20200417 – PODCAST BOM DIA USA: Sexta animada e mais ações descontadas sobre seu valor de patrimônio

Podcasts
Tempo de leitura: 9 min

E para quem gosta de ler, aí está a transcrição do podcast. Esse é um podcast destinado aos clientes da Avenue. O texto aqui é apenas uma transcrição e Tais comentários não devem ser visto como qualquer tipo de recomendação de investimentos. 

**ONTEM**

A volatilidade e incerteza deram o tom ontem. O S&P500 alternou entre positivo e negativo ao menos 6 vezes, ontem!

  • S&P: +0.58%
  • DJ: +0.14%
  • Nasdaq: 1.66%

Em termos de notícias, tivemos mais um dado de pedidos de novos auxílios-desemprego com um número historicamente elevado (5.2 milhões), ainda que menor que o da semana passada (6.6mm) e menor que o esperado (5.5mm). Causou um certo desconforto no mercado pela manhã a notícia de que os $349 bilhões do pacote de ajuda a pequenas empresas chegou ao seu limite. A expansão dele pode acontecer, mas não sem intensas negociações entre republicanos e democratas em um ano eleitoral.

  • Setores… Destaque de alta para o setor de Saúde (XLV +2.2%) ainda puxado pelo bom resultado da United Healthcare (UHC +6.0%). Do lado negativo, mais uma vez o setor de Energia (XLE -4.3%) com os preços do petróleo abaixo dos $20.
  • Petróleo Petróleo – WTI 0.0% a $19.87/barril num dia calmo e sem grandes notícias.
  • O dólar emendou a quarta alta consecutiva frente ao real numa sessão que acompanhou a volatilidade nos mercados externos. BC interveio vendendo 500MM através das operações de swap. O dólar à vista fechou em 5,2565 (+0.27%).

 

**HOJE**

Hoje parece que vamos ter uma sexta-feira para comemorar. Isso porque os futuros saltaram com a notícia:

GILEAD SCIENCES (GILD)

Em matéria publicada no portal especializado em medicina e saúde STAT, vazaram detalhes de um estudo clínico sobre o remédio antiviral Remdesivir…aparentemente ele teve resultados promissores no tratamento do Covid-19. O estudo de drogas da fase 3 da Universidade de Chicago descobriu que a maioria de seus pacientes teve “recuperações rápidas de febre e sintomas respiratórios” e teve alta em menos de uma semana. Esse estudo faz parte do projeto da empresa Gilead Sciences, fabricante do remédio, que envolve mais de 2400 participantes em 152 diferentes laboratórios. Gilead não respondeu imediatamente a uma solicitação de comentário. Ações subiram 16% no after.

Fora isso os planos de abertura de Trump que consiste em 3 fases: (i) restaurantes, academias, cinemas; (ii) viagens essenciais, escolas, bares; (iii) aberto para pessoas vulneráveis.

  • Na Ásia bolsas tiveram boas altas na casa de 2% e 3%
  • Bolsas na Europa todas em altas de mais de 2%
  • Futuros apontam alta de 2.9%

 

**DESTAQUES**

BALANÇOS

Ontem: Honeywell, BlackRock, Inc., Morgan Stanley, The Bank Of New York Mellon;

Hoje: Procter&Gamble (PG); Schlumberger (SLB); Honeywell (HON)

GOLDMAN SACHS (GS)

O Goldman é o maior banco de investimentos americano, ou seja, ele não atende a PF; valor de mercado de 64Bi; P/L de 16x ; ROE de 10%. Lucro caiu 46% puxado para baixo pelos segmentos de dívida corporativa e a gestora de patrimônio; mas no mais foi compensado pela boa performance do seu segmento de trading com aumento dos volumes operados. Presidente David Solomon disse que a empresa foi “inevitavelmente afetada pelo contexto econômico” , mas se mostrou otimista com a recuperação da economia. Ação caiu 0.8% e no ano cai 24%.

MORGAN STANLEY (MS)

Morgan é o Segundo maior banco de investimento americano com 57BI de valor de mercado; P/L 7x e ROE de ~12%.

