20200615 – Tônica da Semana: TEM ONDA DE CORONA E DE DINHEIRO NO MERCADO…QUEM GANHA?

A Tônica
Tempo de leitura: 11 min
ACERTEI? ERREI? 

Há 2 semanas atrás expus meu sentimento de cautela com a bolsa – link para o post. Estava receoso. Acertei? Tal qual comentei no post da Carteira Will:

“Se você estava certo na hora errada, você estava errado!” (Autor: sabedoria popular) 

Então posso dizer que eu errei novamente? De certa forma sim … Errei por 1 semana…demorou um pouco mais até o mercado tomar um belo jab no queixo…abaixo o mercado indo pra cima e tomando o contragolpe…Rs

 

sylvester stallone fight GIF by Rocky

 

De fato a pancada foi forte…em especial nos EUA…numa bela quinta-feira o mercado acordou para a possibilidade real de uma segunda onda da covid…o pancadão foi forte:

 

 

Como diria a IZA e o Falcão…

E eu levanto a mão pro alto e grito
Vem comigo quem é do bonde pesadão!
Ooh ooh-ô-oh
Som pesadão, pesadão-dão
Ooh ooh-ô-oh

 

SEGUNDA ONDA VEM AÍ? 

Confesso que não faço ideia! Mas tenho lido algumas coisas que me deixam sim receosos:

 

China tem 57 novos casos de Covid-19, maior número desde abril

A China informou neste domingo (horário local, noite de sábado, 13, no Brasil) ter detectado 57 novos casos de coronavírus, que causa a doença Covid-19, o número diário mais alto desde abril, gerando preocupações de uma segunda onda da doença no país, disse a France Press de acordo com o G1.

EUA: casos de coronavírus se alastram

Novos casos de coronavírus e hospitalizações estão se espalhando pelos Estados Unidos. Alabama, Flórida e Carolina do Sul reportaram números recordes de novos casos. Oklahoma também confirmou novos casos recordes, pelo segundo dia consecutivo. Arizona e Nevada revelaram números preocupantes, assim como Louisiana.

E algumas notícias:

E tem várias outras…cito apenas essas como exemplos. Sim, são notícias e elas sempre buscam nos assustar/impactar para ganhar nosso clique. Não sei o quanto isso vai se alastrar, mas é um fato que estamos tendo um aumento de pessoas infectadas o que, A MEU VER, pode sim afetar a recuperação da economia. Digo isso nem tanto pelas medidas adotadas pelas autoridades (lockdown ou não)…mas sim pela reação das pessoas em, talvez, frearem o retorno ao normal – gráficos abaixo mostram que as coisas começavam a se recuperar andavam bem.

 

 

Mas os dados da China agora pela manhã foram um belo banho de água fria nos mais otimistas com a recuperação. Produção industrial segue se recuperando, mas abaixo do esperado … e dados de vendas no varejo horroroso!

 

 

Outro ponto que me preocupa é que essa incerteza, A MEU VER, a possível segunda onda não estava precificada nas bolsas até agora. Fato é que no primeiro dia que se especulou cm uma segunda onda, vimos o S&P despencar mais de 5%! 

 

PESADÃO NO BRASIL? 

Como se não bastasse, quando as coisas pioram fora, o Brasil inventa algo…um problema pra chamar de seu.

O Secretário do Tesouro, Mansueto de Almeida, vai deixar o Governo no final de julho, pondo fim a quatro anos de contribuição ao setor público… Leia mais em:

https://braziljournal.com/breaking-mansueto-deixa-o-tesouro-em-julho-fiador-do-ajuste-e-paulo-guedes

Manuseto é um cara que sabe muito das contas públicas…um craque na sua área…é como se o meu Grêmio perdesse o Geromel … Manuseto não era o camisa 10 da Economia…esse é Guedes…mas é, sem sombra de dúvidas, um craque na sua área….sua saída A MEU VER, é algo ruim sim! Especialmente pelo timming…se fosse daqui uns 6 meses talvez, quando quiçá o pior do corona já terá passado…Como se não bastasse, muda numa área sensível…a economia! Abre espaço para especulações do tipo “Guedes dura mais x Meses” … Confesso que fiquei chateado, por mais que já se fale num nome técnico e também competente para o seu lugar.

 

UM PARÊNTESES: É HORA DE PROTEGER A CARTEIRA?

