20200312 – PODCAST BOM DIA USA: O Mercado Brasileiro Ficou Pequeno! Ouça essa mensagem.

Podcasts, Uncategorized
Tempo de leitura: 7 min

 

E para quem gosta de ler, aí está a transcrição do podcast. Esse é um podcast destinado aos clientes da Avenue. O texto aqui é apenas uma transcrição e Tais comentários não devem ser visto como qualquer tipo de recomendação de investimentos. 

Eu sempre preparo aqui o que vou falar todo dia, mas hoje eu queria primeiro de falar algumas coisas que entendo que são importantes nesse momento. E eu peço que se você concorda com o que vou falar, que você transmita essa mensagem a outras pessoas…isso não é corrente de whatsapp não, porfavor, não confunda..rs

Mas é sério e importante.

O mercado brasileiro ficou pequeno para os seus investimentos! Você precisa acessar o mercado internacional para proteger seus recursos!

O Brasil passou por uma desbancarização com milhares de pessoas experimentando o investimento fora dos grandes bancos…as pessoas entenderam que os produtos de investimento dos bancos eram ruins e insuficientes e que a poupança é apenas um veículo de depósito de dinheiro que mal protege o seu poder de compra.

Muito dinheiro foi para bolsa, juros, fundos diversos.

Qual o problema disso?

O salão é pequeno e quando temos alguma emergência a porta de saída é menor ainda e não comporta o número de pessoas….como num evento onde as pessoas correm para saída e acabam sendo pisoteadas!

A bolsa brasileira deve perceber mais um circuit brake hoje…o terceiro na semana. As curvas de juros explodiram com algo que já comento aqui, mas num sinal de pânico q deve afetar os fundos multimercados e outros fundos.

E o câmbio? Não preciso nem falar né…todo dia comento aqui. Tal qual 2008 quando o mesmo saiu de 1.60 para 2.20 (+60%) em questão de 3 meses, temos visto o dólar saltar 20% desde o início do ano com o Real sendo a pior moeda entra diversos pares.

Por que estar no mercado americano é melhor?

Até agora foi 1CB…a porta de saída é maior…e mesmo perdas de 20% em alguns investimentos em ações como por exemplo da Google…quando trazidos para Real, o seu investimento ficou zerado.

As quedas no brasil foram mais intensas e a destruição do poder de compra internacional mais forte em 2008 e o mesmo se repete hoje.

O mercado americano também sofre, mas é mais maduro, tem mais alternativas, maior liquidez e no final do dia você segue com seus dólares.

Era isso que eu queria dizer.

 

**ONTEM**

 

OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira (11) pandemia do novo coronavírus.

Atualmente, mais de 100 países tiveram registros da doença – sendo que mais de 110 mil casos positivos de Covid-19 foram registrados no mundo, e o vírus já causou a morte de mais de 4 mil pessoas.

A organização ainda orientou os países que tomarem ações “urgentes e agressivas” contra o vírus. “Tocamos o alarme alto e claro”,

PÂNICO

Apesar de esperado a medida leva o mercado a esperar medidas mais duras de controle de movimentação de pessoas que levem a economia mundial a parar…com estado de Pandemias os governos ganham “apoio” para medidas adicionais.

BEAR MARKET

Entramos oficialmente no Bear Market quando o mercado cai mais que 20% desde a máxima.

Mas até onde vai? Lembrar o gráfico de alguns dias atrás…

Mercado quer agora ação! Quais medidas? Quando entram em vigor? Serão suficientes?

 

  • S&P: 4.9%
  • Dj: – 5.9%
  • Nasdaq: -4.7%
  • Dolar: bolsa brasileira já vinha como a pior performance do mundo com queda de 7%, mas chegando a ter outro CB. O Dólar saltou 1.61% com o dólar a 4.72…mas panicou depois do fechamento com moeda batendo 4.82; o que pesou foi que O Congresso Nacional derrubou o veto presidencial a projeto que amplia o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), com impacto estimado em cerca de 20 bilhões de reais já no primeiro ano. Com isso houve um movimento forte nos juros, um sinal de stop, muita gente comprando apostando em altas de juros…mas mta gente sendo stopada na venda…apostavam que não haveria motivo para o juro subir … mas se o fiscal não fora arrumado? Se as reformas não vem? Pois é … isso tudo foi colocado ontem nos DI’s e gerou certo pânico pós fechamento. Esse pânico em conjunto com o que ocorre no mundo, deve levar a bolsa brasileira a mais um CB hoje.

 

**HOJE**

Ontem ainda próximo ao fechamento Trump se reuniu com os presidentes de grandes bancos dos EUA.

Uma frase me marcou e acho relevante:

“Citi’s Corbat says ‘this is not a financial crisis’”

Medidas anunciadas foram de pequeno porte, como novas restrições às viagens à Europa e iniciativas executivas dispersas para ajudar trabalhadores e empresas afetados pelo que Trump chamou de “vírus estrangeiro”. | Bloomberg

Restrição dos EUA a viagens detona forte queda em ações de empresas aéreas, enquanto o número de casos do coronavírus supera 125.000

  • Ásia: fortes quedas asia dow (media) caindo 4,9% ,mas na índia -8%
  • Europa: stoxx 600 cai 6%
  • Futuros: chegaram a entrar em CB com queda de 7%, mas recuperaram um pouco e caem 5%
  • Brasil: nos mercados futuros e fora do Brasil os índices já apontavam queda de 13%
  • Peso mexicano e o rublo perdem mais de 2%…seria Dólar Real a 4.9.

 

CONTRAPONTOS:

– Casos na China desaceleram

– BC’s cortando juros agressivamente…já se fala em 1pp na próxima reunião do FED jogando para 0.25%

– Governos vindo com pacotes de suporte   

– Vacina vindo aí

– Verão que controlaria o vírus a não espalhar

– vou postar hoje como o mercado se comportou depois de 3, 6 e 12 meses depois de fortes quedas

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

Leave a Reply