A irracionalidade do mercado abre boas oportunidades

Empresas
Tempo de leitura: 10 min

Confesso que fico um pouco perdido em como começar o texto. Afinal, os últimos dias me chacoalharam tanto quanto qualquer outro investidor. Mas seguimos firmes, atravessando a tempestade juntos (para quem ainda não abandonou o barco).

Semana passada chegamos a comentar sobre o banho de sangue na bolsa:

Coronavírus, sangue nas bolsas e o que fazer?

Sendo assim, nos resta em momentos como esse, tentar ser reflexivo ao máximo e procurar compreender para onde estamos caminhando. Por isso, estamos escrevendo a nossa visão e porque consideramos que o mercado já atingiu um pico de irracionalidade.

 

CHUVA DE CB

Para os novatos em bolsa, parabéns. Vocês foram batizados essa semana com seu primeiro Circuit Breaker. Para quem não sabe o que é um Circuit Breaker, ele acontece quando a bolsa cai de maneira acentuada no dia, caso ela chegue a 10% de queda, acontece o primeiro CB que dura 30min.

De forma resumida, após o primeiro, podem acontecer mais dois no dia. Caso o Ibovespa caia 15% após a reabertura do primeiro CB, ele entra em paralisação de novo por 1 hora. Se reabrir e a queda chegar a 20% em relação ao índice de fechamento do dia anterior, a B3 poderá determinar a suspensão dos negócios em todos os mercados por prazo definido ao seu critério.

É importante ressaltar que já tivemos 4 CB’s somente essa semana enquanto eu escrevo esse artigo (possivelmente teremos outros ainda…) e isso não é algo normal. Geralmente essas paralisações acontecem quando o país está passando por crise ou recessão, onde a volatilidade. No momento, está acontecendo por medo e medo de que exatamente?

Os investidores em geral estão com medo de uma recessão global que pode ser desencadeada pelo Coronavírus (covid-19). Afinal, estamos indo para 11 anos de crescimento de algumas potencias… e com isso o risco de uma recessão começou a aumentar novamente… vide o gráfico abaixo:

Mas isso quer dizer que vai acontecer? Sinceramente? De forma humilde? Nós não sabemos a resposta, ninguém sabe. Já falam de recessão desde 2010, todo ano alguém fala que por tal motivo as economias vão colapsar… Pode acontecer? Pode. Pode não acontecer? Pode.

Mas será que isso vai acontecer sem a deterioração da economia? Olhem o gráfico abaixo, ele mostra a probabilidade dos EUA entrarem em recessão pelo S&P, pela curva de juros e pelos dados econômicos.

Fonte: JP MORGAN

Notem que pela deterioração dos dados econômicos ainda é baixa. Logo, por hora, não vejo isso acontecendo de uma maneira repentina.

 

IRRACIONALIDADE DO MERCADO

Chegamos a um ponto nessa queda em que é perfeitamente correto dizer que o mercado perdeu um parafuso. O Ibovespa já acumula queda de cerca de 26,3% no ano, outros índices como o S&P500 já acumulam queda de cerca de 15,5% até ontem.

Eu entendo que o mercado esteja caindo por conta de um medo de acontecer uma recessão global e porque agora os lucros de muitas companhias irão vir menores e isso impacta no P/L das bolsas. Mas, será que já não chegamos a um ponto irracional? Parece que sim.

Nossa bolsa chegou a níveis de 2018 e estruturalmente, algo mudou? No momento, parece que não. Olhem o gráfico abaixo:

Outro ponto é que a recuperação vírus é alta, mais de 50% dos casos e é algo pouco noticiado pela mídia. Em laranja, percentual de pessoas com o vírus, em azul o porcentual de pessoas que se recuperam e em cinza o percentual que morreu até 9 de março.

Os casos na China já começaram a se estabilizar também (sei que não é muito confiável os dados por lá, mas já estamos vendo um leve retomada de algumas atividades por lá), Japão também está começando. Itália em breve deve começar a se estabilizar, uma vez que o governo está tomando medidas extremas, como fechamento de todas as cidades, aeroportos, restaurantes, bares e escolas.

BONANÇA

Depois de toda tempestade vem a bonança! Essa frase demonstra que nem tudo é o fim do mundo. Durante vários períodos da nossa história, nós passamos por várias crises que pareciam o fim dos tempos e nos recuperamos.

