20200410 – PODCAST BOM DIA USA: Recorde na Semana, ETF de agrícolas e Feliz Páscoa

Podcasts
Tempo de leitura: 7 min

E para quem gosta de ler, aí está a transcrição do podcast. Esse é um podcast destinado aos clientes da Avenue. O texto aqui é apenas uma transcrição e Tais comentários não devem ser visto como qualquer tipo de recomendação de investimentos. 

 

Primeiramente gostaria de agradecer a participação dos clientes na Live na qual a gente abordou o universo de fundos imobiliários. Tivemos diversos feedbacks positivos e isso muito me alegra. Temos muita coisa para aprender e melhorar forma com que investimentos. Pra quem não conseguiu assistir fique tranquilo porque ficou gravado na aba de conteúdo do site/app da Avenue.

 

Outro detalhe importante é que hoje é feriado aqui nos EUA e a bolsa está fechada.

O Mercado estará fechado para negociações de ativos, câmbio, depósitos e retiradas. Nosso atendimento ao cliente também estará em recesso.

Os câmbios D1 feitos ontem, serão liquidados na segunda-feira (13/04). Tudo volta normalmente na segunda.

 

**ONTEM**

Tivemos mais um dia de alta na quinta com cara de sexta e de quebra mais um recorde: +12.1% em uma semana não acontecia desde 1974.

  • S&P: 1.45%
  • DJ: 1.22%
  • Nasdaq: 0.77%

O que ajudou nessa alta: ajuda do banco central americano (Fed) que, após mais um dado ruim no número de pedidos de auxílio desemprego, anunciou detalhes de mais um pacote de empréstimos e compras de ativos na ordem de 2.3 trilhões e mostrou que não está disposto a deixar a economia colapsar. Sobre o dado de desemprego, novamente tivemos um número assustador dos pedidos de auxílio desemprego: de 6.6 milhões de novos pedidos de auxílio desemprego nos EUA, levando a um total de 16.8 milhões em 3 semanas. E aí como resposta, num movimento sem precedentes, o Fed anunciou uma ajuda de 500bi a estados e municípios e expandiu seu programa de compras de ativos passando a incluir, agora, a compra de ETFs que contém títulos de dívida sem grau de investimento – high yield.

  • Ações e Setores: o setor financeiro saltou em resposta (XLF +5.4%) com destaque para as ações do Wells Fargo com +9.64%. Ainda no lado positivo, os setores Imobiliário (XLRE +5.1%), Utilidades Públicas (XLU +4.7%) e Commodities (XLB +4.3%) em alta forte. Do lado negativo, Energia (XLE -0.9%) e Tecnologia (XLK 0.0%) foram as piores performances.
  • Petróleo teve um dia super volátil! Petróleo oscilou entre uma mínima de $22.57 e uma máxima de $28.36…isso dá 25% de variação em apenas 1 dia! Isso tudo em como reação às manchetes sobre o número total de barris a serem cortados da oferta nos próximos meses. No fim, o comunicado oficial de um corte de 10 milhões de barris por dia nos próximos 2 meses decepcionou e não compensa a queda brutal da demanda das últimas semanas, cujas estimativas estão em queda de 20 a 30 milhões de barris por dia. Com isso o petróleo caiu 7.5%.
  • O dólar comercial fechou em queda de 1,02%, vendido a R$ 5,091 … menor valor de fechamento em quase duas semanas.
  • Coronavírus – tivemos notícias em tons mistos eu diria…se por um lado Espanha e Itália consideram ampliar o período de lockdown, por outro os dados de novas hospitalizações desaceleraram fortemente no estado de NY corroborando a tese de que o pico da epidemia já passou na região. Fora isso, mais uma empresa, a Pfizer, anunciou que está vendo sinais promissores de que um novo antiviral pode servir como tratamento para a doença e irá iniciar testes clínicos nos próximos meses.

 

**DESTAQUES**

ETFs DE COMMODITIES AGRÍCOLAS

Eu gusto de trazer aqui sempre temas de investimento diversos para mostrar que o mercado americano é muito completo e que o universo de ETFs pode satisfazer demandas diversas de investimentos e diversificação de carteira.

O Brasil é uma potência agrícola, mas é interessante notar que em termos de negociação dessas commodities agrícolas, o centro e a potência são os EUA. Isso porque o produto agrícola é cotado em dólar e é aqui que os grandes players, sejam produtores ou compradores, vem para fazer o chamado hedge. Muita liquidez acaba sendo um ótimo mercado para especuladores. Por isso temos ETFs que permitem exposição a algumas commodities agrícolas.

Ontem um amigo comentou acerca do milho que estaria na mínima de anos! Ainda que não seja garantia de que ele irá subir achei interessante comentar até para mostrar como é fácil investir em commodities agrícolas pela Avenue.

Começo pelo Teucrium Corn Fund (CORN). O fundo oferece exposição ao milho que é feita através dos mercados futuros. Tx de adm de 1.1% não é baixa. Ele não paga dividendos e tem exposição totalmente concentrada em um único produto obviamente. É para quem quer apostar na commoditie que cai 14% esse ano.   

Mas existem também outras alternativas nessa mesma linha, com o mesmo estilo.

Teucrium Soybean (SOYB); Teucrium Wheat (WEAT);

Ou ainda o iPath Coffee Total Return (JO) que é um ETN – Exchanged Traded Note… que funciona mais como um título de dívida que teoferece o retorno do ativo em espécie…nesse caso o café. A contraparte é o Barclays, ou seja, você corre o risco de crédito do banco Barclays nesse caso, por ser um ETN …é algo um pouco diferente do ETF.

E para quem não quer escolher, o Invesco DB Agriculture Fund (DBA) oferece uma cesta completa com cacau, açúcar, gado, café, algodão, entre outros… pra quem acredita que o agro é pop e está ligado no que está acontecendo nos diferentes mercados.

 

Disclaimer: O conteúdo deste podcast é apenas para fins informativos, não serve como recomendação de compra ou venda de qualquer título na Avenue ou em qualquer outra conta. Ele também não é uma oferta ou venda de um título. Também não são relatórios de pesquisa e não servem como base para qualquer decisão de investimento. Todos os investimentos envolvem riscos e o desempenho passado não garante resultados ou retornos futuros.

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

Leave a Reply