20200624 – PODCAST BOM DIA USA: Tom negativo nos mercados e mais: empresas de engenharia para infra e uma centerária dos trilhos

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Tempo de leitura: 9 min

E para quem gosta de ler, aí está a transcrição do podcast. Esse é um podcast destinado aos clientes da Avenue. O texto aqui é apenas uma transcrição e Tais comentários não devem ser visto como qualquer tipo de recomendação de investimentos. 

**ONTEM**

Resolvido o mal entendido com a declaração do conselheiro comercial da Casa Branca o Peter Navarro, o mercado achou espaço para novas altas.

  • Dow: +0.5%
  • S&P: +0.43%
  • Nasdaq: +0.74%
  • Economia: Dados econômicos surpreenderam positivamente tanto na Europa (PMIs) quanto nos EUA (vendas de novas casas). Suportando a tese de recuperação em V da economia. Além disso, o Secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, afirmou que o próximo pacote de estímulos será muito mais focado em geração de empregos, o que reforça a tese de um pacote mais forte em infra e obras de construção…em linha com o que temos comentado aqui no podcast.
  • Setores: Consumo Discricionário (XLY +0.8%), Tecnologia (XLK +0.7%) e Comunicações (XLC +0.6%). Do lado negativo, mais uma vez, o setor de Utilidades Públicas (XLU -1.0%). As Fangman seguiram performando muito bem e destaque para Apple que subiu 2% e atingiu o all time high. As ações da reabertura da economia também tiveram um dia de alta.
  • Petróleo: WTI Agosto -0.9% a $40.37/barril com estoques maiores que o esperado nos EUA.
  • Dólar O dólar fechou em forte queda, refletindo o clima otimista no exterior em meio a sinais de alívio nas relações entre Estados Unidos e China. A moeda norte-americana caiu 2,25%, vendida a R$ 5,1517. Na parcial do mês, o dólar tem queda de 3,46%. Em 2020, ainda acumula alta de 28,48%.
  • Corona: número de novos casos aumentou 1.6%, crescimento acima da média semanal (1.3%)…Texas reportou recordes em números de novos casos e hospitalizações. Dr Anthony Fauci, consultor da Casa Branca, afirmou que, em 40 anos de carreira lidando com viroses, jamais viu um caso onde de 20 a 40% dos infectados são assintomáticos.

 

**HOJE**

O avanço dos casos do novo coronavírus volta a preocupar os investidores e as Bolsas europeias e os futuros americanos operam em queda nesta quarta-feira.

O ressurgimento de casos no Japão e Alemanha, além do avanço da Covid-19 na América do Sul, eleva o temor de que os governos precisem reduzir o ritmo de reabertura das economias, o que pode prejudicar ainda mais a economia global.

  • Asia mercados levemente negativos
  • Europa: quedas mais fortes na casa de 1.7% a 2%
  • Futuros apontam queda de 1%

 

**DESTAQUES**

 

PACOTE DE INFRA

Eu comentei aqui semana passada sobre um pacote de infra estrutura que vem sendo gerido pela adm Trump, estipulado em $1TRI. Estima-se que poderia ser votado já até dia 04 de julho. Will e se for aprovado, quais empresas se beneficiam? Sexta eu comentei de um ETF que te permite estar exposto exatamente a isso. O iShares Global Infrastructure ETF (IGF). Segunda eu citei 7 empresas do segmento de basic materials – cimento, areia, brita, aço. Ontem comentei acerca de outras 4 empresas do segmento de veículos e de obras – guindastes, retroescavadeiras, escavadeiras, etc.

Hoje comento de empresas de engenharia que se beneficiam.

