Classe B de Ações Americanas (CLASS B SHARES)

Buggpedia
Tempo de leitura: 3 min
Classe B de Ações Americanas (CLASS B SHARES)
O que são? Quais suas diferenças para classe A?

 

As ações de classe B são classificadas como ações ordinárias que podem ser acompanhas de mais ou menos votos em relação as ações de classe A. Embora, normalmente as ações de classe A tenham mais direitos a votos que as B, nem sempre acaba sendo esse o caso.  Uma descrição mais detalhada sobre o que cada tipo de ação dá direito a cada acionista pode ser encontrado no estatuto social da empresa.

 

ENTENDENDO MELHOR AS CLASS B SHARES

As ações de classe B normalmente tem prioridade de dividendo menor (isso acontece bastante nos EUA) do que as de classe A. No entanto, diferentes classes geralmente não afetam a participação média do acionista nos lucros ou nos benefícios em geral da companhia.

As vezes a companhia pode oferecer até outras 2 classes de ações (C e D). Isso acontece porque as classes A de ações são bem mais caras, quando disponíveis, em relação as outras classes. Vejamos o exemplo da Berkshire Hathaway (conglomerado de Warren Buffett) que possui a venda classes A de ações cotadas a U$ 333.500 dólares. Enquanto isso, as de classe B são cotadas a U$ 222 dólares.

Essa diferença gigante entre os preços por classe de ações ocorre para atrair investidores de diferentes tipos. As classes A quando disponíveis, são voltadas para o público institucional, fundos de pensões etc. Já as classes B são voltadas para os investidores individuais (as pessoas físicas no linguajar mais voltado para o nosso país).

E a diferença entre a Classe A? Basicamente são a questão de geralmente ter menos votos e ter um dividendo menor. Fora isso, as ações de classe B podem ser convertidas (se for possível) em ações de classe A, após um longo período.

Não confundam também como se as ações de classe B fossem preferenciais. Elas são ordinárias! As ações preferências tem preferência a receber dividendos antes de todas as outras e tem preferência de reembolso em relação as ordinárias em caso de liquidação da companhia.

Sendo assim, percebemos que as ações de classe B são um ótimo meio para o investidor individual ter acesso a ações de várias companhias. Espero que tenha ficado claro a explicação sobre essa classe de ações.

 

Era isso, valeu!

Breno Bonani.

Acompanhe outros conteúdos no Twitter: @Breno_Bonani  Instagram: @bonani_ Linkedin: Breno Bonani

Leave a Reply