20200629 – PODCAST BOM DIA USA: Boicote ao Facebook, REITs de casas de repouso e a concordata da Cheesepeak Energy

Podcasts
Tempo de leitura: 10 min

E para quem gosta de ler, aí está a transcrição do podcast. Esse é um podcast destinado aos clientes da Avenue. O texto aqui é apenas uma transcrição e Tais comentários não devem ser visto como qualquer tipo de recomendação de investimentos. 

**ONTEM**

Dia bastante negativo na sexta, com receios quanto a uma reabertura mais lenta da economia com números de novos casos continuando a subir em alguns estados americanos.

  • Dow: -2.84%
  • S&P: -2.42%
  • Nasdaq: -2.59%
  • Petróleo: WTI Agosto -0.6% a $38.49/barril
  • Setores: Sell off generalizado com todos os setores em baixa e destaque de queda para o setor de Comunicações (XLC -4.4% puxado performance muito ruim de Facebook) e Financeiro (XLF -4.3% impactado pelas restrições impostas pelo Fed sobre os dividendos e recompras de ações). O Fed, após flexibilizar muitas regras para os bancos, anunciou restrições ao pagamento de dividendos e recompras de ações pelas instituições financeiras. Como a notícia foi divulgada após o fechamento do mercado, o impacto nos preços dos ativos se deu apenas na sexta. Ações ligadas à reabertura sofreram mais uma vez com temores de uma reabertura mais lenta. FANG com performance bastante negativa, em especial Google e Facebook. FB -8.3%, -5.6%
  • Dólar: O dólar fechou em forte alta na sexta-feira, voltando a se aproximar de R$ 5,50, em meio a cautela no exterior devido a persistentes dúvidas de investidores sobre a pandemia e seus efeitos econômicos. A moeda norte-americana subiu 2,34%, a R$ 5,4609. Na semana, o dólar avançou 2,7%. Na parcial do mês, subiu 2,33%. No acumulado de 2020, tem alta de 36,19%.

 

**HOJE**

  • Corona: EUA superaram neste domingo o recorde alcançado ontem de novos casos da covid-19 no país: foram 44.703 casos identificados nas últimas 24 horas, contra 44.602 no mesmo período anterior. Os dados são do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês). Os novos números fazem do atual momento o mais crítico para os EUA desde o começo da pandemia. Estados da Flórida e Texas impuseram restrições ao consumo de álcool e à abertura de bares após o recente aumento no número de casos. o Brasil respondendo por 49% dos novos casos atualmente, diz a OMS. Tivemos a notícia de uma vacina contra o coronavírus desenvolvida por uma empresa chinesa recebendo aprovação para uso militar.

Futuros de NY alternam alta e baixa e bolsas europeias têm desempenhos divergentes.

  • Asia: maioria em queda
  • Europa: leves altas
  • Futuros S&P + 0.2% e Nasdaq -0.1%

 

**DESTAQUES**

FACEBOOK (FB) E MÍDIAS SOCIAIS (SNAP, TWTR e GOOG)

Comentei na sexta no meu instagram sobre a decisão Unilever em parar de anunciar em redes sociais, em especial a maior delas, o Facebook, mas também o Twitter pelo menos até o final do ano. A dona de mercados como Hellmans, Dove, Bem&Jerry cobra mais controle sobre as postagens, em especial as que disseminam o ódio ou incitariam a violência; e que seus anúncios não sejam veiculados próximo a qualquer tipo de postagem polêmica.

No mesmo dia a Coca-cola foi além interrompendo anúncios por 30 dias no Facebook, Instagram, Youtube (da Google), Twitter e Snapchat. A Coca defende que não há espaço para racismo no mundo e nas mídias sociais.

No domingo o Starbucks também anunciou que vai suspender seus anúncios em redes sociais…eles disseram que vão continuar postando, mas sem pagar pelos anúncios e posts. Fora isso comentaram que vão discutir internamente em como ajudar a parar o chamado “discurso do ódio”.  

Fora isso tivemos outras empresas, vou apenas listar aqui pra não ficar enfadonho: Verizon de telefonia celular;; Levis jeans; Diageo (Smirnoff, Johnny Walker, Guinness, etc) ; Hersheys; Patagonia (roupas outdoor);The North Face e uma lista de 100 empresas que você pode achar no site da organização “sleeping giants”.

