Setor de robótica – Conhecendo 3 empresas.

Bolsas, Empresas EUA, Lá Fora
Tempo de leitura: 10 min

Bom, no ultimo post tentei passar uma visão geral do setor de robótica e como se expor à tese através de fundo passivo, visto que é um setor extremamente amplo em suas aplicações. No post de hoje buscarei mostrar algumas empresas que permitem o investidor se expor diretamente à tese de robótica em setores completamentes distintos!


IROBOT (NASDAQ:IRBT)

IRobot Corporation foi fundada nos Estados Unidos em 1990 nos por Rodney Brooks após atuar como diretor do Laboratório de Inteligência Artificial do MIT. A IRobot atualmente é uma empresa totalmente focada em soluções domésticas, porém por muitos anos foi um importante desenvolvedor de tecnologia para o exército americano, criando robôs para remover minas e reconhecimento do território inimigo, por exemplo.

Hoje em dia o aspirador de pó autônomo Roomba é carro chefe da companhia – foto abaixo. Líder no mercado de aspiradores de pó autônomos com 82% do marketshare nos Estados Unidos, 61% na Europa, Oriente médio e África, 64% no Japão. Olhando o mercado global a empresa possui 52% do mercado (70% se excluirmos a China).

 

 

Essa posição de liderança faz com que a empresa esteja muito bem posicionada para capturar o crescimento orgânico do mercado robôs domésticos. Além disso, o potencial de crescimento da iRobot não se restringe apenas aos aspiradores de pó autônomos. Ela planeja expandir as vendas de seus esfregões de chão e cortadores de grama robóticos – foto abaixo.

 

Abaixo segue a performance das ações nos últimos 5 anos. Fica muito claro o impacto da escalada da guerra comercial. Em setembro de 2018 o governo Trump impôs uma tarifa de 10% a uma série de produtos fabricados na China. Como a maioria dos produtos da iRobot é produzida lá, a empresa foi afetada diretamente fazendo com que o preço das suas ações se desvalorizasse mais de 50%. O ano de 2019 foi difícil para a iRobot. Apesar disso, a empresa já vinha buscando maneiras de diversificar sua cadeia de suprimentos e anunciou no final de 2019 que irá iniciar a produção na sua planta da Malasia em 2020, antes do programado inicialmente. Dessa forma a empresa pretende se proteger de qualquer nova taxação aos produtos importados da China.

 

Em suma, o iRobot oferece aos investidores uma maneira de lucrar com a adoção pelo consumidor da tecnologia de robôs domésticos. As perspectivas de ações da iRobot são mais dependentes da penetração no mercado e adoção tecnológica do que na economia geral ou no que está acontecendo no setor automotivo ou na fabricação na China.

 

Intuitive Surgical (NASDAQ:ISRG)

A Intuitive Surgical é uma empresa americana fundada em 1995 com o objetivo de criar “sistemas inovadores assistidos por robótica que ajudam a capacitar médicos e hospitais para tornar a cirurgia menos invasiva do que uma abordagem aberta” em outras palavras: ajudar médicos em cirurgias complexas e de alto risco. O da Vinci, carro chefe da empresa se tornou o primeiro sistema aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) para ajudar os médicos a realizar cirurgias laparoscópicas em geral. Laparoscópia é uma via de acesso cirúrgica minimamente invasiva que tem os benefícios de menor trauma cirúrgico, menor sangramento intra-operatório, menos dor pós-operatória, diminuição da quantidade de analgésicos após a cirurgia, entre outros.

Nos 24 anos desde então, o especialista em cirurgia robótica colocou quase 5.000 de seus sistemas em hospitais em todo o mundo e ajudou em mais de 6 milhões de procedimentos cirúrgicos.

 

 

Mesmo com todo o seu sucesso, no entanto, o melhor ainda pode estar por vir. Estima-se que apenas cerca de 2% dos procedimentos cirúrgicos atualmente realizados contam com o auxílio de um sistema robótico. Embora nem todos os procedimentos se necessitem de um robô, isso ilustra a enorme oportunidade que resta. Mesmo que os rivais trabalhem para desenvolver um produto concorrente, a Intuitive Surgical tem mais de duas décadas de experiência e propriedade intelectual para ajudar a proteger sua liderança.

