20191202 – Tônica da Semana: SÓ AGRADECER NO MERCADO?

A Tônica
Tempo de leitura: 8 min

UMA REFLEXÃO

Tempo é o nosso ativo mais precioso…clichê mas a mais pura verdade! Você não consegue economizar tempo…investir pra ganhar mais tempo nesse mundo…voltar no tempo para refazer algo…etc.

Dinheiro a gente dá um jeito…mercado tem todos os dias pra nos ajudar… Tempo não…cada dia é único!

Aproveitando a reflexão do thanks giving parei para agradecer o que tenho e curtir esse momento que vivo. A foto abaixo resume bem…ter saúde, poder ver o por do sol e tocar minha filha pro alto é algo que não tem preço! Seja grato pelo que você tem e viva cada dia como um presente que é!

 

Indo pro mercado…será que o investidor também pode agradecer? 

 

TKS GIVING DO INVESTIDOR AMERICANO 

Cara impressionante!

1 ano atrás o mundo entrava em pânico com o medo de uma recessão nos EUA…S&P caiu 9% naquele mês! Talvez você não lembre, por isso, deixe-me te lembrar:

 

 

O noticiário só falava em trade war e a prisão da CFO da Huawei; e da inversão da curva de juros americana indicando uma recessão iminente. Aqui nas minhas tônicas comentei sobre a queda, expliquei a inversão da curca de juros e até disse que o S&P tinha ficado barato (comentário de 26/12/2018):

E o mais interessante é que com as quedas recentes o S&P pode ter ficado barato…é possível estar havendo uma assimetria interessante.

De lá para cá, 24% de alta! Acho que acertei! 

 

Não obstante, o PIB divulgado essa semana mostrou que ao invés de desacelerar, como muitos temiam, a economia americana cresceu 2.1% no 3T19, acelerando o ritmo ante o dado do 2T (+2%)…puxado pelo consumo – vide gráfico.

 

 

Isso porque a taxa de desemprego se encontra na mínima de 50 anos em 3.6%. Com grande parte da população empregada a confiança do consumidor segue em patamares elevados. Apesar do índice que mede a confiança do consumidor ter apresentado leve queda no último dado (de novembro), este segue em patamares elevados quando olhamos com uma perspectiva histórica – apenas no início do século (anos 2000) ela esteve mais alta. Dado abaixo é o Bloomberg’s buying climate index que mostra que propensão a comprar existe!

 

 

Não por acaso o último dado de vendas do varejo (outubro) mostrou que essa segue se expandindo, atingindo uma taxa de crescimento de 3.1% ante 2018. Além disso, as licenças de construção de novas casas atingiram novo recorde agora em novembro (1,461 milhões de licenças) e as vendas de casas novas em outubro atingiram o maior nível em 12 anos – ambos indicadores surpreenderam as estimativas dos economistas do mercado.

Já disse aqui e repito: não tente advinhar será uma nova grande crise … cedo ou tarde ela virá, mas pode demorar meses ou até anos! Os EUA vivem hoje o seu mais prolongado ciclo de crescimento de sua história, são 125 meses de crescimento – gráfico abaixo é de julho quando bateram 121 meses.

 

 

Muita gente já quebrou a cara predizendo crises em 2016, 2017, 2018 e agora em 2019! Muitos seguem perdendo dinheiro apostando contra e acreditando numa grande e grave crise nos EUA.

Sigo achando pouco provavel, ainda mais considerando que vamos entrar num ano eleitoral, a economia segue se expandindo, ainda que em ritmo bem mais moderado comparativamente aos demais ciclos de expansão – vide gráfico abaixo que mostra o crescimento acumulado nos períodos…

 

 

Temos ainda juros baixos o que ajuda a evitar qualquer estouro de bolha; e as empresas seguem inovando e criando mercados.

Pontualmente, pode até ser que tenhamos algum solavanco cedo ou tarde, uma semana de queda, uma paúra que se forma na mídia, um tweet torto do Trump e tals… afinal está tudo aparentemente muito calmo – vide o VIX:

 

 

Mas falta algo realmente substancial que mude completamente a dinâmica recente…não tenho a pretensão de saber qual será….e em geral as coisas parecem no lugar e não por acaso o investidor americano teve razões de sobra para agradecer nesse tks giving!

 

 

E A NOSSA PARTE NO PERÚ?

Antes que você pense bobagem…o tks giving é celebrado comendo o perú…tipo ceia de natal mesmo…por isso o presidente Trump seguiu o protocolo aparecendo segurando o peru em rede nacional:

 

 

Então, penso que também temos  os nossos motivos para celebrar esses últimos 12 meses! Da uma olhada no gráfico abaixo que compara o Ibov em verde, S&P500 em preto, MSCI World em azul e os emergentes em vermelho.

 

 

Existe justificativa?

Gráfico abaixo compara o desempenho do Brasil com outros emergentes desde 2016 analisando o PMI. A julgar por esses dados, de fato descolamos!   (Fonte: UBS Wealth Management)

 

 

Fora isso, voltamos a criar empregos:

 

 

O que tem surtido efeito no consumo. 2 Dados para corroborar a isso: vendas de veículos calculados pela Fenabrave mostrando crescimento;

 

 

e linha laranja das vendas no varejo que tem avaçado bem….

 

 

Falta a indútria andar…mas aí demora mais um pouco mesmo.

Por tudo isso, não é por acaso que a performance das ações foi muito boa e isso tudo sem uma entrada forte do investidor estrangeiro. Comentei semana passada que eles ainda não desembarcaram por aqui. Mas penso que: considerando o avanço nas reformas, o posicionamento de ciclo do Brasil (comento abaixo), e o dólar valorizado que torna o investimento no Brasil mais barato, cedo ou tarde eles desembarcam.

O que falei do ciclo é que volta e meia me deparo com gráficos como esses que mostram que o Brasil está apenas no inicio de um ciclo de expansão maior:

 

chart-GTR-recession-cycle-916x439

 

Com tudo isso acontecendo não é absurdo supor que os lucros das empresas brasileiras devem crescer algo como 17% em 2020. Quem chutou esse número não fui eu, mas sim um tal de Morgan Stanley…o meu chute é uns 15% =)

 

 

E se isso é verdade, há um bom espaço para valorização do IBOV, com o crescimento dos lucros e a expansão dos múltiplos. Nas contas do Morgan o IBOV negocia a 12.4x lucro (report é de novembro) e o múltiplo poderia se expandir até 13.7x. Com isso, eles chegam num target de 125k para o IBOV ao fim de 2020.

 

 

Como toda previsão é um chute, mas me parece existir sentido em acreditar que há espaço para bolsa seguir subindo….com seus solavancos de sempre, mas com uma tônica de alta. 

 

PARA A SEMANA…

Não faço ideia do que esperar…rs.

Meu conselho é: foca naquilo que é importante e não nas notícias do dia dia. Tempo é o teu ativo mais importante…investe ele naquilo que vale a pena.

 

MÚSICA 

Com um café forte e esse pagodinho não tem como não começar a semana cheio de animação e energia! Vamooooooo

 

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Youtube: Willcastroalves
Facebook: William Castro Alves
Linkedin: William Castro Alves

 

 

6 comments

Leave a Reply