CARTEIRA WILL – 20191216

Carteira do Will
Tempo de leitura: 6 min
1ª VEZ AQUI?

Primeiramente seja bem vindo!

Aqui você não vai encontrar nenhuma recomendação, promessa de lucros extraordinários, ou fórmula correta para ganhar dinheiro no mercado. Aqui você sempre vai encontrar a verdade e a realidade daquilo que faço com o meu dinheiro…meus erros e meus acertos. Meus 15 anos de mercado, tudo que estudei, vivi, vi, me formaram e ainda me formam, como um cara que pode compartilhar algo que talvez possa te ajudar.

Posto a minha Carteira Global, abro a minha parcela investida em ações; e a #Notbad é uma carteira teórica que criei mas me comprometi em colocar meu dinheiro nos ativos que nela constam. Quem tiver dúvida só me mandar um mail: william@bugg.com.br 

 

CARTEIRA

Conforme tinha comentado semana passada, aproveitei a leve queda do dólar para mandar mais uma grana para fora. O gráfico de pizza da minha carteira não alterou muito, pois percentualmente não fez tanta diferença… foi uma mudança sutil por conta da valorização das ações e a própria queda do dólar.

Mas o importante é estar consciente e da importância do investimento internacional, além atitude de o fazer!

Essa semana o investimento no exterior esteve totalmente em pauta e foi assunto de 11 em cada 10 grupos de whatsapp de mercado, tudo isso por conta da oferta pública de ações da XP. Teve muita crítica, muita polêmica e tals … mas pra mim uma coisa ficou muito clara: a necessidade de acessar o mercado americano/global! As empresas e os grandes investidores já entenderam o benefício de ser global e acessar o mercado americano, e eles já estão lá! Me parece bastante óbvio que o próximo passo, depois do “desbancarizar” é o da internacionalização e da globalização dos investimentos e até da nossa vida financeira!

Da minha parte sigo fazendo esse movimento.

 

AÇÕES

Semana boa para carteira com valorizações importantes de MYPK3 e SLCE3, as quais comentei semana passada, sobre a minha confiança de que ambos ativos carregavam e carregam ainda um bom potencial de valorização na minha humilde opinião.

 

Mas sem dúvida o destaque da semana foram as ações da Conga, ops digo, Cogna (COGN3) rs. O setor todo andou essa semana (ANIM3, SEER3, YDUQ3) com a notícia de que MEC (Ministério da Educação) divulgou uma portaria permitindo que até 40% da carga horária dos cursos superiores presenciais no Brasil possam ser ofertados na modalidade EAD. O limite anterior era de 20%. Essa é uma notícia MUITO BOA para os players do setor e que afeta diretamente a Cogna, uma vez que o custo médio do EAD é sensivelmente menor para empresa….enquanto a margem de lucro bruto do ensino presencial roda na casa dos 35% a do EAD pode ficar acima de 80% de margem em unidades próprias e até 95% em unidades de terceiros! Em outras palavras é como se o governo permitisse um belo incremento de margem de lucro, simplesmente com uma canetada! Então essa portaria é realmente relevante e deve sustentar bons números para empresa nos próximos trimestres e isso que o mercado resolveu antecipar….

Fora isso a empresa ainda tem a intenção de fazer o IPO da Vasta (comento abaixo sobre ela) sua plataforma de educação básica. Essa é uma notícia de cerca de 1 mês atrás – confere aqui. A ideia seria listar a empresa nos EUA agora no agora no 1T2020. O que chama atenção é o potencial valor desse braço da COGN3. Considerando o múltiplo da Arco (outra empresa de educação brasileira listada nos EUA) e aplicando o mesmo múltiplo a Vasta, você chegaria a um valor de mais de R$ 8BI, algo como mais de 40% do valor da Cogna somente em 1 dos seus 4 braços de atuação…o qual nem é o maior diga-se de passagem!

Vasta (B2B) – A Vasta é uma plataforma voltada para educação básica, que está vivendo um forte crescimento. Após a sua aquisição, a Cogna realizou uma profunda mudança na companhia que deixou de ser provedora de conteúdos para se tornar uma plataforma de serviços integrada. A plataforma K12 foi desenvolvida com o conceito de “as a service” (como um serviço), logo, virou um modelo de subscrição visando o longo prazo e aumento a previsibilidade nas receitas. Por isso a adoção do ACV – Valor do Contrato Anual como métrica. Além disso, esse modelo permite “Cross-Sell” (Venda Cruzada) entre os outros segmentos.

Sigo com ela.

 

No mais a carteira segue a mesma:

 

 

E a performance de cada papel até aqui:

 

 

#NOTBAD

Carteira desse mês fazendo jus aquela música:

“Nada melhor do que não fazer nada…só pra deitar e rolar com você”

Essa acusa a idade…kkk. Pois então, a decisão de não fazer nenhuma alteração nesse mês tem se mostrado acertada até aqui, com uma carteira que está realmente #notbad!

 

 

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Youtube: Willcastroalves
Facebook: William Castro Alves
Linkedin: William Castro Alves

16 comments

  • Olá Will, até entendo seu incentivo pra turma abrir conta no exterior, pois vc mora aí nos EUA. Mas pra mim pessoalmente só vejo dificuldades e desvantagens:

    1. É mais uma corretora pra controlar, mais uma dorzinha de cabeça!
    2. Os Bancos cobram encargos/taxas pra enviar remessas pra exterior na TED.
    3. Terá muito mais trabalho na Declaração do IR depois aqui (carnê Leão, variação do dólar etc.). Principalmente se houver vendas acima de R$35 mil no mês.
    4. Os dividendos lá são taxados a 30% de IR! aqui é 0! verdade que estão falando em taxar aqui também, mas vai demorar e será no máximo uns 15%.
    5. Parece que corretoras cobram taxas de transferência/resgate de volta ao Brasil dos recursos, inclusive a Avenue.

