20191125 – Tônica da Semana: CHEGOU O RALLY DO SANTA?

A Tônica
Tempo de leitura: 8 min

Bom vamos lá srs. Semana passada não consegui postar, então bora compensar hoje!

 

AGORA VAI?

Começo chamando atenção para o fluxo das últimas semanas. 2 gráficos que mostram a mesma coisa…pra não deixar dúvida! Gráfico 1 mostra que houve forte entrada de recursos para mercados emergentes (EM) nas últimas semanas.

 

 

Gráfico 2 junta equities e bonds, mas veja que virou e fluxo passou a ser positivo!

 

 

Não por acaso olhando o desempenho no mês de novembro, vemos a bolsa da Turquia com +6,4%, Hungria +4,5%, Índia +3,3%, Taiwan e Rússia com +2,5%…Sim é verdade que não vimos esse fluxo para o Brasil AINDA! Alta da bolsa tem como driver principal o investidor local que reage a queda dos juros. No ano os estrangeiros retiravam mais de R$ 5BI da bolsa brasileira (dado sem considerar IPO`s).

Mas esse semana tivemos uma enxurrada de novas “recomendações” positivas acerca do Brasil….vários bancões gringos falando que agora é a hora de investir em Brasil! Alguns Exemplos:

 

 

  • Morgan dando target de 125k pontos para o IBOV para o fim de 2020. 

 

  • JP colocando Brasil como principal aposta de Latam para 2020.

 

  • Barclays revisando crescimento para cima…+2,3% em 2019. 

 

 

Será que dessa vez os gringos vêm? 

 

Resultado de imagem para TOURIST

 

TÁ TUDO CERTO TALQUEI? 

Isso aqui não é um post político! Mas a meu ver essa enxurrada de avaliações positivas são reflexo da compreensão, por parte dos gringos, que:

1. A economia está sendo bem gerida…e que apesar dos ruídos de comunicação, esse governo está no caminho certo! “talquei?”

 

Imagem relacionada

 

2. Que o Brasil está em franca recuperação…e olhando globalmente somos um hub interessante para investimentos.

 

 

Se pudesse fazer um resumo de todos esses reports (olhei um por um) diria que é muito isso…uma aposta em recuperação dos mercados emergentes no mundo e uma visão de que o Brasil está muito bem posicionado nesse contexto. 

 

E OLHANDO PRA FORA? 

O que vemos?

Bolsas americanas nas máximas…inclusive esticadas historicamente ante os emergentes…VIX nas mínimas…tudo muito tranquilo para ações!

Também pudera, a orquestra está afinada! Gráfico abaixo mostra a proporção de Bancos Centrais espalhados pelo mundo direcionando sua política monetária para um mesmo caminho, ou seja, o do corte de juros:

 

 

Fora isso o mercado resolveu apostar na frente…bolsas tem andado antes dos PMI’s (indicadores de atividade) mostrarem melhora consistente…

 

Imagem

 

Fora isso as notícias do final de semana sobre trade war me pareceram deveras positivas! China apertando o cerco contra os roubos de propriedade intelectual…um baita passo para que os 2 cheguem a um acordo, dado que isso era pleito antigo dos americanos! Notícia boa para começar a semana!

Link para matéria.

 

 

 

No mais, esse bom momento nas bolsas tem a ver com aquilo que comentei semanas atrás sobre sazonalidade favorável do período…quem lembra? Não lembra neh! Confere no post abaixo…quando falo de sazonalidade do mercado…

 

20190930 – Tônica da Semana: PERDIDOS? YIELD DO IBOV? SAZONALIDADE NO MERCADO E OUTRAS COISAS…

 

UM PARÊNTESES CHATO! 

Sei que o post está mais otimista mas me deixe fazer um parêntese para falarmos de coisas meio chatas…

Cara o Gugu morreu! Que bizarro! Confesso que faço parte da geração que foi agraciada com a Banheira do Gugu nas tardes do Domingo….RIP Gugu! 

 

Resultado de imagem para banheira do gugu

 

O Flamengo ganhou a Liberta e o Brasileiro! Merecido! Time deles tá um cano! Mas é chato de aturar! Pelamordedeus!!

 

Resultado de imagem para FLAMENGUISTA CHATO

 

E o DÓLAR teima em não cair!