Essas 2 medidas na verdade fazem parte de algo maior, um boicote chamado “Stop Hate for Profit” e vem sendo organizado pelos maiores grupos de direitos civis dos EUA: a Anti-Defamation League (da comunidade judaica) e a NAACP (a principal organização do movimento negro). Em geral eles cobram que a rede social seja mais ativa na moderação do conteúdo e sugeriram tal medida, ou seja, cancelar os anúncios por 30 dias (julho). O setor usufrui de certa de imunidade jurídica por não ser o produtor do conteúdo, apenas a plataforma. A partir do momento que as empresas começam a intervir e julgar quais conteúdos podem ser divulgados, começa-se a questionar até onde vai sua responsabilidade.

Na sexta-feira, Mark Zuckerberg já anunciou algumas medidas para tentar apaziguar os ânimos: (i) Facebook vai passar a rotular os posts que violam suas políticas mas ao mesmo tempo são notícia, tal qual o Twitter fez com Trump; (ii) implementar ferramentas para impedir que eleitores sejam convencidos a não votar; (iii) qualquer post ou notícia que se refira a imigrantes como inferiores.

Difícil definir o impacto. Mas penso que é algo temporário. Não imagino que essas empresas interrompam de vez os anúncios nesse que é hoje o maior outdoor do mundo e domina nossa atenção. Quantificando, não temos números quebrados por empresa então fica difícil. A Verizon, de acordo com a empresa de análise do mercado de propaganda a Pathmatics, gasta cerca de $1.9MM mês ou $23MM no ano; a Unilever teria gasto ~$12MM…então dessas 2 eles perderiam $35MM no ano. Mas para dar uma ideia o faturamento do FB nos últimos 12 meses foi de ~$73BI. Na sexta FB caiu -8.3%, ou seja, mais de $50BI em 1 dia. TWTR -7.4%, Snap 5.8%; GOOG -5.6%

Penso que o maior risco aqui são essas empresas perderem engajamento social e usuários.

 

CHEESEPEAKE ENERGY (CHK)

Tinha comentado dela na nossa live sobre as cash kings…mas pelo motivo contrário, ou seja, a falta de caixa vinha estrangulando a empresa. A Cheesepeake Energy é uma das companhias pioneiras na exploração do gás de xisto nos EUA; Integrante do S&P 500; mas que carregava uma dívida de mais de $9BI e serviços de dívida de $250MM, mas um caixa de apenas $82 MM. No domingo ela pediu concordata…aqui nos EUA as empresas entram em concordata como uma forma de se “proteger”. Eles basicamente não devem pagar 7BI em dívidas, aparentemente conseguiram refinanciar $925MM e pretendem levantar $600MM em ações para tocar suas operações. Eles gastaram muita grana perfurando poços, ou numa expansão exagerada ou maior do que poderiam cumprir. Chegaram a elevar sua dívida a mais que Chevron e Exxon. Além disso, antigo CEO foi acusado de conspiração por fazer a empresa pagar elevados preços por poços ou espaços de perfuração, os quais ele se beneficiava na outra ponta através de outros investimentos.

Ações acumulam queda de 93% no ano!

 

VENTAS (VTR) e WELLTOWER (WELL)

São 2 REITS focados no negócio de instações para cuidado da saúde – casas de repouso, ambulatórios, clínicas, entre outros. Os REITsde saúde já foram vistos como super promissores por causa das tendências demográficas – envelhecimento da população, mas com a COVID-19 possuir instalações médicas – especificamente aquelas que abrigam idosos – passaram a ser um enorme passivo. Aumento de custos e redução de demanda resumem os problemas. Mas dá para discorrer mais…maiores cuidados e burocracias nas instalações já existentes, com protocolos mais rígidos. Esse otimismo demográfico com o setor gerou um aumento de oferta que calhou bem agora em que a ideia de ter vários idosos num mesmo local soa como perigoso. Fora isso como mostrar a propriedade para potenciais clientes em meio ao lockdown. Mas tem alguns pontos que acho válido salientar sobre esses 2 grandes: (i) Diversificação de receita, em especial no WELL; (ii) VTR por exemplo permitiu que inquilinos atrasassem ou pagassem seus aluguéis quando pudessem…ruim para empresa, bom para o marketing; (iii) essas grandes empresas tem maiores condições de atravessar esse momento, logo podem se beneficiar no futuro da desistência de novos players; (iv) maior acesso a crédito e balanço forte dão segurança na sustentabilidade.

VTR cai 36% no ano e WELL 37%.

 

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

Disclaimer: O conteúdo deste podcast é apenas para fins informativos, não serve como recomendação de compra ou venda de qualquer título na Avenue ou em qualquer outra conta. Ele também não é uma oferta ou venda de um título. Também não são relatórios de pesquisa e não servem como base para qualquer decisão de investimento. Todos os investimentos envolvem riscos e o desempenho passado não garante resultados ou retornos futuros.

Leave a Reply