20200421 – PODCAST BOM DIA USA: Entendendo o Petróleo e empresas conhecidas negociando abaixo do patrimônio

Podcasts
Tempo de leitura: 8 min

E para quem gosta de ler, aí está a transcrição do podcast. Esse é um podcast destinado aos clientes da Avenue. O texto aqui é apenas uma transcrição e Tais comentários não devem ser visto como qualquer tipo de recomendação de investimentos. 

Hoje temos uma live as 19hs comigo onde vamos falar do universo de ETFs

**ONTEM**

PETRÓLEO

O dia teve um personagem principal. Não foi corona, não foi a volatilidade, não foi o S&P…o petróleo roubou totalmente a cena. Como assim preços de petróleo negativos? Pode isso Arnaldo? Vamos entender… “a regra é clara”

O petróleo é negociado em contratos, os quais preveem a entrega física da commodity. Existe um contrato que expiraria hoje então muitas corretoras impedem (com razão!) muitos investidores a operá-lo nos últimos dias de negociação, ou ainda, exigem a execução dele…a sua liquidação, seja ao preço que for…foi um movimento essencialmente técnico e descorrelacionado do real fundamento, afinal, ninguém vai pagar para alguém comprar seu petróleo. De qualquer forma, o mercado como um todo já vinha rolando para o próximo vencimento do futuro, o de Junho, e esse contrato de Maio já vinha percebendo a diminuição do volume e contratos em aberto…

Obviamente que tudo isso aconteceu e tem sua fundamentação e origem no atual desbalanceamento entre oferta e demanda aliado à dificuldade de armazenamento de barris… a capacidade de armazenamento já vem se exaurindo… dado que o mundo parou e acaba “não precisando” do petróleo agora. O contrato que expira hoje fechou a inimagináveis -$37.63 (sim, preço negativo!), chegando a negociar a -$40.32 nas mínimas do dia.

Impacto no USO.

O USO usa uma estrutura de investimento em diferentes contratos…normalmente concentrando no mais líquido, no caso o do mês seguinte e fazendo a rolagem ao longo do mês. Portanto, ele não pegou todo esse movimento de queda. Ainda assim, ele caiu cerca de 11% ontem.

 

  • S&P: -1.79%
  • DJ: -2.44%
  • Nasdaq: -1%
  • Setores… todos os setores em baixa com Saúde (XLV -0.8%) e Comunicações (XLC -0.9%) sendo os que sofreram menos e Utilidades Públicas (XLU -3.8%) e Imobiliário (XLRE -3.7%) os mais negativos.
  • O dólar fechou em alta nesta segunda-feira (20), a R$ 5,30,

 

**HOJE**

  • Corona: até agora temos 2.4 milhões de casos confirmados no mundo e 169 mil mortes. Continua a tendência de redução no número de casos, mortes e internações nas principais regiões atingidas pela pandemia. Em NY o número de mortes, caiu para 478 nas últimas 24hrs, o menor número desde o início do mês e a sexta queda consecutiva. Na Alemanha, as lojas não essenciais de até 800 metros quadrados começaram a reabrir.
  • Asia com bolsas em baixa…japão -2%, HK -2.2%
  • Europa em queda de cerca de 2%
  • Futuros americanos apontam queda de mais de 1%

 

**DESTAQUES**

BALANÇOS

Essa semana 85 das 500 empresas do S&P reportam seus números.

Ontem: Halliburton, IBM,

Hoje: Coca-cola, Netflix, Phillip Morris, Prologis, Lockheed Martin, Chubb, Chipotle,

 

AÇÕES BARATAS?

Vamos encerrar hoje nossa série de empresas do S&P500, descontadas frente ao seu valor de patrimônio, hoje bens de consumo e tecnologia. Lembrando que: como tudo em ação não há nada infalível e é importante lembrar que o investidor não deve tomar decisão baseado em um único indicador.

 

Tecnologia:

Caracteristica comum entre elas é que não se encontram no edge…na fronteira tecnológica nem em segmentos “do momento”

– HP (HPE), vale 12BI ; 0.71x book; -40%

– Xerox (XRX) vale 3.8 BI ; 0.69x book ; -51%

Ambas estavam envoltas numa possível fusão. Na verdade a xerox querendo comprar a HP, mas desistiu em parte colocando a culpa no Corona…mas talvez o preço tenha ficado muito salgado comparativamente aos patamares atuais. Eles já tinham acertado com um consórcio de bancos empréstimos de $24BI…não será mais necessário. O conselho da HP em nenhum momento concordou com a oferta e pelo contrário vinha adotando medidas para não deixar a Xerox tomar controle.

– CenturyLink (CTL) vale 11 BI ; 0.51x book ; -23% ; oferece serviços de rede, comunicação (ligação local e longa distância), serviços de banda larga…em especial para residências e pequenos negócios…talvez isso explique a fraca performance no ano.

– First Solar (FSLR) vale 4 BI ; 0.85x book ; -27% ; A First Solar fornece placas energia solar fotovoltaica (PV) nos Estados Unidos e internacionalmente. Ação caiu muito depois de um relatório de um analista chamando atenção a sua fraca posição de caixa e também questionando que suas plantas de produção teriam sido duramente afetadas pelo corona. A empresa não se manifestou e os investidores venderam… Fora isso, no pacote de socorro do governo americano o setor de energias renováveis acabou ficando meio que de fora. Em suma foi isso.

 

Bens de Consumo

Kraft Heinz (KHC); 0.69x book ; ações chegaram a estar caindo 36% esse ano, mas vem se recuperando e caem apenas 9%…mas quem olha mais a longo prazo ve q suas ações já caem desde 2017 quando chegaram a valer $100. Dificuldade em se adaptar e criar novos produtos…dificuldades na integração…historia é longa.

GM (GM) ; 0.77x book ;-38%

Ford (F) ; 0.59x book ; -46% ; assusta pois tem 23BI em caixa, mas 156 BI de dívida…dívida liquida de 133BI. Sua geração de caixa operacional nos últimos anos foi algo em torno de 17BI…dívida já eh algo como 7x sua geração de caixa…e se considerar que esse ano deve gerar muito menos, a situação complica.

Molson Coors (TAP) ; 0.7x book ; -19% ; A empresa percebeu uma pausa abrupta em várias linhas importantes de receita… o fechamento generalizado de restaurantes e bares, cancelamento de eventos esportivos, shows e quase todas as outras formas de entretenimento público em mercados importantes, como os EUA e o Canadá. Isso afetou a empresa e suas ações.

PVH Corp (PVH) ; dona das marcas Tommy Hilfiger, Calvin Klein e dona da licença do uso da Michael Kors; 0.51x book ; -61%

 

Disclaimer: O conteúdo deste podcast é apenas para fins informativos, não serve como recomendação de compra ou venda de qualquer título na Avenue ou em qualquer outra conta. Ele também não é uma oferta ou venda de um título. Também não são relatórios de pesquisa e não servem como base para qualquer decisão de investimento. Todos os investimentos envolvem riscos e o desempenho passado não garante resultados ou retornos futuros.

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

Leave a Reply