20200302 – Tônica da Semana: HORA DE PENSAR! 5 CONTRAPONTOS A CRISE ATUAL

A Tônica
Tempo de leitura: 5 min
FEVEREIRO…

Começo com uma boa notícia: fevereiro acabou!!! Não dá pra confiar num mês que a cada quatro anos tem um dia mais não é mesmo?

 

Happy So Excited GIF

 

ACABOU A CRISE?

Não sei…neu eu…nem vc…nem o oráculo de Omaha sabemos!

Mas começamos essa segunda com uma melhora de humor no mercado. Bolsas sobem e petróleo salta 3%…há males que vem para bem…veja que pela primeira vez depois de muito tempo Rússia e OPEP parece chegarem a um acordo (mais no assunto aqui) … e isso ajuda o petróleo.

Esse otimismo deriva de 1 dos fatores/contrapontos que as pessoas se esquecem quando estão no olho do furacão!

 

Como assim Will? 

Semana passada comentei 3 fatores que poderiam trazer sustentação aos mercados e afastar as previsões mais dantescas sobre o mercado. …recapitulando:

1. Vacinas. Corona não vai durar para sempre…vacinas estão sendo criadas.

2. Coelhos de Trump. Ano eleitoral…Trump precisa de uma economia forte para ter melhores chances na eleição, logo, no limite, ele agirá pra de alguma forma, evitar crises maiores.

3. Coelho chinês. Governo chinês também agirá para trazer sustentação ao mercado ajudando a economia se recuperar.

 

A esses 3 soma-se mais 1: 

4. Ação dos BC’s. O chairman do Federal Reserve disse que o banco central dos Estados Unidos está pronto para proteger a economia dos EUA… Powell disse que a economia dos EUA permanece em condição sólida, embora o surto de coronavírus represente um risco, e que o banco central agirá como apropriado para fornecer apoio. O comentário reforçou expectativa de retomada de cortes de juros pelo Fed, e o Mercado já coloca na conta 0.5 de cortes na proxima reunião trazendo taxa pra 1.25%.

 

E para acabar adiciono mais um fator: 

5. Epidemias não dão em nada! A frase é forte e me refiro única e exclusivamente ao impacto para o mercado financeiro. Já tinha comentado isso há mais de 1 mês atrás na Tônica: O MERCADO É IMUNE A EPIDEMIAS? Elas nfluenciam preços dos ativos no curto prazo…mas olhando 6 a 12 meses não!

 

Não estou aqui para pregar o otimismo a qualquer preço porque estou comprado em ações…mas sim para trazer contrapontos e te fazer pensar! 

Think About It Reaction GIF by Identity

 

SE LIGA…

Juntos nessa difícil missão de pensar e raciocinarmesmo com todo ruído que temos no mercado de ações, o Breno fez um post bem legal na sexta-feira:

Coronavírus, sangue nas bolsas e o que fazer?

O post é um convite a sensatez e a calma…vale a pena a leitura!

 

Igualmente o Eliseu escreveu um panorama…uma visão dele acerca do momento atual. Discordo dele quando ele fala da bolsa americana…mas isso é normal…visões diferentes. Mesmo assim o post é um MUST READ e complementa muito do que eu penso:

O que fazer no momento atual?

 

Fora isso, já tinha expressado minha opinião de forma mais extensa no post de quarta-feira, quando muitos ainda estavam voltando do canrnaval… pra quem não leu, segue o link:

20200226 – Tônica da Semana: QUARTA DE CINZAS? NÃO…VERMELHA MESMO

 

PRA ACABAR…

É óbvio que a economia será e já está sendo fortemente afetada pelo coronavirus…no Brasil já começaram as revisões de PIB…

 

Deveremos ver mais algumas…mercado vai se dar conta de que não vamos crescer 2% esse ano.

Por outro lado, juros devem permanecer em patamares baixos e ainda assim, algum crescimento teremos. Se a isso adicionarmos reformas como a administrativa e tributária, eu diria que a foto fica linda!

E pra acabar me chama atenção que um bom reversor index mostra que o o medo paira sobre o mercado…o Fear&Greed Index da CNN mostra que talvez seja a hora de começar a comprar?

 

 

MÚSICA

Breno usou no post dele e acho muito apropriado para o momento…uma clássica do REM…merece ser repetida:

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

3 comments

Leave a Reply