CARTEIRA WILL – 20200120

Carteira do Will
Tempo de leitura: 6 min
1ª VEZ AQUI?

Primeiramente seja bem vindo!

Aqui você não vai encontrar nenhuma recomendação, promessa de lucros extraordinários, ou fórmula correta para ganhar dinheiro no mercado. Aqui você sempre vai encontrar a verdade e a realidade daquilo que faço com o meu dinheiro…meus erros e meus acertos. Meus 15 anos de mercado, tudo que estudei, vivi, vi, me formaram e ainda me formam, como um cara que pode compartilhar algo que talvez possa te ajudar.

Posto a minha Carteira Global, abro a minha parcela investida em ações; e a #Notbad é uma carteira teórica que criei mas me comprometi em colocar meu dinheiro nos ativos que nela constam. Quem tiver dúvida só me mandar um mail: william@bugg.com.br 

 

CARTEIRA 

Começando por um tema super presente nas resoluções de ano novo:

Will você faz aportes mensais? 

Não. Na verdade não tenho conseguido! Mas não estou dizendo que estou correto nisso…apenas relatando um fato. Sempre conto a verdade aqui nesse blog pois entendo que esse é o maior diferencial que posso ter em meio a tanta “falação” que ouvimos na internet hoje.

Estou falando isso para tirar o peso daqueles que se culpam por não conseguirem economizar mensalmente….hoje se fala muito nisso … diversos gurus financeiros falam disso … mas nem sempre a realidade permite…nem sempre é tão simples assim. É importante você ter em mente que economizar é algo essencial! Tão ou mais importante quanto investir bem!! Economizarvai sim ajudar a alcançar seus objetivos financeiros de longo prazo.

Foco aqui nunca foi finanças pessoais, mas é ÓBVIO que para investir você tem que juntar um capital … e como o fará se gasta mais do que receebe ou ganha?! Então não se culpe, ou se martirize… se organize para viver com menos  e fazer sobrar … e se possível ainda pense numa forma de fazer mais dinheiro…se não consegue hoje, se programe para num futuro breve o fazer!

 

Nessa linha de raciocínio, apesar de não fazer aportes mensais, essa semana eu recebi uma grana extra que me ajudou a compensar a falta de economia dos últimos meses. Com isso, minha posição de caixa aumentou um pouquinho. No mais segui reduzindo uma das minhas posições em ações – comento mais a respeito abaixo.

 

 

AÇÕES 

Seguindo o que já tinha comentado na semana passada, reduzi ainda mais minha posição em SLCE3 e comprei mais JBSS3 – seguindo a troca da #Notbad….além de ter comprado um pouco mais de BBAS3

Aqui vale 2 parênteses:

Primeiro. Retirei SLCE3 simplesmente porque penso que tenho que retirar…porque estou satisfeito com a performance até aqui. Muitos questionaram por conta das supostas boas notícias de um acordo entre EUA e China… ou ainda por outros motivos….já tinha comentado semana passada a respeito. Acordo China e US é bom, mas será que não está no preço? Talvez. Foi algo inesperado? Não. Posso estar errando, mas não vou esperar notícias ruins para sair do papel. E torço para que quem fique ganhei ainda mais dinheiro com o papel =) .

Segundo. Sim, já tinha comentado aqui de BBAS então vou apenas reescrever aqui o que penso sobre o ativo:

Lucros podem crescer 10% em 2020, fazendo que o ROE chegue a 18%. Com isso, o banco estaria negociando a cerca de 7x lucros…mto barato a meu ver! Sinceramente enxergo uns 40% de upside…nos R$ 65 sairia feliz! 

Por isso comprei mais essa semana!

 

Vale ainda comentar sobre o setor de autopeças o qual soma 33% da minha carteira (MYPK3 + SHUL4).

É um setor que não atrai … tem graxa … é old school … não tem “tãrnaraundi” (turnaround) … não tem historinha pra contar … não tem gestor pop com posição, ou ainda clubinho de comprados… kkkk

Mas vamos lá … no momento atual cresce mais que varejo (veja o volume de vendas de muitas das empresas e você vai ver) … com ganhos de margem por conta da alavancagem operacional … empresas não possuem problemas financeiros … algumas empresas são líderes em seu segmento de atuação … algumas pagam bons dividendos … relação P/L de menos de 12x … enquanto isso o varejo apresenta uma competição gigante, um modelo que requer investimentos e adaptação as alterações no padrão de consumo, sem dividendos, e que negocia a 30x, 40x, 60x, lucros!

Mercado segue olhando o setor de autopeças com os olhos de crise, sendo que o país já saiu dela! Setor de caminhões pesados cresceu 50% no ano passado e deve crescer mais 20% essse ano!

Enfim…pra pensar!

 

 

 

#NOTBAD

Bolsa andou na semana … a carteira também, mas em menor ritmo – JBSS3 vem tendo boa performance, mas COGN3 sempre volátil acabou por atrapalhar a performance da semana….mas isso importa?

Pra mim não!

Performance semanal não é algo que acho relevante…o que faço aqui é apenas registrar o andamento da carteira para que você saiba que sim, eu acompanho o que se passa.

 

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

8 comments

Leave a Reply