20200629 – Tônica da Semana: OS SALVADORES DA BOLSA

A Tônica
Tempo de leitura: 8 min

SASSÁ MUTEMA?

Depois da excelente Tônica da semana passada feita pelo Eliseu e Breno, estou de volta! Nível subiu hein! Quem não leu, confere aqui que valhe a pena. Da minha parte o que digo é: vale a pena fazer uma trip pelo deserto de Joshia Tree na Califórnia! Estava animal!

Em 1989 a Globo lançava no horário das 20hs a novela “O Salvador da Pátria” que tinha como protagonista Lima Duarte com o personagem Sassá Mutema! Eu tinha 6 anos mas tenho a visão dessa novela na TV preto e branco da minha vó! Sim sou velho! Rs.

Sassa Mutema era um bóia fria ingênuo que caía de paraquedas em uma situação nunca imaginava … sendo acusado de ter cometido um crime que não havia cometido…

Já continuo, mas antes vamos ao mercado…

O Salvador da Pátria: 30 anos da novela que elegeria o presidente

 

COMO VEJO O MERCADO ATUALMENTE 

Míope ou não sempre dou minha opinião/percepção do mercado aqui nessas tônicas. Quem acompanha sabe que dia 01 de junho comentei que estava receoso com o mercado…a bolsa subiu naquela semana…bom para mim que tenho parcela toda minha grana na bolsa! Mas dia 08/06 segui comentando que estava receoso. O que vi desde então?

VIX fez outro spike e a volatilidade do mercado aumentou. Tivemos notícias de EUA e China trocando farpas, mas essencialmente a segunda onda do corona escalando como propulsor dessa maior vol.

 

Com isso o S&P passou por uma correção normal de cerca de -7%…

 

Veja que o IBOV nem caiu…-4% não é nada. Tradicionalmente a bolsa brasileira tem uma vol de até 2x a bolsa americana, logo uma queda lá de 7% poderia ser seguida de uma queda aqui de até 14%! NÃO estou dizendo que isso vai acontecer, mas apenas olhando para o histórico.

 

Mas fica fácil explicar… o que vem sustentando é a total falta de alternativa para o investidor num cenário de juro baixo…com mais e mais pessoas física investindo na bolsa…são os “Sassá Mutemas” da bolsa…  “os salvadores da bolsa” – vide imagem mais abaixo. Se você é um deles (novato no mercado) não pense que isso é crítica…de forma alguma…Sassá mutema foi o protagonista do bem inclusive! Atingimos novos e novos recordes de investidores na bolsa brasileira…os salvadores da bolsa realmente tem salvado a pátria…

Fonte: Correio Braziliense.

 

Gráficos de fluxo do Itaú ajuda a ver que ao longo do ano os investidores estrangeiros foram retirando recursos do Brasil (exceção a junho); os institucionais (fundos) compraram nas máximas em janeiro e fevereiro..rs; e a PF seguiu comprando ao longo do ano…

Fonte: Equity Strategy / Market Data Monitor do Itau. 

 

“ROBINHOODERS” 

Se no Brasil temos nossos Sassás Mutema, aqui nos EUA o Robinhooders (alusão feita a corretora Robinhood que oferece corretagem zero) também tem dado o tom…não fosse por eles muito provavel que teríamos um ajuste ainda maior. Gráfico abaixo compara S&P com o crescimento dos Robinhood traders…

 

Robinhood and Its Merry Traders Lean In

Fonte: link.

 

E isso mesmo com o avanço do corona por aqui… seguimos vendo avançado e isso me preocupa….não tanto por qualquer lockdown imposto pelo governo, mas pelos impactos na percepção dos consumidores mesmo…

 

E veja que os lucros parecem descolar perigosamente dos preços dos ativos…não é discussão recente…ja vem há algum tempo, mas enfim é algo que me preocupa quando penso em mais longo prazo…

 

AJUSTE NO CÂMBIO 

No Brasil a meu ver o ajuste até agora se deu totalmente no câmbio com o dólar saltando ~14% nas últimas semanas. Isso porque no dol não há um fator que segura…na verdade, os “Sassá Mutema” que foram para bolsa também vem procurando mais e mais investimentos dolarizados…afinal se o juro é tão baixo no Brasil, porque não buscar rendimentos semelhantes, mas em moeda forte? Essa é uma tendência sem volta a meu ver! Internacionalize-se o mais cedo possível…algo que venho falando regularmente nos meus posts da Carteira do Will.

 

CONFIANTES

Mas sendo brasileiros não desistimos nunca…bem ao estilo Sassa Mutema que lutou até o fim para provar sua inocência!

Dados de confiança do consumidor andou subindo numa recuperação ainda parcial, mas rápida eu diria. Bom indicador para bolsa e consumo ao meu ver.

 

E o consumo de energia no país vem se recuperando…

E com diversos setores se recuperando…

 

Vídeo Show | Relembre uma cena imperdível de O Salvador da Pátria ...

 

DESCONFORTÁVEL…

Também sou um Sassá Mutema ingênuo e otimista…mas mais calejado eu diria…rs

Contra fluxo não há argumento…temos falado disso aqui nas últimas semanas…inclusive a tônica da semana passada bateu nessa tecla… Mas confesso que sigo preocupado….ou desconfortável…

yeah yeah whatever GIF

 

Número de casos no Brasil segue escalando…tivemos uma folga nos últimos 2 dias mas será que veremos a curva embicar de fato? Será que depois ainda teremos uma segunda onda tal qual estamos tendo aqui nos EUA?

Fonte: Link

Um olhar para o múltiplo da bolsa também não traz grande animação…Não sei se embutiram muito pessimismo nos números … mas considerando a situação fiscal, corona e o ruído político sempre presente… o que dizer?!

 

Ppara reverter isso a equipe econômica vai ter que tirar alguns coelhos da cartola… as reformas podem ser esses coelhos…só nos resta #ORAR !

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

Disclaimer Os relatórios e/ou em qualquer conteúdo de análise e recomendação providos pelo Bugg possuem caráter meramente informativo e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o usuário a tomar sua própria decisão de investimento, não devendo ser considerado como uma oferta para compra ou venda de ativos. Os editores responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos da Instrução CVM nº 598/18,que as recomendações do relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradasde forma independente. Além disso, os instrumentos financeiros discutidos neste relatório podem não ser adequados para todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento,a situação financeira ou as necessidades específicas de um determinado investidor. A decisão final em relação aos investimentos deve ser tomada por cada investidor, levando em consideração os vários riscos,tarifas e comissões.

6 comments

  • Oi Will
    Já que vc puxou o assunto Salvador da Pátria, emendo com o bordão “meninos eu vi” do personagem Juca Pirama.
    “Meninos eu vi” a bolsa ter a queda mais rápida da história e a retomada mais rápida da história, agora se irá se manter neste patamar é pouco provável, mas como diz André Jakurski: “Nos mercados, nem sempre a lógica prevalece”

  • Olá Will,
    pra mim é a farta liquidez do Fed alimentando o mercado americano e refletindo aqui, ajudado também em parte, pelos novos CPFs (Sassás).
    Ocorre que historicamente nossa bolsa acompanha nosso PIB. Se haverá queda do PIB mundial (FATO) e o Brasil um dos mais acentuados, então o Ibov. vai cair muito ainda, refletindo a realidade amarga de nossa economia, antes de subir a ladeira lentamente.
    Abs.

    • Desculpe discordar … a bolsa antecipa movimentos do PIB…nao acompanha nao…PIB eh indicador lag na real.
      Se estas pessimistas assim acredito que não esteja mais em bolsa…correto?
      E cuidado com levaro mercado só pela lógica econômica…tem fluxo, sentimento e outras coisasa…mas acredito sim em alguma realizacao ai pela frente
      abs

Leave a Reply