20200430 – PODCAST BOM DIA USA: 7 resultados comentados – Tesla, Facebook, Microsoft, Mastercard, Starbucks, Boeing e Hasbro

Podcasts
Tempo de leitura: 10 min

E para quem gosta de ler, aí está a transcrição do podcast. Esse é um podcast destinado aos clientes da Avenue. O texto aqui é apenas uma transcrição e Tais comentários não devem ser visto como qualquer tipo de recomendação de investimentos. 

**ONTEM**

Mercados reagiram muito bem a notícia que saiu pela manhã. A Gilead (GILD +5.7%) divulgou que os primeiros testes com seu antiviral, Remdesivir, havia obtido sucesso em seus primeiros testes clínicos e os dados foram passados à Casa Branca. Comentários tanto do presidente Donald Trump quanto do Dr. Anthony Fauci indicaram que os números são promissores e diminuem o tempo de recuperação ao “bloquear o vírus”.

  • S&P: 2.66%
  • DJ: 2.21%
  • Nasdaq: 3.57%
  • Economia: tivemos o PIB americano caiu 4.8% no 1T20, ante uma expectativa dos analistas de -4%, sendo a primeira queda do PIB desde o 1T14 (-1.1%). Consumo, que representa 67% do PIB, caiu 7.6% e marcou a maior queda desde 1980. À tarde, o Fed manteve as taxas de juros em 0% e 0.25% e afirmou que a economia vai precisar de mais estímulos.
  • Petróleo: WTI de junho subiu 22% com estoques menores que o mercado estava prevendo e sendo o último dia de venda do ETF USO que vem ajustando sua posição…comentei aqui essa semana.
  • Dolar: esse maior apetite a risco foi refletido no dólar que fechou em queda contra o real pelo terceiro dia consecutivo….algo que já comentei aqui…vc espera o dólar cair e eventualmente ele cai, mas vai pagar mais caro nas ações! Dólar comercial caiu 2,9% e fechou cotado a 5,355.

 

**HOJE**

  • Corona: Total de 3.1 milhões de casos confirmados no mundo e 224 mil mortes. O número de novos casos confirmados nos EUA aumentou 2.7%, alta em relação aos 2.5% de ontem porém ainda abaixo da média registrada na semana passada, de 3.3%.
  • Asia bolsas fecharam todas positivas, destaque para Índia subindo mais de 3%
  • Europa em tons mistos com altas na Alemanha e França, e queda na Espanha, Itália e UK.
  • Futuros apontam altas de 0.3%

 

**DESTAQUES**

BALANÇOS

Ontem: Microsoft, Facebook, Mastercard, Tesla, AMT, Boeing, GE, CME Group, Starbucks, Hasbro

HOJE:  Amazon, Apple, Visa, Comcast, McDonalds, ICE, Moodys, KraftHeinz

 

Tesla (TSLA)

Surpreendeu o mercado reportando o primeiro lucro da sua história no sazonalmente fraco 1T. Lucro ajustado de $227MM ($1.24/share) ante um prejuízo de $2.9 de 1 ano atrás. Vendas cresceram ~32% para quase $6BI.

Ações da Tesla repercutiram bem subindo mais de 8% no after e isso depois da alta de 4% ontem. Tesla vale 147BI.

No entanto, o 2T promete ser mais desafiador pelas paradas nas suas plantas, que deve atrasar as entregas dos seus carros e consequentemente vendas. O lockdown foi duramente criticado por Elon Musk que chegou a comparar isso com facismo. Eles inclusive não citaram o corona no seu release de resultado. Fora isso, com a desaceleração econômica aliado a queda no preço da gasolina, tem-se o receio de que a disposição do consumidor em adquirir um Tesla seja afetda. Musk reafirmou grandes expectativas com as vendas e entregas do seu SUV o modelo Y, além da capacidade da empresa em produzir e entregar 500 mil veículos esse ano. Não deve acontecer por conta do corona, mas a capacidade instalada tem. Ressaltaram ainda que contam com uma posição de caixa favorável de mais de $6BI. Ações +86% YTD.

 

Facebook (FB +6.2% no dia e mais 9% no after-market)

Facebook soltou números acima do esperado pelo mercado e suas ações reagiram subindo bem. Ontem suas ações subiram 6.2% e no after mais de 9%! No ano as ações caem 7.4%…deve zerar isso hoje.

Principais métricas:

  • Receita da empresa chegou a US$ 17,74 BI, um aumento de 18% ante o 1T19.
  • 99 bilhões de usuários mensais ativos na sua família de apps…crescimento de 3.5% ante o trimestre anterior.
  • Cresceu base de usuários nos EUA e Canadá para 195MM de usuários ativos diários.
  • Receita média por usuário de $6.95 um aumento ante o 1T19 e queda frente ao 4T19.
  • Lucro por ação de $1.71…um pouco aquém do esperado que era $1.75.

