20200106 – Tônica da Semana: AINDA VALE A PENA INVESTIRNA BOLSA?

A Tônica
Tempo de leitura: 6 min

Bom dia.

 

“BOLSA ESTICADA”

Sem muito rodeio vamos a pergunta mais importante do momento. Bolsa subiu mais de 30% no ano e ouvi muita gente dizendo:

“a agora ja foi” ; “tá tudo muito esticado” ; “não dá para investir agora”

Me perdoe discordar! 

Sim eu penso que a bolsa esticou de forma rápida e acentuada no último mês especialmente…sim eu creio numa realização “saudável”, “natural”, “correção”…como quiser chamar! Inclusive chamei atenção para isso  lá no dia 23/12/2019 (link abaixo): 

20191223 – Tônica da Semana: Natal é tempo de….gula e ganância?

Agora essa ideia de que porque subiu não pode subir mais é muito errada. Fora isso o conceito de “esticada” é extremamente questionável. VEja por exemplo esse gráfico? Esticado não?

 

 

Quem pensou isso deixou 18% de ganho na mesa! Esse é o ibovespa em fevereiro de 2019

Ou que tal esse do S&P em outubro de 2017… 5 anos de alta! Não tem mais como subir não é mesmo? Vai ter crise cedo ou tarde…

 

 

Poisé de la para cá foram mais 22% de alta em média no mercado americano.

Poderia ir para empresas e aí seria covardia…mas o meu ponto aqui é: NEM EU NEM VOCÊ SABEMOS O AMANHÃ…então não tente prevê-lo!

Apenas invista com consciência e se atentando a relação mais poderosa e importante do mercado de ações…já comentei ela aqui….é bem simples…chamo de regra de ouro e diz o seguinte:

As ações se movem para onde os lucros vão! Se eles sobem, as ações sobem, se eles caem, as ações caem. 

O post onde comento isso:

AÇÕES DE 100% E A REGRA DE OURO!

 

ALGUMAS CONTAS PRA MOSTRAR QUE VALE A PENA

Nas finanças existe um negócio chamado CAPM o qual o Breno Bonani escreveu um post a respeito (clique aqui). Deixo de lado as questões mais técnicas e acadêmicas e me prendo ao conceito…ou seja, ele te ajuda a colocar números na relação: retorno esperado versus risco.

Ou seja, ao investirmos em bolsa esperamos “ganhar” mais que a taxa básica de juros correto? Parece fazer sentido.

O quanto a mais? Você pode calcular e provar por A+B…mas eu te diria o seguinte…pare e pense!

Atualmente a SELIC te paga 4,5% ao ano com um risco digamos baixo – pode-se questionar ou relativizar isso, mas vamos simplificar considerando esse um investimento de baixo risco.

O quanto a mais eu espero ganhar para tirar o meu dinheiro do “conforto” do CDI?

5% aa? Provavelmente não…6%?…7%?… 8%? … 9%? Não sei…depende de você…mas para mim penso que qualquer coisa acima de 9% já vale muito a pena correr o risco!

Portanto, para mim, a pergunta para saber se devo ou não investir em bolsa é: eu acredito que o investimento em bolsa possa retornar mais de 9% em 2020? Estamos falando de bolsa a 126 mil pontos.

Minha resposta é: sim! Acredito muito que a bolsa na média possa superar o retorno de 9%!

O mesmo raciocínio poderia ser usado para o mercado americano….nesse caso usando a taxa básica de juros deles que é de ~1.75% aa. Com juros tão baixos penso que, mesmo após as altas, há motivo para buscar retornos no mercado acionário.

Então se você acha que não vale investir em bolsa agora te sugiro pensar no argumento acima.

 

OTOPATAMÁ??

Fora isso, o que temos visto é uma reprecificação do Brasil no contexto externo. Tinha comentado isso há algum tempo…pra ser mais exato em novembro de 2018 comparando o Brasil com a Índia. Nesse post aqui debaixo:

20181112 – Tônica da Semana: UM RESUMO, OTIMISMO, ÍNDIA E BRASIL, PETRÓLEO … TUDO JUNTO E MISTURADO

A troca de presidente e condução de política econômica levvou a uma reprecificação das ações indianas….o múltiplo assumido para a bolsa indiana aumentou….ela foi para outro patamar…eu disse OTOPATAMÁ…tipo o Flamengo segundo o Bruno Henrique….

 

Ver imagem no Twitter

 

Veja o gráfico de P/E da bolsa indiana…linha verde mostra como houve uma mudança de patamar da bolsa indiana como um todo após a mudança no governo e o crescimento do país.

 

Não sei se isso vai acontecer no Brasil, mas temos visto mudanças positivas na macroeconomia que substanciam acreditar que é possível….as estimativas são de uma boa inflexão para crescimento esse ano…tudo isso pode levar a bolsa para esse OTOPATAMÁ.

O gráfico abaixo de elaboração da Eleven Financial mostra a relação Preço/Lucro esperado para o Ibovespa nos próximos 12 meses….os riscos toscos são de minha autoria e visam apenas demonstrar o que estou querendo dizer.  Olhando o histórico talvez possamos pensar que a bolsa esta cara….mas talvez vejamos um novo normal…uma nova média, onde talvez o patamar atual possa até ser considerado barato! Who knows?!

 

 

NÃO SABE ONDE INVESTIR? SE LIGA: 

Se você não sabe onde investir e acha que está tudo caro, eu posso te dizer que enxergo um bom retorno nos ativos que tenho na minha carteira!

Não sei se eles vão cair 10%, 15% ou 20% na próxima semana…possível que caiam um pouco….mercado não se movimenta em linha reta….

Mas posso dizer que hoje vejo bons retornos ao se investir em alguns ativos…mesmo após as altas desses.  Não estou te recomendando nada, mas se você quiser saber quais são eu comento aqui:

CARTEIRA #NOTBAD – JANEIRO 2020

 

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

2 comments

  • Boa Tônica,

    Aprendi contigo que mercado ”vareia”, no curto prazo sempre vai montanha russa, mas que a longo prazo, você tem um retorno positivo! Ok as vezes não rs

    Mais quem não se arrisca, não esta disposta a receber um premio pelo risco

Leave a Reply