20200120 – Tônica da Semana: ATÉ ONDE VAI ESSE CICLO? E ATÉ ONDE VAI O BRASIL?

A Tônica
Tempo de leitura: 7 min

Vamos lá….feriado aqui nos EUA…me dei o direito de atrasar a tônica em 1 dia… na verdade estou postando na segunda, mas a noite ao invés da manhã…. é uma questão de foco! Primeiro a família, depois os negócios!

 

ATÉ ONDE VAI ESSE CICLO

De tudo que leio sobre o mercado de ações e financeiro global, o que mais salta aos olhos ou o que mais surge nas publicações macro é: até onde vai esse ciclo de expansão da economia e mercados americanos! Gráfico abaixo é mais um mostrando que esse é um dos ciclos mais longos de expansão até hoje visto! Chama atenção ainda o fato da recuperação ser cada vez mais rápida também ao long da história.

 

Imagem

 

Ainda que o crescimento médio desta fase tenha minguado…normal dado o porte atual da economia americana…

 

Imagem

 

Surgem os mais diversos indicadores mostrando que não existe muito motivo para continuar a investir em renda variavel nesse momento (falando mais de US no caso aqui)….um deles é esse da Isabelnet que busca medir o prêmio implícito ao se investir em ações no atual momento … em suma ele leva em consideração o prêmio do esperado do investimento em ações versus o retorno de uma treasury de 10 anos – mais explicações aqui.

 

Imagem

Atualmente não haveria nenhum prêmio implicito … mais que isso, corremos cada vez mais perigo de mergulharmos numa realização mais forte do S&P a qualquer momento! E veja que o poder explicativo ou preditivo do modelo dos caras é bem alto aparentemente.

Aqui vale uma ressalva: uma empresa de research vive de fazer análises….logo eles tem que criar as mais diversas análises e tentar provar que seus indicadores são os melhores para prever movimentos do mercado, ou ainda, que suas análises antecipam o que vai acontecer.

 

POR OUTRO LADO….

Por outro lado, algumas análises sugerem que a resolução da Trade War que incentiva o comércio internacional, pode dar fôlego novo a esse ciclo.

Por exemplo, a Coréia é uma economia que depende bastante das exportações e é interessante notar que existe uma correlação de crescimento de lucros pelo mundo com o crescimento das exportações coreanas.

 

Imagem

 

Pode ser uma correl expúria, mas é no mínimo interessante. O ASR’s composite newsflow index mede tendências macro com base em reportagens…no mínimo interessante notar que o newsflow volta a ser positivo….

 

 

O QUE EU PENSO SOBRE O CENÁRIO EXTERNO:

O que concluo é que os EUA e o mundo ainda desaceleram e que isso não é a melhor coisa do mundo para o investimento em renda variável. Fora isso temos eleição nos EUA o que deixa o ano ainda mais “intrigante”. Valuations da bolsa americana parece esticado em muitos casos. Conforme comentei SEMANA PASSADA a alta recente foi basicamente expansão de múltiplos (ativos ficando mais caros). 

Por outro lado, a trégua entre EUA e China ajudam a trazer certa sustentação para economia nesse ano e afastam os riscos de uma grande grave crise. Sem grande e grave crise e sem um crescimento dos mais pujantes nos EUA, talvez vejamos o dólar perder alguma força e isso seria bom para commodities/emergentes. 

Segue o jogo. 

 

DICOTOMIA NO BRASIL? 

No Brasil seguimos vendo certa dicotomia.

Tivemos um dado de vendas no varejo que decepcionou a todos…

 

 

Por outro lado, o IBC-Br mostrou que a economia cresce e inclusive mais que o esperado.

 

 

Algo normal para o momento que vivemos de recuperação…já comentei aqui que minha percepção/perspectiva/crença é que a bolsa seguirá sendo a melhor alternativa de investimento para 2020 por conta de:

  • Baixo nível de juros…
  • Aliado a inflexão de lucros que devemos ver nos próximos meses
  • Falei ainda de uma reprecificação da bolsa brasileira…ela passará a negociar em múltiplos mais elevados … tal qual ocorreu com Índia.

Comentei aqui nessa tônica:

20200106 – Tônica da Semana: AINDA VALE A PENA INVESTIRNA BOLSA?

 

RELATÓRIO PICA QUE CONFIRMA O QUE EU VINHA FALANDO

Tento fugir dos palavrões, mas tem certas expressões que caem muito bem para explicar o que queremos. O Breno Bonani que escreve aqui para o site me mandou um report bem bom do UBS.

 

 

O que mais gostei foi que fui lendo e vendo muita coisa que já comentei aqui! Veja que os motivos do cenário azul para o Brasil são basicamente aqueles que comentei semana passada:

 

 

Aqui também em linha com o que tinha comentado….olha a justificativa deles para dizer que a bolsa brasileira não está cara apesar das altas:

 

 

E eu também tinha usado um gráfico semelhante a esse da relação Preço/Lucro da bolsa brasileira…

 

 

Estou mostrando isso para você ver que aquilo que você lê aqui no Bugg é muito semelhante e não perde em qualidade para o material de grandes bancos! Tudo que repostei aqui tinha comentado semana passada!

 

ALGUMAS COISAS NOVAS DO RELATÓRIO PICA…

Mas o report me trouxe algumas coisas novas que achei legal comentar aqui.

Primeiro: mesmo após algum crescimento de lucros, esses seguem muito longe do pico de outrora…55% abaixo do pico lá de 2011 quando começamos a nos enterrar!

 

 

Segundo: achei interessante e até ousada a perspectiva de crescimento de lucros deles. Estimam que na média esse possa ser de 20%! Com um crescimento assim, muita coisa fica barata!

 

 

Terceiro: E pra acabar, mesmo após a alta o Brasil negocia com um desconto de 20% em termos de valuation para os países desenvolvidos, 15% para o Chile e ainda 7% contra o México…e isso tudo mesmo com uma “historinha de crescimento” mais bacana.

 

Enfim…acho que não precisa de conclusão né…rs. 

 

MÚSICAS

Como viver sem música?! Eu não conseguiria!

Então vamos lá…essa é uma clássica! Me lembra minhas noites solteiro no submundo do Rio de Janeiro…rs. Nada de funk…mas na Pista 3 e Casa da Matriz essa sempre tocava: Rock the Casbah – The Clash! 

 

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

14 comments

Leave a Reply