Um dos aspectos mais impressionantes da oportunidade da Intuitive Surgical é o modelo de receita recorrente. Cada novo procedimento precisa dos instrumentos e acessórios necessários e, nos últimos anos, a empresa começou a oferecer um programa de arrendamento operacional para seus sistemas, o que ajudou a impulsionar seu crescimento.

A pole position no setor, as décadas de propriedade intelectual e receita recorrente trouxeram um impacto positivo nas ações da empresa que tiveram alta de 236,4% nos últimos cinco anos, enquanto o S&P 500 subiu “apenas” 61,4% no mesmo período – vide gráfico abaixo. Apesar de ter cerca de duas décadas, o sistema da Vinci da Intuitive Surgical continua a progredir, e a impressionante corrida da empresa no mercado provavelmente não terminou, visto que existem uma série de procedimentos cirúrgicos que ainda não são cobertos pelos seus robôs.

 

 

 

Deere (NYSE: DE)

A Deere, fabricante de equipamentos para máquinas agrícolas e de construção, pode não ser o primeiro nome que vem à mente ao analisar as ações de robótica; no entanto, a Internet das Coisas (IoT) e o crescente uso da automação serão os principais impulsionadores do crescimento da Deere no futuro.

O principal negócio da empresa são máquinas agrícolas. Para deixar claro, uma empresa que opera no setor agrícola será sempre suscetível aos caprichos da indústria, afinal, a demanda por máquinas agrícolas é impulsionada pela renda dos agricultores e pelos preços dos seus produtos. A demanda também é impulsionada por um ambiente comercial global saudável, e os investidores viram em 2018 e 2019 que o a guerra comercial via tarifas pode impactar a demanda final.

Dito isto, a Deere é uma líder clara no mercado de agricultura de precisão. As soluções da empresa, que incluem sensores IoT, computadores de bordo e soluções telemáticas, permitem que os agricultores mantenham e guiem melhor os equipamentos agrícolas. Por meio de sua tecnologia de orientação automatizada, os agricultores podem coletar e analisar dados para melhorar o desempenho, gerenciando e orientando remotamente os equipamentos. Os agricultores podem até controlar o plantio e a semeadura!

 

Drone de serviço pesado para agricultura. Crédito: JohnDeere / Volocopter

 

As taxas de aceitação da tecnologia foram impressionantes. A administração observou em seus ganhos de 2018 que “Introduções recentes de hardware de precisão demonstraram um valor econômico significativo para as operações agrícolas e, em alguns casos, já alcançam taxas de aceitação superiores a 50%”. Isso significa que mais da metade dos clientes capazes de adotar as soluções de tecnologia de precisão estão fazendo isso. Consequentemente, a Deere tem a chance de expandir as vendas e, possivelmente, também as margens.

Outro motivo pelo qual a Deere merece uma atenção dos investidores em robótica é justamente porque o crescimento abrangente das vendas depende de preços como safras e renda dos agricultores.

Abaixo, segue performance da companhia nos últimos 5 anos.

 

Fica evidente que independente do setor, uma das maneiras que se dará a busca por eficiência será através da inovação e automatização de produtos, serviços ou meios de produção. As opções são infinitas assim como as maneiras de se expor à tese.

That’s all folks!

 

Romero Oliveira.

 

Disclaimer
Os relatórios e/ou em qualquer conteúdo de análise e recomendação providos pelo Bugg possuem caráter meramente informativo e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o usuário a tomar sua própria decisão de investimento, não devendo ser considerado como uma oferta para compra ou venda de ativos. Os editores responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos da Instrução CVM nº 598/18,que as recomendações do relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradasde forma independente. Além disso, os instrumentos financeiros discutidos neste relatório podem não ser adequados para todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento,a situação financeira ou as necessidades específicas de um determinado investidor. A decisão final em relação aos investimentos deve ser tomada por cada investidor, levando em consideração os vários riscos,tarifas e comissões.

2 comments

Leave a Reply