    Enfim…
    mas pra não ficar de fora do poderoso SP500 com variação em dólar, prefiro aplicar no fundo aberto a TODOS – Trend Bolsa Americana Dólar.
    Abs.

    • Bons pontos…deixa eu expor o q eu penso sobre os pontos q tu levantou:
      1) Mais uma corretora para controlar? A meu ver é o mesmo dinheiro…e tu deve buscar o que for melhor para ele…seja na corretora que for.
      2) Tem banco online que nao cobra
      3) Tem que declarar tal qual os investimentos no Brasil e com esse beneficio de uma isencao maior. A Avenue te da todos reports pra isso.
      4) Sim dividendos taxados em 30%…mas observe q a carga tributaria eh menor…no Brasil vc vende um pastel e o governo já vem morder um pedaço da receita…nem espera dar lucro! Nos EUA o governo te deixa produzir e se der lucro, aí sim, ele vem…o que torna o ambiente muito melhor para negócios…entao nesse caso, eu até prefiro q taxem os dividendos…fora que mtas das empresas acabam fazendo recompras de ações como forma de “remonerar o acionista”e fazer uso do caixa.
      5) A taxa cobrada é apenas o spread de cambio…nao tem tx para retorno do $ para o Brasil.

      Enfim, nao quis ofender ou ser chato…só expor meus contrapontos…blz?
      Forte abs!

  • Fiz minha primeira operação na Avenue Will, outros 2 amigos também, todos nós achamos muito fácil! É e muito legal está exposto a isso, ao dólar, até pq quase tudo que usamos e dolarizado!

    Algumas coisas concordo com o Cícero, mas quem não se arrisca não tem chance de ser premiado!

    Acho que é a mesma situação quando você está pensando em começar a investir em ações e fica com receio, mas quando investe pensa, pq não fiz isso antes rs

  • Olá Vinicius, legal que vc e outros gostaram e acharam fácil comprar ações dessa forma, isso é pessoal. (Pra mim já seria muita incomodacao e custos).

    Tenho ações e fundos de ações, e pra não ficar fora do mercado americano preferi investir nesse fundo (com variação em dólar) e estou feliz com a rentabilidade de 35% no ano, mais que o Ibovespa (28%) e até mais que o próprio índice SP500 (26%)!
    Abs.

  • Bom dia Will e parabens pelas noticias ,sempre sao muito boas e uteis.
    Eu tambem aplico algo la numa corretora dos EUA mais i nao na Avenue
    Por em quanto muito pouco o ganho ja que estou comecando . Vc poderia me passar se possivel as indicacoes da como fazer para declaracao o IR la nos EUA da Avenue pois na queria por em quanto ter que abrir outra conta e alguma outra informacao necessaria ao respeito ?

    • Oi CEsar.
      Na verdade nao tem nenhum manual nao…a Avenue apenas te fornece relatórios de cambio, posicao, rendimentos e tudo mais que vc precisa para declarar seu IR.
      Obviamente que oferece isso das posicoes que vc tenha na Avenue e nao em outra corretora..rs
      abs

  • Show de bola, Will! Valeu pela paciência depois de semanas difíceis! Aproveito para agradecer pela sua generosidade em compartilhar o seu conhecimento conosco e também deixar o meu feliz Natal e próspero 2021 para você e sua família! Um forte abraço

  • Só passando pra agradecer mesmo cara. Gosto de diversificar até demais kakaka (tenho uns 40 papeis) e consegui incluir quase todos da tua carteira e da not bad! Alguns devo holdar por um bom tempo mas tento sempre seguir as tuas duas carteiras.
    Te sigo há +- um ano e toda segunda feira penso, tomar q o will não desistiu de postar sua carteira e suas análises para a galera!
    Valeu, e que essa tua generosidade seja recompensada pelo cara lá de cima! Abraço e boas festas!

  • Will, obrigado por sempre expor com clareza e lucidez seus entendimentos a cerca do mercado.
    Tenho acompanhado suas carteiras há um bom tempo e suas recomendações tem me dado 90% de alegria (tirando a BRKM5 kkkk mas continuo nela).
    Importante ressaltar que para quem segurou suas indicações, os ganhos com SLCE3, TRIS3 e LOGG3 são fantásticos!
    Obrigado mais uma vez Will!

    • Po q legal ouvir isso cara!
      Poise BRKM é uma pedra no sapato…tipo pontuda e grande…rs.
      Siiiimmm…foda neh … tem gente ganhando mais que eu com o que eu escrevo! kkk
      Um amigo me disse q os outros acreditam mais em mim do que eu mesmo…kkk
      Mas é que tento manter a disciplina de ter poucos ativos em carteira, concentrando mais mesmo.

      Forte abs

    • Essa é a diferença de quem sabe ver valor a um bom preço e tem convicção e um pouco paciência.

      Tris3 e Logg3 comprovaram a tese.

      Agora Slce3 que testou bastante a resiliência e Mypk3 vão dando belo retorno.

      COGN3 que foi a que mais acreditei acabou corrigindo mais forte que imaginava. Estranho com IBOV a 115k e tudo subindo cair mais de 10%.

Leave a Reply