20200513 – PODCAST BOM DIA USA: Governo comprando ETFs? Uber comprando a Grubhub? Receitas da Logitech em alta? Confira

Podcasts
Tempo de leitura: 7 min

E para quem gosta de ler, aí está a transcrição do podcast. Esse é um podcast destinado aos clientes da Avenue. O texto aqui é apenas uma transcrição e Tais comentários não devem ser visto como qualquer tipo de recomendação de investimentos. 

**ONTEM**

Novamente vimos algo que vem se tornando corriqueiro nos últimos dias… o mercado perder força e entregar as altas no fim do dia. Tivemos as declarações do Dr. Anthony Fauci, consultor da Casa Branca, alertou no Congresso sobre os riscos da reabertura precipitada da economia afirmando que a disponibilidade de uma vacina pode demorar ou até mesmo potencializar o vírus.

Mas é sempre muito difícil de explicar esses movimentos da bolsa no intraday … porque nem sempre são fatos ou notícias novas que determinam isso. Poderia-se elencar alguns fatores como: 1) as tesourarias são proibidas de efetuar recompras no final do pregão; 2) os grandes dealers de derivativos costumam zerar seus riscos no final do dia; e 3) e o fato de muitos investidores não desejarem ficar posicionados com receio de que algum comentário ou tweet no meio da noite possa afetar o desempenho de suas posições. Ou ainda como os mais experientes de defensores do value investing nos ensinam, é melhor nem entender os movimentos de curto prazo.

  • DJ: -1.89%
  • S&P: -2.05%
  • Nasdaq: -2.06%
  • Setores: Todos os setores em baixa. Destaque negativo para Imobiliário (XLRE -4.8%). Com quedas menos acentuadas, setores defensivos: Consumo não-Discricionário (XLP -0.8%) e Utilidades Públicas (XLU -0.9%).
  • Petróleo: WTI Julho +5.0% a $26.33/barril …num dia calmo nos mercados de petróleo com o sentimento de que o balanço entre oferta (cortes de produção) e demanda (reabertura gradual da economia) irão normalizar a curva de preços e ajustar a falta de espaço de armazenagem.
  • Dólar cravou novo recorde histórico de fechamento nesta terça-feira, em alta de 0,71%, a R$ 5,86 abandonando queda do início do dia. Motivos? Além da virada no cenário externo, mercado reagiu a notícias sobre o conteúdo de vídeo de reunião ministerial a qual o presidente Jair Bolsonaro teria dito que, se não pudesse trocar o superintendente da Polícia Federal no Rio, trocaria o diretor-geral da corporação e o próprio ministro da Justiça. Isso aumenta o desgaste e ruído político. Bolsa brasileira encerrou o dia na mínima e embalou o Dólar.

 

**HOJE**

  • Corona: 4.2 milhões de casos confirmados no mundo e 290 mil mortes. Nos EUA o número de novos casos aumentou 1.4% para 1.36 milhão, número levemente acima de ontem (1.3%) e abaixo da média semanal (1.9%).
  • Asia tons mistos com Japão, Cingapura e HK em queda; e alta na Índia e China.
  • Europa bolsas todas em queda na casa de 1.5% … tivemos os dados de PIB inglês caindo 2%
  • Futuros apontam recuperação com altas de 0.5% … hoje temos a fala do Powell as 10h

 

**DESTAQUES**

 Governo comprando ETFs?

Ontem começou, oficialmente, o programa compra de títulos corporativos e ETFs pelo Fed. A operacionalização dos ETFs se dará pela Blackrock e o FED comprará ETFs que detêm títulos de empresas que anteriormente foram classificadas como grau de investimento, mas que foram rebaixadas para especulativas, principalmente nos casos em que esses rebaixamentos ocorreram devido à crise do coronavírus. Obviamente o FED não especificou quais os ETFs poderia comprar. O fundo LQD, o maior e mais líquido desta classe de ativos (bonds investment grade), subiu 1% na contramão dos mercados de ações. O VCLT que é long term da Vangard também subiu 1% e o VCSH de short term da vangard subiu 0.3%. Já o JNK e o HYG que investem no chamado high yield ou em títulos não investment grade caíram 0.05% e 0.13%.

 

GrubHub (NYSE: GRUB)

A Grubhub fornece uma plataforma on-line e móvel para pedidos de coleta e entrega de restaurantes nos Estados Unidos. As ações da empresa saltaram mais de 30% ontem com as notícias de que a Uber está interessada em comprar a empresa. A oferta da Uber vem meses depois que outros pontos de venda informaram que o serviço de entrega de comida Grubhub contratou consultores para explorar opções estratégicas, incluindo uma possível venda. As ações da Uber subiram 7% com as notícias. A grubhub vale $5.6BI na bolsa americana e uma dívida líquida de US$ 200MM. Apesar do momento favorável, seulucro veio caindo de 2017 para cá e ano passado reportaram prejuízo.

 

Logitech (LOGI)

Para falar de empresas variadas e não ficar somente nas conhecidas eu busco trazer algumas diferentes. A Logitech é uma empresa suíça negociada nos EUA. Empresa vale 8.5BI, com um ROE de 23%, elevada liquidez e negocia a 30x lucros. A empresa fabrica e comercializa diversos produtos acessórios para computadores e celulares – alto-falantes, fones de ouvido para PC, mouses, teclados, webcams, mouses, touchpads A empresa foi fundada em 1981 e está sediada em Lausanne, Suíça. A empresa reportou um aumento de mais de 23% na receita operacional do último trimestre e um salto de quase 14% nas vendas, já que a fabricante de periféricos de computadores se beneficia do aumento do trabalho em casa. No ano suas ações sobem 9% e mostram que muitas vezes cabe a gente olhar em volta que talvez possamos encontrar uma empresa interessante para investir.

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

Disclaimer: O conteúdo deste podcast é apenas para fins informativos, não serve como recomendação de compra ou venda de qualquer título na Avenue ou em qualquer outra conta. Ele também não é uma oferta ou venda de um título. Também não são relatórios de pesquisa e não servem como base para qualquer decisão de investimento. Todos os investimentos envolvem riscos e o desempenho passado não garante resultados ou retornos futuros.


Leave a Reply