Eles não tem uma base de clientes pessoa física com cartão de crédito e empréstimos; nem investimentos pesados em ações ou dívidas corporativas como o Goldman Sachs; então suas provisões foram menores que os demais. Ainda assim, seu lucro caiu 30%. Onde ela mais sofreu foi na receita do Wealth Management que representa 50% do seu resultado.

Ação ficou praticamente estável, queda de 0.1%, mas acumula 27% de queda no ano.

 

AÇÕES BARATAS?

Seguindo nossa série de empresas do S&P500, descontadas frente ao seu valor de patrimônio, vamos ver algumas do setor de materiais básicos….ontem falei das empresas do segmento financeiro.

Lembrando que: como tudo em ação não há nada infalível e é importante lembrar que o investidor não deve tomar decisão baseado em um único indicador.

– 22 empresas do setor de materiais básicos. São essencialmente as empresas ligadas ao setor de petróleo. E aí já fica subentendido que as empresas acabam sendo “passageiras” do ambiente…ou seja, tem pouco domínio de um fator preponderante para sua operação, que é o preço do petróleo.

 

A empresa mais descontada é a Diamond Offshore Drilling (DO)… o valor de mercado da empresa é de pouco mais de 200MM e o seu valor de patrimônio líquido 3.2BI. As ações acumulam 88% de queda esse ano e estão cotadas a menos de $1, $0.88 pra ser mais exato O problema dela é de balanço e fluxo de caixa. Com 150 MM em caixa e vindo de prejuízos em 2016, 18 e 19, a empresa não possui caixa para fazer frente aos seus dispêndios. Seu valor de patrimônio é composto essencialmente de seus ativos fixos, pouco úteis e ainda questionáveis em termos de real valor. Recentemente eles já anunciaram que não vão pagar os juros de seus bonds q vencem em 2039. Risco altíssimo aqui!

 

E quais são as 3 maiores?

Exxon (XOM) com valor de mercado de mais de 170BI negocia a um desconto de 10% sobre seu valor de patrimônio. Empresa cai 42% no ano e negocia a um ROE de 7.5%. Mas a queda dos preços de petróleo obviamente impõe um receio sobre a rentabilidade futura.

A Kinder Morgan, Inc. (KMI) vale mais de 30BI na bolsa e negocia a 5% de desconto sobre seu valor de patrimônio e uma queda de 32% no ano. Ela opera essencialmente Gasodutos e oleodutos e terminais de armazenamento…são cerca de 38 mil milhas de gasodutos e oleodutos e 147 terminais. A Kinder Morgan, Inc. foi fundada em 1936 e está sediada em Houston, Texas.

Schlumberger Limited (SLB) vale mais de 21BI em bolsa e negocia com 15% de desconto sobre book e cai mais de 63% no ano. Ela é uma empresa de serviços para campos petrolíferos, fornecendo tecnologia, gerenciamento de projetos e soluções de informação que otimizam o desempenho no setor, entre outros.

 

A de maior ROE?

Southwestern Energy (SWN) apresenta o maior retorno sobre o patrimônio líquido entre as 22 – igual a 28%. Negocia com desconto de 60% sobre o VPA e vale 1.3BI. Recentemente ela soltou um resultado que surpreendeu o mercado e as ações já subiram mais de 90% desde fevereiro, fazendo valer aquela máxima que o mercado muitas vezes exagera. Ainda assim o outlook para ela não é bom. Ela é mais focada em gás natural o qual tem visto o preço cair anos seguidos; fora isso o ambiente competitivo é elevado e ela é uma empresa pequena, com pouco dinheiro em caixa e dívida alta.

 

Segunda vou comentar de:

– 14 empresas de serviços…estou falando de algumas ações de hotéis, cassinos, cias aéreas, e algumas do varejo

– 9 empresas do setor de consumer goods…são produtoras de produtos ao cliente final…

– apenas 4 empresas de tecnologia…mas estou falando da Xerox, HP, por exemplo.

 

 

Disclaimer: O conteúdo deste podcast é apenas para fins informativos, não serve como recomendação de compra ou venda de qualquer título na Avenue ou em qualquer outra conta. Ele também não é uma oferta ou venda de um título. Também não são relatórios de pesquisa e não servem como base para qualquer decisão de investimento. Todos os investimentos envolvem riscos e o desempenho passado não garante resultados ou retornos futuros.

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

Leave a Reply