20200309 – Tônica da Semana: PERIGO! OIL ON THE ROAD

A Tônica
Tempo de leitura: 8 min

Semana passada um amigo esteve me visitando aqui em Miami, o Sr. K … em meio a turbulência do mercado ele me deixou um presente: sua playlist do spotify chama “ObrigadoPagoded”, assim mesmo, tudo junto.

Não sou pagodeiro, mas respeito e gosto de um samba…então na semana que passou, enquanto o mercado desmoronava, eu ouvia uma música que me ajudou … e que talvez ajude-nos hoje:

Não vou desistir,
Nem desanimar,
Sei que a vida passa
Se a gente parar de lutar

 

Bom o assunto do momento é o petróleo…então vamos a ele…

wolf of wall street morning GIF

 

O que ocorreu? 

Eu olho pra você
E você não me quer mais
Eu pego em suas mãos,
Você não quer tentar, tentar
Recomeçar do abraço
E do primeiro beijo

Tudo isso porque Rússia, Arábia e os demais países produtores de petróleo não chegaram a um acordo sobre a produção depetróleo. Moscou se recusou a apoiar cortes mais profundos na produção e isso aparentemente desencadeará um certo desarranjo no mercado com a OPEP tendo uma menor capacidade de atuar como um estabilizador de preços. Vale lembrar que em Dezembro de 1985, a Arábia Saudita foi contra as medidas da OPEP e aumentou produção do petróleo para ganhar marketshare. Petróleo caiu 57% em 7 meses. Levou uma série de empresas americanas à falência e a queda na confiança dos consumidores, culminando na Black Monday de 1987.

Essa matéria resume o que se passou: Petróleo tem maior queda em em mais de uma década com divergência entre Rússia e Opep

 

 

Isso aliado a escalada de cass do corona na Itália ajudou a derrubar as bolsas no mundo (link para acompnhar) … destaque para os mercado no Oriente Médio…ahh na Itália bolsa cai 10%!

 

 

O quão sério é? 

Hoje acordei tão cedo
Pensando em você,
Ensaiei aquelas velhas frases
Pra te convencer, não
Não dá pra entender

Sinceramente meus amigos…acho o assunto bem sério! Vocês que me acompanham aqui sabem que eu vinha relativizando a importância do Coronavirus em trazer impactos mais relevantes e duradouros para o mercado…sigo achando isso…que o corona afeta o curto prazo…1 ou 2 trimestres e deu.

Mas essa questão do petróleo me soa bem séria e preocupante. #notgood! A meu ver 3 motivos me geram essa preocupação…

 

3 Motivos de Preocupação…

O mercado teme agora que venhamos a reviver 2014, quando Arábia Saudita e Rússia batalhavam por fatias de mercado com os produtores de “shale” dos Estados Unidos.

  • Preços de petróleo muito baixos tornam a produção insustentável para muitos produtores, a exploração inviável para muitos exploradores…isso tem um impacto gigantesco na cadeia de petróelo como um todo…se isso se mantém, tenderíamos a ver demissões e quebradeira no setor, o que não é nada bom! Se empresas quebram, eventualmente instituições financeiras tomariam um calote…ou seja, o contágio poderia ir além do mercado de petróleo.

 

  • Preço de petróleo muito baixo afeta a sustentabilidade e solvência fiscal de diversos paíeses do Oriente Médio. A @Helocruz fez uma thread que ficou boa sobre….em especial esses gráficos aqui:

Imagem

 

  • Como de praxe, sempre quando falamos de petróleo e Oriente Médio, a possibilidade de uma escalada de tensões sociais e guerra é uma realidade….esse é meu terceiro receio… que isso desencadeie alguma guerra…

 

Impactos…

Aléms desses 3 motivos de preocupação, alguns impactos são imediatos…

VIX explodiu para o maior nível desde o primeiro shut-down de dívida dos EUA lá em 2011.

 

E as moedas dos países produtores…todas despencando contra o dólar…abaixo gráfico do Peso Mexicano e o Rublo Russo… (ps: o gráfico está com a escala invertida para facilitar o entendimento … a queda significa desvalorização da moeda ante o dólar).

 

 

E os investidores correm para o ouro

 

 

E as treasuries…com os yields caindo a medida que os preços dos títulos sobem…mercado colocando na conta que o FED vai cortar ainda mais os juros…

 

 

E obviamente que as commodities lideradas pelo petróleo assumem o menor valor….desde 1986:

 

 

Acabando…

Não importa o que eu penso ou o que ei escreva aqui…o mercado vai panicar! Talvez seja o primeiro circuit braker de muitos. Já passei por alguns … acho que uns 7 … sendo a maioria em 2008, obviamente. Sobrevivemos… e o mundo não vai acabar! Estejam calmos…não esqueçam do mantra do dia:

Não vou desistir,
Nem desanimar,
Sei que a vida passa
Se a gente parar de lutar

 

O que pode acontecer daqui para frente? 

E eu é que sei?? Rs

  • Mas me arrisco a dizer que haverá uma ação dos governos e BC’s para tentar conter os impactos na economia em especial evitar quebras de agentes financeiros importantes….Acredito que isso traga alguma calma para o mercado. 
  • Preços de gasolina e commodities baixos pressionam inflação para baixo e deixam o terro livre e fértil para cortes de juros e incentivos monetários. 
  • Ahh os casos decoronavirus vem diminuindo na China…isso aliado a preços de commodities baixos pode ser uma “delícia” para a retomada do dragão chinês e isso poderia ajudar numa retomada econômica mais a frente.