Conforme comentei no post da minha carteira (confere), me chamou atenção uma frase que li essa semana:

“Dólar a R$ 4,20 veio para ficar!”

Essa … frase de Luis Eduardo Assis ex-diretor de política monetária do Banco Central Brasileiro.

Na sua visão, não há motivos para o Banco Central brasileiro atuar, pois a inflação se mostra controlada e o câmbio nesse patamar favorece as exportações brasileiras. Ademais, segundo ele, o fundamento econômico aponta para isso.

Que fundamento tem sustentado a moeda nesses patamares? Eu comentei essa semana no meu Instagram (segue lá), mas repito aqui:

  1. Juros baixos no Brasil atrai menos investidores que no passado, ou seja, menos dólares entrando;
  2. Recente leilão de áreas de exploração do pré-sal não foi bem sucedido, ou seja, menos dólares entrando no Brasil;
  3. Convulsão social na América Latina alimenta o receio de contágio para o Brasil;
  4. Falta de avanço nas reformas preocupa;
  5. Temos visto um movimento global de valorização do dólar frente a moedas de países emergentes, em especial da América Latina.

Será que é melhor já ir se acostumando com isso?

 

ben stiller mind blown GIF

 

RALLY DO SANTA?

Pois bem então chegamos ao tema dessa Tônica! Será que chegou a hora de termos o Rally do Santa Claus ou Papai Noel pra nós?

Não sei.

Mas a ideia do tema veio desse gráfico que achei no twitter…seria o rally do Papai Noel uma profecia auto-realizável?

 

Imagem

 

Pesquisas no google vem crescendo…gerando aquela onda … muita gente compra sem nem saber o porquê … pois ouvir dizer que tem um tal “rally”do Papei Noel.

Fora isso o behavioral finance ajuda a explicar…pessoas ficam mais alegres, otimistas no final do ano…acreditando que as coisas podem melhorar e tal…e isso sim influenciam suas decisões no mercado.

É doido!

 

PRA ACABAR! 

E só para não dizer que estou entrando no “oba oba” de mercado ou que fui muito influenciado pelos reports otimistas dos gringos, vou terminar falando que o mercado é imprevisível! Abaixo um gráfico para “mapear” potenciais riscos para o mercado… peguei ele do Joe Davis que é economista e estrategista chefe da Vanguard, uma das maiores gestoras americanas – mais sobre aqui nessa matéria.

 

 

Reforma da previdência foi aprovada e agora os gringos parecem acordar para as mudanças positivas que o Brasil está passando. Torcer para que eles tragam seus dólares para investir no Brasil….mas caso eles não tragam e levem para outro porto emergente, saibam que vocês podem investir no exterior de forma rápida, fácil, simples, barata, sem mínimos, etc.

Falo da Avenue Securities…através do mercado americano você acessa o mundo! Tem uma aba para o tema Investimentos no Exterior no Bugg.

 

MÚSICA 

Já que o tema é Natal, bora tocar um clássico de natal!

 

Era isso.

Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves / Youtube: Willcastroalves/

Linkedin: William Castro Alves

Instagram: @willcastroalves / Facebook: William Castro Alves

4 comments

  • Continuo achando que o dólar não entra porque as commodities não estão bombando.

    Ativos com liquidez para suportar entrada massiva de dólar capaz de mexer com câmbio são poucos, além de títulos do tesouro, basicamente apenas commodities e bancos.

    Como mencionado por você, não dá pra esperar essa entrada de dólar via tesouro, pois com Juros muito baixo diminuiu o spread frente aos bonds americanos, o que achata a relação retorno x risco, não atraindo investidores.

    Podemos esperar isso via commodities, mas também continua sem andar. O fato do leilão não ser bem sucedido para mim tem mais relação com a commoditie em si do que o risco político.

    De toda forma, há meio que um paradoxo em tudo isso, pois quanto mais apreciado o dólar, em uma situação política contornada, mais barato os ativos para os gringos. Então, de repente podemos ter uma avalanche de recursos entrando na bolsa. #oremos

  • boa tarde Will, Parabéns pelo excelente trabalho !
    uma dúvida, a plataforma da Avenue é considerada segura na sua visão? quais os principais riscos ?
    se por acaso ela deixar de existir a quem podemos recorrer referente aos valores aplicados por meio dela seja em ações ou Etf americanas ?

    Abs

Leave a Reply