Comentei no post da Carteira Will o porquê eu acho complicado ou até mesmo improdutivo essa ideia de ficar tentando acertar o timmingo do mercado. Uma coisa é eu falar aqui o que penso para semana…outra é eu de fato mudar toda minha carteira baseado numa percepção, muitas vezes erronea, acerca do curto prazo.

Ah sua carteira foi mal porque você não fez hedge

Muitos arrotam com arrogância essa frase…como se fosse algo muito simples. Mas vejamos a prática. No mercado sempre temos 50% de chances de estarmos corretos não é? Ou é pra cima, ou é para baixo. Da mesma forma temos outros 50% de chances de acertar o QUANDO é para cima ou para baixo.

Exemplo: há 2 semanas atrás achava que o mercado poderia sofrer…errei direção. Outros que achavam que o mercado poderia subir, acertaram….simples assim. Ao errar a direção, teria errado o timming e consequentemente teria errado no hedge.

Pois bem, na hora de você fazer o “hedge” você tem que acertar a direção da bolsa (para baixo) e o timming (o quando). Logo num calculo tosco de probabilidades você tem 25% de chances de acertar e 75% de errar (50% acertar o movimento X 50% timming).

O que não te contam por aí é que proteger a carteira tem um custo!

  • Deixar 50% de caixa tem um custo gigante de oportunidade!
  • Comprar puts, pode ser custoso e não dar em nada porque se você erra o timming o valor tempo come todo o potencial de proteção da PUT.
  • Vender BOVA ou índice igualmente pode não dar em nada! Veja o meu exemplo, estava cauteloso com a bolsa nos 87k…mesmo após a queda dessa semana o IBOV ainda está em 92k!

Enfim, você não precisa concordar comigo…estou aqui expondo minha opinião apenas…por mim sigo acreditando no que o mestre Lynch ensina:

 

ASSIM COMO TEM ONDA TEM TSUNAMI!

E antes de acabar me deixe lembrar algo…apesar de seguir cauteloso com o curto prazo, não há como ignorar um fato. Sim é verdade que podemos ter uma segunda onda de corona…who knows?! Mas assim como temos ondas, temos um Tsunami de dinheiro que foi jogado na economia e que tem uma potência muito forte que não pode ser ignorada.

 

tsunami no GIF

 

O diagrama abaixo compara os incentivos em 2008 e o atual:

 

 

Foram nada mais nada menos que $10 trilhões jogados na economia…não sei o quanto disso vai parar no mercado, mas tenho certeza que uma parte certamente vai!

 

Link para o artigo completo

 

Isso aliado a juros baixos (praticamente zero) funciona como combustível para mais recursos entrarem no mercado. Não por acaso, o volume médio negociado na Nasdaq saltou nos últimos meses (fonte: @jessefelder): 

 

Imagem

 

E a procura pelas palavras “Day Trading” e “call options” também….(fonte: @jessefelder)

 

Imagem

E no Brasil mais e mais pessoas voando para bolsa (link para matéria):

 

PRA ACABAR

Já disse aqui que estou cauteloso.

Momento de seletividade maior do que nunca. Valuations parecem esticados dado o momento complexo da economia…gráficos abaixo da relação Preço/Lucro foward (estimada) do IBOV (fonte: Eleven Financial) e S&P 500 (fonte: link) ….ambas acima da média.

 

 

 

 

Mas gosto de lembrar que “existe vida além do IBOV e do S&P 500” … então SELETIVIDADE é a palavra da vez. Escolha bem onde investir e obterás sucesso! Fora isso, pensando em 3 a 5 anos, acredito em recuperação da economia e que isso recompensará aos que tomarem o risco de investir em ações.

 

Quando o medo se apossou
Trazendo guerra sem sentido
A esperança aqui ficou
Segue vibrando
E me fez lutar para vencer
Me levantar e assim crescer
Punhos cerrados, olhos fechados
E eu levanto a mão pro alto e grito
Vem comigo quem é do bonde pesadão!

 

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

Disclaimer Os relatórios e/ou em qualquer conteúdo de análise e recomendação providos pelo Bugg possuem caráter meramente informativo e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o usuário a tomar sua própria decisão de investimento, não devendo ser considerado como uma oferta para compra ou venda de ativos. Os editores responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos da Instrução CVM nº 598/18,que as recomendações do relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradasde forma independente. Além disso, os instrumentos financeiros discutidos neste relatório podem não ser adequados para todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento,a situação financeira ou as necessidades específicas de um determinado investidor. A decisão final em relação aos investimentos deve ser tomada por cada investidor, levando em consideração os vários riscos,tarifas e comissões.

4 comments

Leave a Reply