 

To aqui pra dar minha opinião mesmo e sempre posso estar errado…mas é o que penso: 

Aos comprados: não se torturem vendo a tela do PC…desligue e vá fazer algo mais útil. Penso que não é hora de fazer hedge…esse deve ser feito quando você nem pensa a respeito…vender agora? Acho burrada. 

Comprar ouro? Pode até comprar como proteção…mas saiba que está comprando na máxima histórica, o que a meu ver não é um bom momento. 

Comprar dólar? Já tinha que ter dólar na carteira! 

Aos que ainda tem caixa e estômago: comprem algo de forma moderada…petróleo? Acho muito arriscado porque o mercado não está racional…mas vão ter muitos ativos despencando…não sei quando irão se recuperar, mas a julgar pelo que vimos ao longa da história, cedo ou tarde irão.  

O que eu vou fazer? Provavelmente nada. Acabou meu caixa e não gosto de alavancagem. Vender agora? Pra mim não faz sentido. Esse sou eu sobrevivendo…

leonardo dicaprio cinema GIF

 

Enfim…não sabemos de nada…mas

Não vou desistir,
Nem desanimar,
Sei que a vida passa
Se a gente parar de lutar

 

MÚSICA

Não desista, nem desanime… obrigado pagode!

 

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

25 comments

  • Fala Will,
    Pensando nesta queda e crise em vista, você poderia fazer uma edição especial com recomendações de 5 papéis para se comprar – ou ir comprando aos poucos, que são boas empresas e estão muito baratas (além das que estão no NotBad).
    Abraço forte,
    Wagner

    • Oi Wagner!
      Até é uma boa ideia, mas como não estou aqui recomendando nada, prefiro não fazer para não correr riscos desnecessários com reguladores.
      Mas agradeço a sugestão!
      Forte ABs

  • ”Ninguém solta a mão de ninguém” kkkkk

    E o Ragnarok, só pode.

    Mil compraram ao teu lado, 10 mil venderam tudo ao teu lado, mais eu nem abrirei o Homebroker.

    Segura na mão de Deus e vai
    Se as tristezas desta vida quiserem te sufocar
    Segura na mão de Deus e vai
    Segura na mão de Deus, segura na mão de Deus
    Pois ela, ela te sustentará
    Não temas segue adiante e não olhes para trás
    Segura na mão de Deus e vai

    Note: Zoeira a parte, obrigado pela aula de hoje.

  • Exato Will, o melhor a fazer agora: é não fazer nada .

    Agora, digamos q haja uma guerra no oriente médio entre os árabes e até Rússia no meio, com poços de petróleo fumegando devido a bombardeiros.
    O preço do petróleo mundial não deveria subir incrivelmente??

    Por que caiu na guerra do golfo como dizem??
    Abs

  • Tá certo! Desde o tempo das corridas do ouro os batedores que iam na frente é que levavam as primeiras flechadas. Se você tem que morrer que seja daqui a pouco.

  • Realmente está tenso, e o melhor é não desesperar.

    No impulso, comprei mais quando deu a primeira queda grande no pós carnaval, na esperança de ser algo passageiro, e não está sendo tão passageiro assim. É até difícil de prever se terá uma queda ainda maior.

    Estou ainda deixando um dinheiro em caixa e livre para qualquer oportunidade, mas quando a gente vê desabando na sexta, e fica preparando para comprar segunda, e desaba mais ainda na segunda, fica difícil de tomar qualquer decisão…rsrsrs

    Concordo que no longo prazo isso passa, basta saber quando começa o longo prazo…rsrsrs… Até porque este ano é de eleição, e dependendo da força de determinado ParTido nas pesquisas, sabemos que o buraco pode ser ainda maior.

    Enfim, excelente texto e parabéns pelo excelente conteúdo!

    Abs,
    Lucas

    • Boa Lucas! A ideia eh exatamente dividir as “emoções” aqui … é assim mesmo…eu tb aproveitei pra comprar umas coisas e veio a segunda derrubando tudo…kkkk
      Sem caixa agora, esperando o longo prazo. Rs
      Mas é assim mesmo…não vamos acertar as mínimas.
      abs

  • Will, vendo o GIF de você sobrevivendo, lhe digo: “- Tamo junto!”
    Tô igual você e também tenho uma filhinha, a minha tem de 1 ano e 4 meses, e agora tudo o que faço ou tenho é para ela… Sendo assim, não posso panicar com o mercado nem pegar uma gastrite por causa disso. Sobrevivi 2007/2008, me fodi mas tô aqui de novo, dessa vez não será diferente.
    Abs

  • Grande Will
    Uma dúvida… Você acha que há espaço pro ouro cair? O que provocaria isso?
    A segunda… Você acha que o ouro atrelado ao dólar não é um bom hedge pro momento?

    • Acho que o ouro comprado nos EUA em dólar é o principal hedge existente hoje.
      Ouro ninguém analisa fundamento né…é reserva de valor. Se for analisar custo marginal de produção e demanda para uso, o preço não faz sentido…mas a questão eh q grande parte compra ouro pra sentar em cima.
      Como o mercado subiu durante 10 anos e tem mta gente esperando o caos, fica dificil ver o ouro caindo mto.

  • Não desistiremos. Continue com suas orientações legais. E se tiver jeito para nos indicar alguns papeis, ficaremos felizes. Como se diz compre aos tiros dos canhões. Obrigado por nos manter calmos nessas horas.

  • Will, o impacto em produtores de derivados, Braskem, melhora a margem com a queda do óleo ou puxa tudo pra baixo?

    Aguentando o tranco desde 32

Leave a Reply