CARTEIRA WILL – 20200420

Carteira do Will
Tempo de leitura: 4 min
1ª VEZ AQUI?

Primeiramente seja bem vindo! Aqui você não vai encontrar nenhuma recomendação, promessa de lucros extraordinários, ou fórmula correta para ganhar dinheiro no mercado. Aqui você sempre vai encontrar a verdade e a realidade daquilo que faço com o meu dinheiro…meus erros e meus acertos. Meus 16 anos de mercado, tudo que estudei, vivi, vi, me formaram e ainda me formam, como um cara que pode compartilhar algo que talvez possa te ajudar. Posto a minha Carteira Global, abro a minha parcela investida em ações; e a #Notbad é uma carteira teórica que criei mas me comprometi em colocar meu dinheiro nos ativos que nela constam. Quem tiver dúvida só me mandar um mail: william@bugg.com.br 

 

CARTEIRA

Bora lá! Para quem chega aqui pela primeira vez, além do parágrafo acima, sugiro ler os posts das outras semanas…tento aqui passar uma mensagem semanal…tirar alguma dúvida pertinente…comentar algo que faça sentido e que possa te ajudar na hora de montar e administrar sua carteira. Vamos a algumas coisas que podem ser interessantes:

Will tu usa algum app pra controlar tua carteira? 

Sim, um bem antigo chamado excel! Rs. Não uso não…só o bom e velho excel…velha guarda…sabe como é ne.

Will tu tem reserva de emergência? 

Gosto de manter 6 meses de meus gastos correntes. Atualmente meu caixa está maior do que deveria, diga-se de passagem. Pretendo enviar parte dele para o exterior.

Will onde tu investe a reserva de emergência? 

Sinceramente acho isso menos importante. Foco de qualquer reserva de emergência é estar ali disponível para quando precisar. Dito isso, o mais impotante é liquidez! Se liquidez é o mais importante, retorno fica em segundo plano. Nos EUA $ de reserva rende praticamente zero! No Brasil 3% a 4% menos impostos…logo, é praticamente o mesmo que a inflação!

Will tu espera o câmbio baixar para enviar recursos? 

Como todo brasileiro eu caio nessa esperança inútil….então a resposta é sim. Mas já me convenci que ao fazer isso estou errado, pois perco oportunidades….ativos que sobem 10%, 15% no exterior, enquanto eu espero o dólar cair 3% ou 4%.

 

 

AÇÕES

Não fiz nenhuma movimentação essa semana.

Destaque absoluto para as ações de MYPK3 com alta de mais de 25%! Confesso que nada de novo no ativo…as notícias de aumento de participação da Blackrock na empresa e redução da família, não foram novidades dessa semana….elas se juntam a gestora Alaska que em fevereiro aumentou posição no ativo. Fora isso estava e está muito barata! Mas isso eu tenho falado há algum tempo já na real.

Outra que foi bem foi a JBSS3 com alta de 12%. JBS está na carteira pelo bom cenário do setor, pelo foco em alimentos e por ser uma exportadora que se beneficia de um dólar mais apreciado. Algo que você lê em qualquer lugar. Não por acaso ela aparece em diversas carteiras recomendadas por aí. Penso que essa semana ela apenas recuperou.

Na ponta negativa, me chamou atenção ALSO3 que caiu 4% sendo a pior performance do setor de shoppings e properties. Não vi motivo para isso e, para essa semana, penso em aumentar posição nela.

Ah e saiu um comentário interessante no Brazil Journal sobre a LIGT3…parece que não sou só eu que vê valor na empresa: confere.

 

#NOTBAD

Viramos! Mês está no meio, mas como é boa a sensação de estar acima do índice! Torcer para se manter assim! Aliás tem ativo que a meu ver poderia ter performado muito melhor…mas é assim mesmo, nem todos performam como imaginamos…mas teve coisa que andou bem!

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

4 comments

  • Boa noite, Will. Acompanho seu site, pois sempre o achei coerente, além de produzir bons conteúdos. Entretanto, não achei honesto quando, ao criar a “nova carteira” notbad, com mais ativos, a alteração do preço de entrada das ações que já possuía. BBSA3, MYPK, COGN3, como exemplo, com enormes prejuízos, agora aparecem como se tivessem dando um baita lucro.

    • Eu não tenho como saber o preço de entrada de cada um, então posto como se a carteira fosse remontada todo mês, com os preços de fechamento do mês anterior.
      Mas na virada do mês consolido e apresento a performance acumulada da carteira, que leva em conta a perfoermance fraca até então.
      Consegui explicar?
      abs

Leave a Reply