del mundo mexico GIF by MiSelecciónMX

 

 

QUADRADO MÁGICO? 

Falando em 2006, quem lembra do quadrado mágico? Já retorno a isso…

Como sempre digo aqui…sou otimista e sigo super convicto que tem muita coisa boa acontecendo no Brasil…dá pra enumerar muita coisa:

  • Condução de política econômica + reformas acontecendo.
  • Questão fiscal sendo ajustada, ajudando a melhorar a confiança dos investidores com Brasil.
  • Expansão do crédito privado.
  • Utilização da capacidade instalada ainda em níveis baixos (abaixo de 80%) + uma massa de mão de obra disponível no mercado…só o uso de ambos fatores já nos garante algum crescimento.
  • PIB começando a reagir sem estar apoiado no subsídio e/ou investimento governamental – abaixo gráfico de vendas no varejo para ilustrar…

 

  • Juros em mínimas históricas com inflação sobre controle….empurrando mais e mais investidores para bolsa – abaixo gráfico do BTG com dados da Anbima sobre a alocação do mercado de fundos em bolsa no Brasil.

 

Tudo isso é muito bom…é um conjunto muito bom…tipo aquele quadrado mágico com Kaka, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo e Adriano!

 

Resultado de imagem para quadrado mágico seleção

 

 

MAS SE LIGA EDMUNDO! 

Tudo muito lindo, muito bem…mas enfim o recado aqui é pra não sermos pegos de surpresa…VIX nas mínimas de novo … novamente … mais uma vez…

 

Quem lembra daquele soco que o Edmundo levou na Liberta? Mercado adora fazer essas na gente neh…

 

Resultado de imagem para edmundo soco na cara

 

Enfim…boa semana!

=)

 

MÚSICA

Já que o tema foi futebol e é segunda…vamos de uma clássica:

 

 

Era isso.

Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves / Youtube: Willcastroalves/

Linkedin: William Castro Alves

Instagram: @willcastroalves / Facebook: William Castro Alves

10 comments

Leave a Reply