Classe A de Ações Americanas (CLASS A SHARES)

Buggpedia, Lá Fora
Tempo de leitura: 2 min
Classe A de Ações Americanas (CLASS A SHARES)
Conhece as ações de classe A? Para que servem?

 

As ações de Classe A podem ser classificadas como as ações ordinárias do mercado Americano. São acompanhadas de mais direitos de voto que as ações de Classe B e geralmente são atribuídas a alta administração de uma companhia, como os fundadores originais de uma determinada companhia ou até CEO’s.

 

ENTENDENDO MELHOR AS CLASS A SHARES

As ações de Classe A são usadas para que a alta administração tenha um poder de voto maior em um mercado aberto e volátil. Como essa classe de ações possuem um poder de voto maior que as demais, isso ajuda a manter o controle da empresa.

Caso não existissem esse tipo de classe, seria mais fácil um investidor externo de obter ações o suficiente para assumir controle da companhia. Esse tipo de mecanismo garante que algum investidor com más intenções adquira a companhia.

Além disso, os detentores desse tipo de ação recebem alguns benefícios a mais. Tais benefícios, além do aumento de direito a votos, são: (i) prioridade de dividendos; (ii) preferências de liquidação. Ou seja, recebem os proventos primeiro e tem a opção de serem pagas em caso de saída primeiro também.

Você deve estar se perguntando, será que é possível adquirir elas? Infelizmente não (eu gostaria também rs). Essa classe não pode ser vendida ao público e também não podem ser negociadas pelos detentores. Isso, em tese, permite que a alta administração e outros executivos-chave se concentrem nos objetivos de longo prazo da companhia e não preocupados se a ação valorizou para já sair vendendo.

Por fim, podemos entender que isso tipo de ação ajuda a fortalecer a cabeça da alta administração visando sempre uma geração de valor completa para a companhia.

 

Era isso, valeu!

Breno Bonani.

Acompanhe outros conteúdos no Twitter: @Breno_Bonani  Instagram: @bonani_ Linkedin: Breno Bonani

 

 

 

 

Leave a Reply