
20200701 – PODCAST BOM DIA USA: Começamos um novo semestre, mais boicote ao Facebook, Micron e uma série com ativos de Dividendos
E para quem gosta de ler, aí está a transcrição do podcast. Esse é um podcast destinado aos clientes da Avenue. O texto aqui é apenas uma transcrição e Tais comentários não devem ser visto como qualquer tipo de recomendação de investimentos.
**ONTEM**
Chegamos ao final do 1S20. Após cair 20% no primeiro tri, o S&P500 subiu, coincidentemente, 20% neste segundo tri, sendo a melhor performance trimestral desde 1998 e apenas a sétima vez que o índice sobe 20% ou mais num tri desde 1927. Ontem mais um dia positivo:
- Dow: 0.85%
- S&P: 1.54%
- Nasdaq: 1.87%
A alta foi impulsionada, em grande parte, pela surpresa positiva nos dados de confiança do consumidor americano.
- Economia: O índice de confiança do consumidor, medido pelo Conference Board, subiu para 98.1 pontos e superou as expectativas do mercado (90.8), corroborando a tese da recuperação em V. Mas cabe salientar aqui 2 pontos em relação a esse dado: 1) ainda está bastante longe dos níveis pré-pandemia (~130pts) e 2) a data limite para coleta das respostas foi 18 de junho, antes da aceleração no número de novos casos em estados como Texas, Florida e Arizona.
- Petróleo: -1.1% a $39.27/barril; petróleo encerrou o trimestre com alta de 91% a segunda melhor performance da história para um trimestre, ficando atrás apenas da alta do 3T90 de 131%…ainda acumula queda de 30% no ano
- Setores: Todos os setores em alta novamente. Destaque para o setor de Energia/Petróleo (XLE +2.3%) e Tecnologia (XLK +1.8%), em especial semicondutores (SOXX +2.6%)…setor financeiro também com uma alta de mais de 1.4%.
- Dólar: O dólar encerrou o dia de hoje, 30, cotado a R$ 5,44 acumulando alta de 4,73% no 2T e 35,56% no semestre.
**HOJE**
- Corona: O número de novos casos confirmados aumentou 1.9%, crescimento acima da média semanal (1.6%). Número de novos casos voltaram a acelerar no Texas (+4.6% vs média semanal de +4.2%), Califórnia (+2.9% vs 2.8%), Flórida (+4.2% vs média semanal de 3.7% ontem). Dr. Anthony Fauci afirmou que não se surpreenderia se o número de novos casos nos EUA chegasse a 100 mil por dia (hoje entre 40 e 50mil).
- Asia: bolsas na Ásia maioria em altas; exceção ao Nikkei que caiu 0.75%
- Europa: mercado sem força…estava positivo e virou negativo na maioria das praças, exceção ao DAX +0.7% que reflete o dado de vendas no varejo da Alemanha saltaram 13,9% em maio ante abril. Tivemos o dado do índice de gerentes de compras (PMI) industrial da zona do euro subiu de 39,4 em maio para 47,4 em junho, maior nível em 4 meses.
- Futuros apontam uma leve queda de 0.3%.
LEMBRAR QUE A SEMANA É MAIS CURTA E NÃO TEREMOS PREGÃO NA SEXTA. Antecipação do feriado de 4 de julho
**DESTAQUES**
TARGET(TGT) E FACEBOOK (FB)
Mais uma empresa aderiu ao certo “boicote” que o Facebook vem recebendo. A Target anunciou que suspendeu a publicidade no Facebook e Instagram para o mês de julho dizendo que vai reavaliar seus planos de publicidade para o resto do ano. O varejista se junta a uma lista de empresas que participam da campanha “#StopHateForProfit”. Como resposta o Facebook anunciou ontem que estava proibindo uma rede antigovernamental sediada nos EUA que busca promover a violência. A empresa disse que removeu várias contas, páginas e grupos do Facebook, bem como as contas do Instagram associadas ao movimento.
MICRON (MU)
A Micron Technology fabrica chips usados em diferentes segmentos. A empresa fornece produtos de memória para os mercados de servidores, redes em nuvem, smartphones e outros mercados; eles também fazem aqueles chips SSDs, bem como produtos de memória 3D XPoint; chips para o mercados automotivo, industrial e de consumo. A empresa possui colaboração estratégica com o BMW Group por exemplo. A Micron Technology, Inc. foi fundada em 1978 e está sediada em Boise, Idaho. Ações da Micron se valrorizaram bem ~6% depois de resultados melhores do que o esperado. A empresa registrou um lucro ajustado de $0.82/ação, superando estimativas de $0.77/ação. As receitas subiram para $5,44BI também superando estimativas de $ 5,31 BI. Fora isso eles deram um guidance de receita maior.
A empresa vale $55BI na bolsa americana e suas ações ainda caem cerca de 8% no ano. 31 analistas cobre o papel sendo 20 recomendam compra, 10 neutro e 1 sell target de $64 ~24% de alta.
https://finviz.com/quote.ashx?t=MU
DIVIDENDOS
Vou começar uma série aqui que atende a muitos pedidos de empresas que paguem dividendos de forma regular. As empresas citadas não são recomendações e o fato de pagarem dividendos mensais não necessariamente garantem que são um bom investimento.
Começo de algo menos comum, alguns cases que pagam mensalmente.
MainStreet (MAIN)
O que faz: A Main Street Capital Corporation é uma gestora de investimentos e que fornece capital, através dos seus fundos, para empresas de médio – algo parecido com uma gestora de FDIC no Brasil. Foco deles são em empresas de $10 a 150MM de faturamento anual. Os investimentos do portfólio da Main Street são normalmente feitos para apoiar aquisições, recapitalizações, financiamentos de crescimento, refinanciamentos e aquisições de empresas que operam em diversos setores da indústria. Eles tem um portfolio hoje em que trabalham, composto por 181 empresas – no site eles apresentam essas empresas. A empresa vale $2BI e sede em Houston no Texas. A empresa tem 66 funcionários e seus competidores são bancos e assets, então dá para ver que é um cara bem nichado e que tem como vantagem competitiva conhecer o nicho de empresas com que trabalha.
Dividendos e yield: As ações acumulam queda de 28% no ano como reflexo do receio com um portfolio recheado de empresas de menor porte. Até por isso, seu yield é elevado, na casa de 8% atualmente. Ela cresce o valor pago sob a forma de dividendos pelos últimos 9 anos de forma consecutiva…e nos últimos 10 anos o valor total dos dividendos cresceu 112%. Paga atualmente ~$0.20/ação ($2.4/ação ano).
Outros: negocia a 15x lucros e 1.2x book, mas com um baixo retorno sobreo patrimônio de ~10%. 5 analistas cobrem com 2 dando compra e 3 neutros. Target em $35 (~12% de upside).
Era isso.
Aquele Abs.
Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves