20200226 – Tônica da Semana: QUARTA DE CINZAS? NÃO…VERMELHA MESMO

A Tônica
Tempo de leitura: 9 min

É terça-feira 25/02….talvez muitos de vocês ainda estão bêbados, ou fora do seu estado normal…pouco preocupados com o que se passa no mercado…mas quero deixar essa tônica pronta para ser enviada ainda hoje a noite…a ideia aqui é quecom ela vocês consigam enteder o que se passa…então bora lá!

 

ENTENDENDO O QUE SE PASSOU…

Mais e mais notícias de que o corona vírus saiu da China e se espalhou pelo mundo…Itália, Espanha, Alemanha, reportaram casos…aumentou o número de mortos e infectados na Coréia, no Irã além da China…então basicamente o mundo e o mercado acordaram ao fato de que esse vírus não respeita fronteiras! Começaram a colocarna conta uma desaceleração na economia global e não só chinesa. Em especial hoje na terça-feira os índices americanos tombaram com o receio de que o vírus possa também se espalhar nos EUA. O gráfico abaixo é da Folha de SP … mas o site BNO News tem bastante infos boas … tenho usado a conta deles no twitter para me manter atualizado – recomendo.

 

 

E O MERCADO…

Bom o impacto foi bem simples: certa paúra e pânico clássico de momentos de aversão a risco que fizeram com que o VIX “explodisse”…

 

 

O que pesou mais foi o fato das bolsas americanas estarem em máximas históricas, então deu certa correria de vendas com muita gente embolsando os lucros acumulados. S&P caiu 6.22% em 2 dias zerando os ganhos no ano de 2020.

 

 

E olhando o período de uma semana, chama atenção a queda de alguns papeis…abaixo o mapa do desempenho das ações do S&P500:

 

 

Em especial a segunda-feira foi bem pesada. Botando em contexto, a variação do dia está entre as maiores quedas do S&P nos últimos 10 anos!

– Purple: Virus Monday
– Blue: Volmageddon
– Green: Brexit referendum
– Yellow: Yuan devaluation
– Cyan: Fed tapering tantrum
– Red: European debt crisis

Fonte: @DavidInglesTV

 

Imagem

 

E a aversão a risco gerou a procura pelas treasurie bonds (ativo de segurança)…fora isso mercado foi colcar na curva de juros a expectativa de mais flexibilização monetária (queda de juros nos EUA)…ao invés de postar o gráfico da curva de juros, vou postar 3 ETF’s que dão exposição as treasuries e que podem ser facialmente adquiridos através da Avenue Securitiessão apenas exemplos e não recomendação! O o TLT com uma carteira de títulos de 20 anos (linha vermelha); IEF com uma carteira de títulos de 7 a 10 anos (linha azul); IEI com uma carteira de títulos de 3 a 7 anos (linha verde).

 

 

E no mais o clássico….Ouro para cimaPetróleo e emergentes para baixo. Posto os gráficos de ETF’s que replicam as oscilações dos índices em questão…Ouro (IAU), Petróleo (USO) e Emergentes (EEM).

 

 

E O DÓLAR…

O dólar acabou se desvalorizando nos últimos 2 dias … isso pode ser justificado pelo fato da moeda já vir se valorizando bem ao longo de 2020. Abaixo o gráfico do DXY que é um índice que coloca o dólar contra uma cesta de moedas….

 

 

Já contra os emergentes….Dólar se calorizou 1.6% contra o Peso colombiano, 1.9% contra o Rublo russo, 1% contra o Peso mexicano…. VOU CHUTAR: não me parece equivocado pensar que o dólar poderia ter alta de 1% ou até 2% contra o Real amanha….o que jogaria a divisa para os R$ 4.43 a R$ 4.48 … mas issó é totalmente imprevisível e um chute realmente

 

E O BRASIL….

Apesar da bolsa fechada, várias ações brasileiras são negociadas nos EUA … Existe um ETF que agrega o desempenho de algumas ações brasileiras … é o EWZ (aqui tem mais infos dele)…abaixo o gráfico … queda de 6,24% nos 2 dias em que a bolsa no Brasil esteve fechada.

 

 

AQUI você encontra uma lista completa das ações que são negociadas nos EUA. Abaixo a foto do desempenho delas nos últimos 2 dias em que a bolsa brasileira esteve fechada.

 

 

CORONA AQUI TAMBÉM? 

E pra acabar a leitura do que se passa, tivemos o nosso primeiro caso de corona vírus confirmado no Brasil…o primeiro caso na América Latina! Será que já dá pra dizer CHUPA ARGENTINA ??  Link para matéria

E O QUE EU PENSO DISSO TUDO…
Já tinha comentado aqui há um mês atrás que o simples fato de afetar o crescimento econômico chinês já era deveras negativo para o mundo. Escrevi:
se afeta o consumo e o crescimento econômico chinês, pode ter certeza que is not a good thing!”

Os gráficos abaixo mostram que o consumo de energia e o fluxo de transporte na China estão MTO aquém do normal para esse período do ano…o que dá para concluir? Que o impacto em termos de PIB será elevado!

