FINRA (Financial Industry Regulatory Authority) – Um dos Xerifes do Mercado Americano

Buggpedia
Tempo de leitura: 5 min
FINRA – Financial Industry Regulatory Authority
O que é a FINRA? Qual sua importância?

 

Primeiramente, feliz ano novo a todos os leitores do Buggpedia! Neste ano de 2020 vamos focar a parte educacional voltada para o mercado americano e com o intuito de difundir sempre as diversas opções de investimentos que existem no mercado.

Sem mais delongas, o que diabos é a FINRA? E o que você tem a ver com isso? Se você tem interesse em internacionalizar os seus investimentos e investir no mercado americano, é necessário conhecer alguns órgãos reguladores para entender como eles ajudam a regular o mercado de lá.

A FINRA nada mais é que uma Autoridade Reguladora da Indústria Financeira (sua tradução literal), ou seja, é uma organização não-governamental independente que escreve e aplica regras a corretores (AAI dos EUA) e as corretoras. Inclusive sua principal missão é “proteger o público investidor contra fraudes e más práticas”.

HISTÓRIA

De forma resumida, ela foi fundada em 30 de julho de 2007. É a maior reguladora independente de todas as companhias de valores mobiliários que fazem negócios nos EUA. A FINRA supervisiona mais de 3.700 corretoras, 155.000 filiais e quase 630.000 representantes de valores mobiliários registrados. Além disso, A FINRA possui 16 escritórios nos Estados Unidos e cerca de 3.600 funcionários.

 

O QUE EXATAMENTE ELA FAZ?

A FINRA regula:

  • Negociações de ações
  • Títulos corporativos
  • Futuros de títulos
  • Opções

Paralelamente, a agência é como se fosse um selo de qualidade, pois a corretora ou instituição que atua no mercado de valores mobiliários vai ter que ser membro da agência reguladora para poder operar (existem casos de outras instituições que são reguladas por outras agências mas que atuam no mercado de valores mobiliários também).

Isso é excelente para o investidor que pode usar o “BrokerCheck” da agência para pesquisar ou verificar se a corretora ou banco de investimento que ele deseja investir é um membro regulado. Bem como, é possível pesquisar também corretores, consultores, certificações, dentre outras coisas.

E ela para por ai? Também não! O órgão administra também exames de qualificação que os profissionais que desejam atuar na área de venda de títulos ou supervisionar outros que o fazem. Isso inclui por exemplo o exame Series 3, Series 6, Series 7, Series 66, Series 57, é muito Series galera (rs). Mas deu para entender, né?

E sobre seu poder de atuação, a mesma não fica parada, só em 2018, por exemplo, a agência informou que iniciou 921 ações disciplinares, aplicou muitas no total de U$ 61 milhões e ordenou a restituição de U$ 25,5 milhões aos investidores.

Well Done Applause GIF by Friends

Por fim, muitos devem estar se perguntando, pra serve a SEC (CVM Americana)? A FINRA parece fazer tudo (rs)! Well, existem algumas particularidades entre as duas:

  • A FINRA não faz parte do Governo, ela é uma organização privada, já a SEC sim.
  • A FINRA é uma entidade sem fins lucrativos e a maior organização de autorregulação (SRO) do setor de valores mobiliários dos EUA. (Uma SRO é uma organização baseada em membros que criam e aplicam regras para membros com base em leis federais). Ou seja, SEC É responsável por garantir a equidade para o investidor individual, a FINRA é responsável por supervisionar praticamente todos os corretores e corretoras. A SEC SUPERVISIONA A FINRA.
  • FINRA não recebe subsídio governamental para existir.
  • Alguns assuntos só a SEC pode tratar, mas existem casos de fraudes em que a FINRA pode atuar também, como os casos de 401 (k) que é referente a fundos de pensões. Porém, caso algum corretor não esteja vinculado a FINRA, o órgão não consegue proteger aquele investidor que investe com agentes que não são membros da agência reguladora.

Caso queira entender melhor sobre a SEC, já existe um artigo meu pronto sobre a mesma, basta clicar no LINK!

 

ONDE ENCONTRO ESSES DADOS?

Os dados referentes a FINRA podem ser encontradas no site oficial (aqueles que não tem tanta afinidade com o inglês, basta traduzir a página que já ajuda bastante):

Site oficial: https://www.finra.org/#/

BrokerCheck (para verificar instituições, corretores e consultores americanos): https://brokercheck.finra.org/

Também tem uma aba muito boa que fala sobre como investir e da para tirar muitas dúvidas por lá: https://www.finra.org/investors/learn-to-invest

 

Era isso, valeu!

Breno Bonani.

Acompanhe outros conteúdos no Twitter: @Breno_Bonani  Instagram: @bonani_ Linkedin: Breno Bonani

2 comments

Leave a Reply