CARTEIRA WILL – 20200316

Carteira do Will
Tempo de leitura: 7 min
1ª VEZ AQUI?

Primeiramente seja bem vindo!

Aqui você não vai encontrar nenhuma recomendação, promessa de lucros extraordinários, ou fórmula correta para ganhar dinheiro no mercado. Aqui você sempre vai encontrar a verdade e a realidade daquilo que faço com o meu dinheiro…meus erros e meus acertos. Meus 15 anos de mercado, tudo que estudei, vivi, vi, me formaram e ainda me formam, como um cara que pode compartilhar algo que talvez possa te ajudar.

Posto a minha Carteira Global, abro a minha parcela investida em ações; e a #Notbad é uma carteira teórica que criei mas me comprometi em colocar meu dinheiro nos ativos que nela constam. Quem tiver dúvida só me mandar um mail: william@bugg.com.br 

 

CARTEIRA

Chegamos naquele momento que a criança chora e a mãe não ouve! Esta foi uma semana que realmente separou os homens dos meninos…aqueles que recentemente entraram no mercado certamente tiveram “experiências e tanto” por assim dizer. Já passei por algumas dessas…mas essa tem sido dolorida, em especial por ter grande parte do meu patrimônio ali…oscilando todo dia na tela.

MAS QUERO TE DAR UNS RECADOS MUITO IMPORTANTES! 

 

1. NÃO JULGUE O SEU PASSADO COM AS INFOS QUE VOCÊ TEM HOJE

“Eu devia ter vendido…ou…eu devia ter apostado no ouro….ou… eu devia ter feito esse ou aquele hedge…eu deveria ter carregado mais caixa…etc!

Se isso passa pela sua cabeça, deixa eu te dizer algo…ela passa pela minha cabeça também….totalmente normal! Mas isso é uma das coisas mais injustas que podemos fazer com nós mesmos! Julgar o passado com as informações que temos hoje no presente! Quando tomei a decisão de ter minha grana em ações eu não tinha a informação de que uma gripe chacoalharia totalmente o mercado. China e US concordavam em parar a guerra comercial, o mundo e o Brasil cresciam, as reformas estavam vindo…isso tudo era manchete de 45 dias atrás! Então não nos julguemos.

 

2. VOCÊ TERIA AGUENTADO FICAR FORA DO MERCADO? 

Bolsa brasileira voltou rápido…assim como a bolsa americana. Agora sejamos sinceros: você aguentaria ter ficado fora por meses! Meses vendo a bolsa subir ou com 30% de caixa…ou ainda fazendo hedge que dava em nada?! Essa é a realidade! Você teria aguentado ficar fora da bolsa 2019 inteiro?!?!? Muitos preconizavam que a guerra comercial ia parar o mundo … isso lá em dezembro de 2018! Pois é, não parou! Eu sei a resposta a essa pergunta: eu não teria aguentado ficar fora do mercado! Então saiba viver com seus arrependimentos!

 

3. TOMAR MUITAS ATITUDES PODE SER PERIGOSO

Eu sempre comparo o mercado com uma briga de torcida…Atualmente a briga está maior do que nunca, com cavalo de polícia, bomba de gás, spray de pimenta e tudo mais…isso quer dizer que se você se meter no meio querendo comprar ou vender para “RECUPERAR” pode sair ainda mais machucado! Ahh e lembre-se: estar comprado em boas ações dificilmente quebra alguém, agora alavancagem quebra…e eu já vi quebrar vários! Segue a reportagem de um exemplo dessa semana: investidor perde R$ 5BI na bolsa essa semana.

Resultado de imagem para guerra entre torcidas

 

4. CUIDADO COM OS GURUS 

Nesses momentos de pânico e estresse e tudo mais, sempre surgemm gurus que ganham com o mercado desmoronando. Fique feliz por eles! Que bom que alguém ganhou dinheiro. Não deixe sua mente nutrir coisas ruins…isso só gera doença. Mas também não acredite em tudo que te dizem por aí na net, no twitter, etc. Tem muita gente “arrotando” conhecimento, ou que havia preconizado o que esta acontecendo….leia a história do sujeito e tome a decisão de segui-lo ou não. Tem muito JÊNIO por aí.

 

Essa é só a minha opinião sincera. Era isso que queria dizer. Minha carteira segue a mesma…

 

AÇÕES

O QUE FAZER?

Não vou te dizer o que fazer, mas sim o que EU faço!

Eu não fiz nada! Sigo vendo ativos sendo negociado a preços que não fazem sentido.

Mas pensei em várias coisas:

  • Pensei em vender PUT…meu assessor que me chamou atenção para isso…se cair você é obrigado a comprar…o que não é problema para quem já esta comprado não é mesmo? É uma alternativa…sigo pensando.
  • Penso em vender BOVA11 para comprar ativos…mas vai contra algo que acredito, pois não deixa de ser uma alavancagem.
  • Penso em vender os ativos para gerar prejuízo tributável…essa aqui faz sentido..devo fazer essa semana…mas sabendo que posso perder algum dinheiro, pois o mercadoestá mega arisco!

 

UM EXERCÍCIO…

Fiz um exercício com o múltiplo P/L dos ativos da carteira….considerando que lucro caia 30% ou 50%…o resultado ficou o seguinte:

Nada muito absurdo a meu ver em termos de múltiplos … ou seja, muita coisa já está na conta. Agora se você me perguntar: will faz sentido considerar queda de 50% de lucro? Minha resposta: para BBAS, JBSS e COGN nenhum sentido a meu ver; para SHUL e VALE acho exagero; para MYPK talvez, ainda assim, a 11x lucros e 60% do valor de patrimônio me parece uma barganha.

Essa é só a minha opinião…mais uma em meio a um mar de opiniões…

Seguimos aqui, sobrevivendo!

 

 

#NOTBAD

Não tá fácil! Essa semana vou rodar alguns numeros para ver se vale a pena trocar a carteira, mesmo após as quedas. Destruição de valor está sendo grande…algo de se esperar em meio a esse cenário…me incomoda estamor caindo mais que bolsa…mas o mês não acabou. Por ora não mudo nada.

 

 

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

18 comments

Leave a Reply