E se afeta o mercado chinês afeta o Brasil….também já tinha comentado isso aqui nas minhas tônicas. Do dia 10/02:

China responde por mais de 35% do crescimento do mundo…então haverá impacto econômico…mesmo com injeção de recursos pelo BC chinês, teremos impacto e isso não é bom para o Brasil que tem em China um importante parceiro comercial!

Penso que começaremos a ver chuva de revisão do crescimento de PIB do Brasil para baixo…

Por outro lado, também disso que o mercado exagera…chamando atenção ao fato de que em todos casos de doenças e epidemias que vimos no mercado o resultado foi o mesmo! Ou seja, exagero! E que o impacto líquido para as ações no médio prazo foi nulo! Comentei dia 03 de fevereiro:

Costumo dizer que o mundo acaba umas 3x por ano pelo menos no mercado (…) Dou até uma lista pra vocês se deliciarem: Lista do desesperos de mercado.  

O que mudou essa semana foi o fato do vírus se espalhar … o que significa dizer que não será somente a China queirá travar por um tempo…talvez o mundo trave!

Mas pra acabar de uma forma otimista, penso e realmente acredito que existem alguns fatores que contrapõe essa histeria coletiva … alguns remédios para a dor de cabeça da ressaca do carnaval:

1) Vacinas: as autoridades americanas divulgaram hoje que em 1 mês e meio já terão vacinas sendo testadas em humanos…ou seja meados de Abril…até ser comercializado ainda leva um tempo…mas meu ponto aqui é que já existe uma cura…uma luz no final do túnel que pode tornar essa, uma doença tal qual as outras epidemias que já vivemos e que, como comentei, acabam não afetando o longo prazo dos seus investimentos.

2) Coelhos deTrump: estamos em ano de eleição e aposto um coca-cola com vocês de que Mr.Trump irá tirar quantos coelhos ele puder da sua cartola para sustentar a economia … para colaborar para a atividade e o crescimento da economica americana!

Resultado de imagem para trump rabbit

3) Coelho chinês? Igualmente, passado o pico da doença os chineses vão correr atrás do prejuízo injetando dinheiro na sua economia para entregar suas metas de crescimento…

Resultado de imagem para ano do coelho chines

 

Sigo achando que vai afetar o curto prazo e realinhar expectativas de crescimento e tudo mais … mas não pretendo vender minhas posições … por ora não penso em alterar minha carteira … não acredito em grande e grave crise mundial … e todos esses cenários catastróficos. Posso estar sendo ingênuo, otimista demais, raso na minha análise, viesado…mas ao menos escrevo aqui com sinceridade o que penso. 

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

11 comments

  • Compartilho do mesmo pensamento, na realidade pretendo até aumentar minha exposição se o mercado continuar a cair, não tenho pressa nos meus investimentos e espero estar fazendo as escolhas certas. Obrigado por mais um texto incrível, continue com esse excelente trabalho Will. Abraço.

  • Olá Will, veremos uma grande janela de oportunidade! Para os iniciantes na bolsa, NÃO VENDAM, sem desespero, esperem a natural subida, enquanto isso vamos recebendo os jcp, dividendos…

  • Will, mesma opinião por aqui.

    Aproveitei as quedas acumuladas até hoje (28/02) para reorganizar minha carteira e também fazer saques da renda fixa para alocar em ações.

    Ninguém sabe até onde vai cair e é besteira tentar acertar o fundo do poço. O que é certo e garantido é que comprar num desconto como temos hoje é uma bela oportunidade. O negócio é montar a posição de longo prazo, fechar o home broker e curtir a vida. A última chance como essa que o mercado nos deu foi em 2008. Quem é mais ousado pode tentar ficar de fora e esperar o ponto ótimo de entrada. Faz parte do jogo, mas é arriscado: quando o fundo se desenhar, os ativos sobem 10% em poucas horas e quem ficou de fora perde o bonde. Eu prefiro não jogar esse jogo, mas entendo quem quer jogar.

    Quando as ações estavam nas máximas todo mundo queria comprar. Paradoxalmente, agora que caíram 20% não querem. Claro que têm que filtrar empresas que realmente terão perdas permanentes, como turismo e aéreas, ou firmas que estavam com valuation insanamente esticado, do resto. Para as firmas em situação mais tranquila, a demanda reprimida de Fevereiro depois acabará sendo compensada com produção extra ao longo do ano. Têm que extrapolar as coisas corretamente para não cair nos exageros.

    Foquei minha posição pesadamente em mypk3 nesta semana de crash. Com esse dólar subindo, juros no mundo caindo e o preço do aço e do alumínio caindo, os custos de produção dela (matéria-prima, custos de capital) e o bônus cambial ao internalizar os lucros no exterior vão melhorar bastante. Ela ficará com a faca e o queijo na mão para ir muito bem neste ano e no próximo. Poderá aumentar os lucros ou, se achar que é o caso, dar descontos nos produtos para preservar marketshare sem prejudicar suas margens.

    Abraço e parabéns pelo blog!

Leave a Reply