China já está se recuperando, como dito anteriormente. Ficou parada mais de 2 meses e foi o olho do furacão por lá. Tirando Itália que não tem nem perto a representação que a China tinha, não vemos outro país chegar no nível de stress que foi na China.

EUA ainda pode piorar antes de melhorar e podemos ver no gráfico abaixo que ainda existe um certo espaço para cair:

Mas gostaríamos de ressaltar que novamente não é o fim do mundo!!

Gostaríamos que todos repetissem 5 vezes antes de dormir.

– Preço diferente de valor

– Preço diferente de valor

– Preço diferente de valor

– Preço diferente de valor

– Preço diferente de valor

PREÇO DE TELA É DIFERENTE DO REAL VALOR DA COMPANHIA. É assim que nós tentamos ganhar dinheiro no mercado, é na irracionalidade dele que surgem oportunidades e margem de segurança para adquirir boas companhias.

Warren Buffet, considerado o pai do investimento em valor e um dos maiores investidores do planeta disse que você não deve comprar e nem vender por causa do coronavírus:

Ele pede para que as pessoas sejam sensatas e que não vendam apenas porque estão lendo que as notícias estão dizendo que é para vender.

O argumento do Buffett tem fundamento, olhem o que o Oráculo de Omaha comentou durante essa entrevista: “Você notará muitas das empresas que possuímos parcialmente, American Express ou Coca-Cola, essas são empresas que você não compra ou vende com base nas manchetes de hoje. Se isso lhe der a chance de comprar algo que você gosta e você pode comprá-lo ainda mais barato, então é sua boa sorte”

E o que está acontecendo na bolsa, neste momento? Na nossa visão, muitas oportunidades estão se abrindo, abaixo uma tabela de algumas companhias e seus respectivos P/VPA (Preço sobre Valor Patrimonial):

Resumidamente, o indicador P/VPA é quanto os investidores estão dispostos a pagar, naquele momento, pelo Patrimônio Líquido daquela empresa. Logo, ele nos diz quanto uma ação pode estar descontada em relação ao seu Valor Patrimonial.

De regra, toda vez que esse número está abaixo de 1, quer dizer que existe um desconto e com isso, aumenta sua margem de segurança para se posicionar em um ativo. Caso esteja em 1, quer dizer que está no preço do valor patrimonial e se estiver acima de 1, quer dizer que o valor da companhia está acima do valor patrimonial.

É apenas um indicador, e um indicador isolado não pode dizer muita coisa sobre uma companhia. Mas é uma forma simples de entender que se não houve mudança de fundamentos ou estrutural nessas companhias, agora elas estão mais baratas do que antes e isso pode ser uma oportunidade. Condiz exatamente com o que o Buffet diz.

Vou apelar para um gráfico que nos postamos no último “post” mas que faz sentido. Geralmente a recuperação ocorre após 6 meses (quiçá 1 ano) mas o jogo continua:

Bolsa caiu tanto, que chegou abaixo de 1 desvio padrão, o que novamente gera uma margem de segurança atrativa para entrar. Abaixo o gráfico do P/L do Ibovespa Forward:

Na nossa humilde opinião, bolsa no longo prazo (e esse deve ser sempre seu horizonte como investidor) continua sendo um dos melhores investimentos. Não adianta fugir para o CDI, ele está aposentado… vai correr para o ouro? Ele já foi embora e mesmo assim vai colocar todos os seus ovos na mesma cesta? Não parece ser uma decisão sensata.

Como não sabemos onde é o fundo do poço, a sugestão é ir comprando aos poucos, com sensatez, procurando sempre margem de segurança, ativos que tenham fundamentos e nunca deixando de acompanhar todo o cenário. Para servir de inspiração, até o João Braga da XP Asset comenta sobre isso (vale a pena ler a thread):

Para finalizar, somos muito fãs de uma certa gestora que carrega 24.604% de retorno desde o início do seu fundo (1993). Essa mesma gestora está reabrindo esse fundo que rendeu de maneira astronômica ao longo dos anos:

#sinais

 

Era isso, valeu!

Breno Bonani.

Acompanhe outros conteúdos no Twitter: @Breno_Bonani  Instagram: @bonani_ Linkedin: Breno Bonani

 

5 comments

Leave a Reply