O Facebook disse que viu um declínio acentuado na receita de anúncios em março devido à pandemia de coronavírus, e também disse que as primeiras semanas de abril começaram a mostrar “estabilidade”, injetando otimismo nas ações.

Ainda assim, Mark Zuckerberg disse que continua muito preocupado com o fato de que as conseqüências econômicas da pandemia de coronavírus durem mais do que as pessoas estão prevendo atualmente. Ou talvez, tenha interesse nisso, afinal eles viram 800 milhões de usuários ativos diários em lives no Facebook e Instagram.

FB conta com mais de 60BI em caixa que é ~10% do seu valor de mercado.

 

Microsoft (MSFT +4.5% no dia e mais 2.5% no after-market)

Microsoft bateu estimativas de receita e lucro do mercado e suas ações subiram 2.5% no after, depois da alta de 4.5% ontem. No ano já acumula +10% com a empresa valendo $1.3 Trilhão. Eles contam ainda com 137BI em caixa.

Receitas cresceram 15% para $35BI ante 34 esperado pelo mercado. Lucro de $1.4/share

Eles viram receitas do seu serviço de armazenamento na nuvem saltar quase 60%, além do uso do Microsoft Teams que alcançou 75MM de usuários diários. Houve ainda 39,6 milhões de assinantes de consumidores no pacote de aplicativos Office 365, um aumento de cerca de 16% em relação ao ano passado – o crescimento mais rápido desde o 3T18. Por outro lado, nas últimas semanas viram uma forte redução na demanda pelo seu software Windows particularmente em pequenos e médios negócios, além de redução na receita de publicidade com o seu Linkedin. Fora isso citaram dificuldades de supply chain para alcançar os números desejados de vendas das suas devices – Microsoft Surface.

 

Mastercard (MA)

Ações subiram 6% ontem e caem 7% no ano. Resultado superou as estimativas dos analistas em termos de lucros e receitas – $1.83/share e $4BI. Volume de transações cresceu 8% e $1.6Trilhões! Mas e o lockdown? De fato, afetou a empresa. Volume de transações nas 2 primeiras semanas de abril caiu 26% no US e 33% no resto do mundo. Mas esses números já mostraram melhora e o management da empresa fez questão de ressaltar isso. “Embora haja reviravoltas no caminho, vimos sinais precoces de estabilização dos níveis de gastos e estamos confiantes de que sairemos ainda mais fortes”. Fora isso a confiança foi ressaltada pelas mudanças que talvez vieram pra ficar… “”Vimos um aumento dramático no comércio eletrônico nesses tempos de baixa mobilidade e esperamos que algumas dessas tendências persistam após o término da crise”. Empresa vale ~280 BI e negocia a 32x lucros mas com um retorno e margens de lucro bastante elevadas. Um exemplo do caro que fica ainda mais caro!

 

Comentários rápidos…

  • Starbux (SBUX): A Starbucks entregou um resultado com receitas acima do previsto, mas com um lucro de $0.32/share, $0.02 abaixo do consenso. SSS caiu 10% também acima do esperado. Empresa comentou q próximo trimestre tende a ser ainda pior, mesmo com a reabertura e a boa recuperação de vendas na China. Ações caíram 2% e acumulam 14% no ano.
  • Boeing (BA): A Boeing reportou prejuízo de US$ 1,70/ação, número acima dos $ 1,61 esperados pelo mercado. Receitas também abaixo das estimativas. Mas o mercado gostou do anunciou de planos para reduzir as taxas de produção de jatos comerciais e reduzir a folha de pagamento e as ações saltaram 6%. Mas vale lembrar que papel tinha caído 58%.
  • Hasbro (HAS): A dona do Monopoly, Trasnformes e GI-JOE viu suas ações caírem mais de 6% ontem e acumulam 30% no ano. Empresa entregou um lucro de $0.57/ação número esse 1 centavo abaixo do consenso de mercado e com receitas também abaixo. Negocia a 15x lucros; ROE de 21% e tem 500MM de caixa líquido.

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

Disclaimer: O conteúdo deste podcast é apenas para fins informativos, não serve como recomendação de compra ou venda de qualquer título na Avenue ou em qualquer outra conta. Ele também não é uma oferta ou venda de um título. Também não são relatórios de pesquisa e não servem como base para qualquer decisão de investimento. Todos os investimentos envolvem riscos e o desempenho passado não garante resultados ou retornos futuros.


Leave a Reply