  • Para realizar grandes projetos de construção, os governos precisam da ajuda de empreiteiros e empresas de engenharia de construção. Uma das maiores empresas americanas nessa área é a Jacobs Engineering (J). Empresa do Texas fundada lá em 1947 e faz parte do S&P com valor de mercado de 11BI. A AECOM (ACM) tem valor de mercado de ~6BI se envolve em projetos, na construção e no financiamento de ativos de infraestrutura em todo o mundo..
  • Tem a também texana Fluor (FLR) que tem atuação no setor de petróleo e petroquímico, mas tem um braço só para atender diferentes demandas do governo em diferentes tipos de obras. Ela é uma empresa menor..uma small cap com menos de 2BI de valor de mercado…em 1 ano acumula queda de 55%!
  • Avançando começamos a adentrar em nichos que podem ou não ser contemplados no pacote. A Primoris Services (PRIM) é especializada na substituição de tubulações de água e energia que são destruídas em projetos de construção e precisam ser substituídas.
  • A Construction Partners (ROAD) ajuda na construção de rodovias, pontes e aeroportos.
  • E se o pacote contemplar investimentos em modernização ou melhoras em aeroportos, algo bem provével… a NV5 Global (NVEE) atua na área de inspeção e mapeamento aéreo; tem ainda a Honeywell International (HON) que possui uma divisão de sistemas para controle de tráfego aéreo.

 

 DESCONHECIDAS E LUCRATIVAS

Seguindo a nossa série de abordando empresas que não estão na mídia, mas que nem por isso deixam de ser empresas lucrativas. Eu já falei da transportadora Old Dominion Freight Line (ODFL), da empresa de elevadores a Otis Elevator (OTIS), da Rollins (ROL) que mata barata e ratos; ontem falei da O’Reilly Automotive, Inc. (ORLY) que nada mais é do que uma loja de peças para carros; Cintas (CTAS) empresa que vende uniforme profissional; Tractor Supply Company (TSCO); CarMax, Inc. (KMX) ontem

Hoje vou falar da centenária Kansas City Southern (KSU) … uma empresa de transporte ferroviário!

Quem é: enquanto hoje o foco cada vez mais estão em carros e caminhões autônomos ou o envio de foguetes para o espaço, a Kansas City Southern segue transportando em seus trens diversas mercadorias pelos EUA e América do Norte. A empresa foi fundada em 1887 e está sediada em Kansas City, Missouri – super criativo o nome né. A empresa atende a uma região de dez estados nas regiões centro-oeste e sudeste dos Estados Unidos e possui a rota ferroviária norte / sul mais curta entre Kansas City e portos ao longo do Golfo do México, no Alabama, Louisiana, Mississippi e Texas. Opera ainda um corredor comercial do sistema ferroviário mexicano que passa pela Cidade do México. Ela tem ao todo 6.700 milhas (11mil km). A empresa atende aos mercados químico e de petróleo, industrial e de consumo, agricultura e minerais, energia, intermodal e automotivo. Ou seja, de tudo um pouco! E até inventarem algo tão efetivo economicamente falando, eles seguem lá levando mercadorias pelos bom e velhos trilhos!

Números/case: Se o comércioa e transação de mercadorias avança, as empresas de logística tendem a perceber parte disso. A empresa praticamente dobrou suas receitas nos últimos anos, e viu o lucro multiplicar por 5x! O que fez ela crescer nos últimos anos foi o crescimento econômico e de comércio no mundo. Uma vez que os trilhos estão lá instalados, botar o trem rodar tem um custo competitivo e eficiente contra o caminhão. Com a economia recuperando, especialmente indústria, talvez possamos ver ela se beneficiando disso. Além disso, ainda que seja afetado, não é um setor que vai “acabar” por conta do corona. As margens do segmento não são muito baixas não – margem operacional de 30% e líquida de 20%. Como ela requer um certo volume de k investido, seja para desenvolvimento (compra de vagões) ou ainda para sua manutenção, o ROE não é lá dos mais altos na média em 12%.

Ações: NO ano as ações caem 5%, em 12 meses +25%; em 5 anos ~60%; em 10 anos 300% contra 180% do S&P; e qdo olhamos 20 anos, vemos um retorno de mais de 3000%! 20 analistas cobrem o papel, sendo 8 recomendam compra, e 12 neutros. Empresa paga dividendos e tem um yield de pouco mais de 1%.

 

Vale a ressalva que os ativos citados aqui não são recomendações e o investimento deve respeitar o perfil do investidor.

 

Era isso.
Aquele Abs.

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Disclaimer: O conteúdo deste podcast é apenas para fins informativos, não serve como recomendação de compra ou venda de qualquer título na Avenue ou em qualquer outra conta. Ele também não é uma oferta ou venda de um título. Também não são relatórios de pesquisa e não servem como base para qualquer decisão de investimento. Todos os investimentos envolvem riscos e o desempenho passado não garante resultados ou retornos futuros.

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