20200311 – PODCAST BOM DIA USA: REIT’s, XP Inc e Canopy Growth e o mercado hoje

Podcasts
Tempo de leitura: 7 min

E para quem gosta de ler, aí está a transcrição do podcast. Esse é um podcast destinado aos clientes da Avenue. O texto aqui é apenas uma transcrição e Tais comentários não devem ser visto como qualquer tipo de recomendação de investimentos. 

**ONTEM**

Mercado recuperou parte das perdas com alta forte…o trigger foi o discurso do Trump que tinha comentado com vocês; junto a isso o vice presidente falou em uma ação bipartidária, uma coalisão para lutar contra o corona; agenda de Trump que vai se encontrar com os chefes bancos hoje a tarde.

  • S&P: +4.94%
  • Dj: +4.89%
  • Nasdaq: +4.95%
  • Dolar: -1.7% nos R$ 4.6427

 

**HOJE**

  • Ásia: maioria em queda…2.25% no Japão ;-0.6% em HK e -0.9% em Shangai

De forma “inesperada” o BC Inglês reduziu em 0.5 pp as taxas de juros … jogando as taxas lá para 0.25% aa. Fora isso Presidente do BCE, Christine Lagarde, alertou sobre risco de uma crise como em 2008 e indicou que o banco agirá ainda esta semana.

  • Europa: ações reagem positivamente e bolsas em território positivo na Europa de pouco mais de 1%
  • OIL: Os preços do petróleo fecharam em forte alta nesta terça-feira (10), recuperando parte das perdas da véspera, quando o preço barril da commodity tombou quase 25% na véspera. O petróleo nos EUA o WTI subiu 10.4% para $34.36…hoje ele aponta para 2.9% de queda pq a Saudi Aramco teria recebido ordens para aumentar a produção para a máxima capacidade
  • Futuros: negativos com o S&P com 2% de queda.

Por que cai?

Falta de detalhes sobre o pacote de estímulos dos EUA …mercado cobrando ação e menos retórica … mas também tem um pouco de normalidade de um momento volátil e aversão ao risco em meio a mais e mais casos de corona nos EUA.

Fora isso ontem o pre-candidato Joe Biden saiu vitorioso nas primárias do Michigan e com isso esta praticamente definida acorrida a sucessão. A notícia é boa pois Biden é o moderado…mas mercado parece não se importar muitocom isso.

 

**DESTAQUES**

  • REITS

Pergunta recorrente nas minhas redes sociais, vou falar um pouco sobre como o setor atravessou os últimos 30 dias.

VNQ. Uma boa proxy para o desempenho do setor é o ETF VNQ que tem uma carteira que reprenta 2/3 do mercado de REITS dos EUA (são 180), sendo a opção mais barata entre os maiores ETFs do setor. Ele cai 12% em 1 mês.

Quais mais sofreram? Aqueles mais atrelados a atividade econômica, ou seja, que sofrem maior influencia do nível de atividade…fazendo ou não sentido. Exemplos: PLD focado em galpões cai 16% em 1 mês;  o SPG que já foi o maior REIT do mercado acumula queda de 26% com o receio de uma desaceleração ainda maior no comércio; os REITS de hotéis, por exemplo o HST (Host Hotels Resorts) que acumula queda de 29% em 1 mês; e ainda os REITs de healthcare com o receio de que seus gastos subam, o WELL acumulou queda de 23%.

Quem performou bem? Aqueles que menos diretamente impactados…em especial com algum link com o setor de tecnologia. Caso do AMT (maior REIT) que aluga espaços em suas torres para antenas e caiu apenas 2.5%; ou o EQIX (Equinix) que é um REIT para data centers com queda de 5% ; os residenciais caíram cerca de 10% um pouco menos que a média o maior deles é o EQR (Equity Residential)..

Não existe setor ou REIT imune a uma crise de maiores proporções, mas o que temos visto é mais expectativa do que de fato uma crise…em especial para o segmento residencial. Último dado do payroll (emprego) foi mais forte que o esperado; as taxas de juros despencaram, as taxas de mortgages não caem necessariamente na mesma velocidade e  as questões de qualidade de crédito são importantes, mas em geral essa é uma notícia que mais ajuda do que atrapalha… No final de 2020, o índice de pagamento do serviço da dívida hipotecária como percentual da renda disponível atingiu o nível mais baixo já registrado, de 4,12%…para fins de comparação, esse nível estava em 7,13% em 2008. O único pilar que pode ter sido afetado é o da confiança (tem q esperar sairo dado pra afirmar isso). Os 3 maiores REITS desse segmento são: Equity Residential (EQR) ; Avalonbay Communities (AVB) e o Essex Propertiy Trust (ESS)

Fora isso setores como data centers e galpões podem sim continuar a sebeneficiar do aumento de demanda para seus espaços. Em galpões: Prologis (PLD) e Duke Realty (DRE). Em Datacenter: Equinix (EQIX) é o maior e mais focado…comentei dele dia 18/12; Digital Realty (DLR)

 

  • XP (XP)

Ações caíram 14% na segunda e acumularam queda de 38% desde a máxima…Ontem subiu 12%.

A volatilidade grande tem a ver com o momento de mercado que tem sido forte e volátil e geral, que dirá numa empresa que tem uma pegada inovadora e disruptiva num país emergente como é o Brasil….logo, o acionista de XP, a meu ver, deve estar preparado para essas fortes emoções.

Pesou também o fato das demonstrações financeiras da empresa serem questionadas pela consultoria de investimentos The Winkler Group. Segundo eles existem discrepâncias entre as auditorias internas da XP e as demonstrações financeiras apresentadas no prospecto da oferta inicial de ações. Os escritórios de advocacia Block & Leviton e The Rosen Law Firm anunciaram que estão investigando o caso. Não to aqui para dizer se estão certos ou errados, mas aqui vale a ressalva que eles estão short no papel…ou seja, apostam na queda…e que isso é algo normal aqui nos EUA…esse é um dos riscos de se ter seu capital aberto, ou seja, pode ser atacado o tempo todo.

 

  • CANOPY GROWTH (CGC)

A Canopy Growth uma das maiores empresas de cannabis do mundo anunciou que vai fechar 278 Mil m2 de área de cultivo de cannabis além de demitir 500 funcionários. 17 meses depois da liberação do uso recreacional no Canadá, o mercado não desenvolveu como o esperado criando certos desafios para ela e o setor. Ações caíram 10% na sexta e acumulam 67% em 12 meses.

 

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

Leave a Reply