20200316 – PODCAST BOM DIA USA: FED tenta ajudar, mas mercados em queda na segunda

Podcasts
Tempo de leitura: 5 min

 

E para quem gosta de ler, aí está a transcrição do podcast. Esse é um podcast destinado aos clientes da Avenue. O texto aqui é apenas uma transcrição e Tais comentários não devem ser visto como qualquer tipo de recomendação de investimentos. 

**ONTEM**

Mercados recuperando , maior alta desde outubro de 2008…algo normal em meio a volatilidade do momento.

O que puxou: (i) notícia de que os congressistas estariam próximos a um acordo para o pacote de ajuda a economia; (ii) a notícia de que 50k testes para o Corona estarão disponíveis na próxima semana; (iii) governo alemão disposto a gastar o que for para ajudar a economia; (iv) Banco na Noruega cortando juros, Japão comprando títulos..etc.

  • S&P: +9.2%
  • Dj: +9.4%
  • Nasdaq: +9.3%
  • Dolar: O dólar fechou em forte alta nesta sexta-feira, cravando novo recorde histórico para um término de sessão acima de R$4,81 reais, acompanhando valorização do dólar externamente. Surpreendeu porque chegou a estar caindo 3% no dia … 19,93% no acumulado de 2020

 

**HOJE**

Tivemos o anuncio de uma massiva “ajuda” do FED. Ele está fazendo o que está nas suas mãos. Mas não está surtindo efeito e gera o receio de que “haja algo mais” … levando o mercado a especular com alguma crise de crédito.

O que o FED fez: reduziu a taxa de juros num ritmo que há muito tempo não se via…já tinha cortado 0.5pp e agora mais 1pp. Em mais de 30 anos não tínhamos visto algo parecido. Fora isso anunciou mais 700BI em compra de títulos

Horas depois do Fed, o BC japonês antecipou sua decisão de política monetária e disse que aumentará a compra de ativos, incluindo ETFs e títulos corporativos.

A verdade é que: os investidores estão lutando para digerir um fluxo incessante de notícias de queda de demanda para diversos produtos e serviços e seu impacto nas empresas…bem como o fechamento dos países e fronteiras.

Alitalia já estaria em dificuldades e talvez o governo italiano tenha que assumir seu controle.

  • China divulgou dados mostrando quedas maiores que o previsto das vendas no varejo e produção industrial em fevereiro….difícil prever algo…prod ind -13% e vendas no varejo -20%.

Bolsas na Ásia caíram na média cerca de 4%.

  • S&P futuro despenca e devolve mais da metade da alta de sexta- feira … 4.8% …atingiu limite de baixa.
  • Bolsas europeias despencam…-8.4% na Italia e França; -7% na Alemanha; -9% na Espanha;-6% na Inglaterra.
  • Juros dos treasuries também despencam, assim como petróleo e metais; dólar recua contra moedas fortes, como iene e franco suíço, mas sobe cerca de 2% contra pares emergentes do real, como rand e peso mexicano. Grandes chances de vermos o dólar a R$ 5,00 hoje novamente.

Ocidente e oriente são 2 mundos a parte. Enquanto a situação de caos e isolamento ficava restrita a Wuhan ou a China o mundo ocidente seguia sua vida normal….mas agora que afetou a vida de espanhóis, italianos e americanos chegamos no pânico! EUA vem se fechando…as coisas já mudaram aqui em Miami. Spring Break foi cancelado, estamos fazendo home office, maiores cuidados, escassez de alguns suprimentos…muito em linha com o que se imagina que chegassem algum momento.

Isso gera certo pânico…o que é totalmente compreensível….o mundo, tal qual a China, vai parar …e ninguém sabe por quanto tempo…logo é razoável supor 1 trimestre de contração da atividade….eu disse 1! Não 2 nem 1 ano inteiro … eu disse 1! E digo isso porque essa foia a realidade da China! Fora isso, como já disse aqui: temos vacinas sendo desenvolvidas; pelo que li o vírus não se desenvolve tanto no calor, e o verão do hemisfério norte vem aí; é uma gripe e as pessoas se recuperam…ela passa.

A questão aqui é saber quem sobrevive 1 trimestre sem vender, sem ter receita e tudo mais…ná dúvida a reação do mercado é apostar que ninguém sobrevive e o mundo acaba.

Bolsa brasileira indica uma abertura em forte queda … provável mais um circuit breake. Mercado voa para cá em meio ao pânico. Mais uma vez a história se repente com o Brasil sofrendo mais! O investidor brasileiro precisa ter acesso ao menos ao investimento dolarizado. Para isso a Avenue surgiu…dar acesso!

 

**BALANÇOS**

Nada

FedEx (FDX) terça; General Mills (GIS) e TripAdvisor (TCOM) na quarta; Accenture (ACN) na quinta; Tiffany (TIF) sexta.

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

One thought on “20200316 – PODCAST BOM DIA USA: FED tenta ajudar, mas mercados em queda na segunda

Leave a Reply