20200616 – PODCAST BOM DIA USA: Mercado em recuperação; EU contra Apple; BP perde Bilhões; e mais uma “Desconhecida e Lucrativa”

Podcasts
Tempo de leitura: 10 min

E para quem gosta de ler, aí está a transcrição do podcast. Esse é um podcast destinado aos clientes da Avenue. O texto aqui é apenas uma transcrição e Tais comentários não devem ser visto como qualquer tipo de recomendação de investimentos. 

**ONTEM**

Vira vira virou? Mercado ontem surpreendeu encerrando em alta após começar o dia num tom muito negativo com os futuros chegando a bater 3% de queda. Comentei sobre esse mau humor de segunda-feira aqui ontem no podcast.

  • Dow: +0.6%
  • S&P: +0.8%
  • Nasdaq: 1.4%

O que motivou essa alta?

  • Na segunda-feira à tarde, o Fed anunciou uma mudança em seu programa de compra de títulos, que passa a permitir a aquisição de bônus de empresas individualmente. Antes, o programa abrangia apenas os fundos negociados em bolsa (ETFs). Com o novo passo do Fed, é esperado que outros bancos centrais façam movimentos similares, garantindo assim a liquidez do mercado financeiro.
  • O departamento de comércio dos EUA flexibilizou as regras impostas a companhias americanas ao compartilhar informações sobre o novo padrão de tecnologia 5G com a chinesa Huawei. A notícia foi vista como um sinal de diminuição nas tensões entre os dois países.
  • O índice de atividade industrial no estado de NY reportou hoje um número muito próximo da estabilidade (-0.2) ante uma expectativa de -29.6 e um número anterior de -48.5.
  • Setores: Todos os setores em alta hoje após a forte recuperação ao longo do dia. Destaque para *Comunicações (XLC +1.6%) e Financeiro (XLF +1.4%).
  • Petróleo: WTI Agosto +2.5% a $37.43 andando em conjunto com os demais ativos de risco.
  • Dólar fechou em firme alta ante o real nesta segunda-feira, com o mercado refletindo a aversão a risco externa e também avaliando o recente noticiário local, como a mudança do secretário do Tesouro Nacional e seus impactos sobre a agenda de reformas econômicas. O dólar à vista subiu 1,92%, a R$5,1421 na venda. O real teve o pior desempenho entre as principais divisas globais nesta sessão.

 

**HOJE**

Mercado segue repercutindo as notícias de ontem…

  • Asia: Asia Dow subiu 3.3% com Japão subindo 4.88%; HK 2,4% ; Cingapura +2%…ações japonesas receberam apoio adicional do Banco do Japão, aumentando um programa de apoio a empréstimos corporativos
  • Europa: bolsas retornam com força +2.2% UK; DAX +2.8%; CAC +2.2%; MIB +2.7%…
  • Futuros: com altas consistentes de 1.1% (S&P e Nasdaq) e 1.6%
  • Petróleo WTI +1,72%,

Volta a se falar na proposta que o governo Trump estaria preparando … um pacote de investimentos em infraestrutura de quase US $ 1 trilhão como parte de seu esforço para estimular a economia. O relatório disse que uma versão preliminar em preparação reservaria a maior parte do dinheiro para projetos de infraestrutura tradicionais, como estradas e pontes, embora os fundos também fossem reservados para infraestrutura sem fio 5G e banda larga rural.

 

**DESTAQUES**

 

BRITISH PETROLEUM (BP)

A gigante da energia inglesa a BP anunciou na segunda-feira que reduziu suas expectativas de preço do petróleo até 2050, dizendo que as consequências da pandemia de coronavírus provavelmente acelerariam a transição para uma economia com menos uso de combustíveis fósseis. Com isso ela espera realizar impairment e write-off de seus ativos no segundo trimestre em valores entre $13 a $17.7 bilhões. Basicamente ela reavalia seus ativos petrolíferos baseado em estimativas de preço mais baixo de petróleo. Efeito essencialmente contábil, mas que reflete a “nova realidade” da empresa com um preço de barril mais baixo. A BP já tinha lançado em fevereiro um ambicioso plano de se tornar uma empresa com zero de emissão de gás até 2050. “Reimaginando energia, reinventando a BP”. Esse plano prevê o ajuste de operações de forma paulatina, intensificando o uso do gás natural, e investindo mais e mais em projetos fora do ramo de petróleo e gás. No ano as ações acumulam quedas de 36%; com a queda o seu dividend yield parece alto (10%), mas dificilmente os dividendos devam se repetir na mesma magnitude esse ano. Empresa vale $82BI.

 

APPLE (AAPL)

A Comissão Europeia anunciou terça-feira que está lançando uma investigação antitruste sobre as regras da App Store e a Apple Pay da Apple. Segundo a autoridade europeia “Parece que a Apple obteve um papel de “guardião” (gatekeeper) quando se trata da distribuição de aplicativos e conteúdo aos usuários dos dispositivos populares da Apple. Precisamos garantir que as regras da Apple não distorçam a concorrência nos mercados em que a Apple está competindo com outros desenvolvedores de aplicativos, por exemplo, com o serviço de streaming de música Apple Music ou com o Apple Books. Decidi, portanto, examinar com atenção as regras da App Store da Apple e sua conformidade com as regras de concorrência da UE.”

 

DESCONHECIDAS E LUCRATIVAS

Essa semana vou fazer uma sequência abordando empresas que não estão na mídia, que não são vedetes ou queridinhas do momento, mas que nem por isso deixam de ser empresas lucrativas. Os ativos citados aqui não são recomendações e todo investimento deve respeitar o perfil de risco do investidor.

Ontem falei da transportadora: Old Dominion Freight Line – NASDAQ: ODFL

Hoje vou falar da Otis Elevator Company (OTIS)

Quem é: quer um business mais sem graça do que elevadores ou escadas rolantes? Não tem nada de novo, tecnológico, inovador, ou disruptivo. Pois é, mas a empresa de Connecticut tem 167 anos de atuação; 69 mil funcionários e está presente em mais de 200 países, movendo cerca de 2 Bilhões de pessoas por dia. Essa presença pelo mundo fornece uma grande diversidade geográfica que a deixa menos dependente de um único mercado. Ela resulta de um spin off da United Technologies que se fundiu com a Raytheon Tech e desmembrou algumas de suas áreas. Por isso se vocês procurarem mais infos delas, talvez não vão achar muitas…sugiro visitar o site de RI da empresa. Empresa

Números/case: Empresa tem apresentado um crescimento de receitas típico de um mercado maduro com receitas crescendo na média 1% ao ano alcançando $13BI em 2019. Sim é pouco, mas estável. Mas seu foco tem cada vez mais recaído em aumentar a base de elevadores instalados, ainda que com margem menor. Isso faz parte da estratégia da empresa de ganhar mais com os serviços e a manutenção dos elevadores instalados. Ou seja, ele baixa o preço do elevador e consegue assim ser competitivo, para focar na manutenção e serviços. Nos últimos anos perdeu margem, mas com essa justificativa. Atualmente 57% das receitas da empresa vem de serviços e em termos de lucro eles representam 80%. O serviço de manutenção tem um retenção muito grande (93%) ou seja, os prédios não tendem a mudar de forma corriqueira o serviço de manutenção…tem questões de confiabilidade, conhecimento de equipamento, entre outros.

Outro ponto é que o crescimento da urbanização e da China tem gerado a força motriz por trás de qualquer tese de crescimento na empresa. Atualmente China representa 63% das vendas de novos equipamentos. Então quando você olha o número de novos equipamentos instalados nos últimos anos, grande parte ocorreu na China. Ideia é que nos próximos anos eles passem a representar geração de caixa da prestação de serviços. Até agora eles tem tido uma taxa de conversão de 90%…ou seja, 90% dos clientes que compraram elevadores na China tendem a contratar o serviço de manutenção.

Obviamente que existem desafios e nada garante que a sua estratégia vá dar certo.

Ações: Empresa é uma alternativa estável, para quem não busca fortes emoções. Negocia a 24x lucros (não é barganha). Tem um yield de 1.4%. Mas veja que interessante, desde o spin off em abril as ações acumulam altas de 24%, mostrando que o mercado tem identificado valor na empresa.

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

Disclaimer: O conteúdo deste podcast é apenas para fins informativos, não serve como recomendação de compra ou venda de qualquer título na Avenue ou em qualquer outra conta. Ele também não é uma oferta ou venda de um título. Também não são relatórios de pesquisa e não servem como base para qualquer decisão de investimento. Todos os investimentos envolvem riscos e o desempenho passado não garante resultados ou retornos futuros.

Leave a Reply