20200706 – PODCAST BOM DIA USA: Economia surpreendendo; Buffet faz compra no mercado; e 2 REITs que pagam dividendos mensais

Podcasts
Tempo de leitura: 9 min

E para quem gosta de ler, aí está a transcrição do podcast. Esse é um podcast destinado aos clientes da Avenue. O texto aqui é apenas uma transcrição e Tais comentários não devem ser visto como qualquer tipo de recomendação de investimentos. 

**ONTEM**

As ações fecharam em alta na quinta-feira puxado pelos dados do payroll que surpreendeu a todos.

  • Dow: 0.36% +3.5% na semana
  • S&P: 0.45% +4% na semana
  • Nasdaq: 0.52% +5% na semana
  • Economia: O dado de emprego nos EUA divulgado na quinta-feira mostrou uma criação de 4,8 milhões de empregos com a taxa de desemprego caindo para 11,1%. Economistas consultados pela Dow Jones esperavam que fossem criados 2,9 milhões e que a taxa de desemprego ficasse em 12,4%. Lazer e hospitalidade foram os segmentos responsáveis pela maior parte dos empregos gerados – um ganho de 2,1 milhões, representando cerca de 40% do crescimento total.
  • Corona: a alta só não foi mais forte porque tivemos notícias de que a Flórida teve outro aumento acentuado nos casos confirmados ajudaram a reduzir os ganhos iniciais do S&P 500 em mais da metade. Os EUA registraram mais de 50.000 novos casos na quinta-feira, pelo segundo dia consecutivo, com um número recorde de novas infecções na Flórida e no Texas. Essa onda tem levado alguns governadores a interromper a reabertura de suas economias ou a ordenar que algumas empresas, como restaurantes e bares, sejam fechados. As praias estiveram fechadas aqui na Florida no final de semana prolongado de 4 de julho.
  • Petróleo: depois da alta de quinta os mercados de petróleo caíam na sexta-feira (3), com o ressurgimento dos casos da Covid-19…ainda assim se mantendo acima do nível de $40/barril.
  • Setores: As empresas de energia obtiveram alguns dos maiores ganhos com o fortalecimento dos preços do petróleo na quinta – o XOP +2.6% e o XLE +1.11; outro segmento que foi bem foi o de materiais básicos com o XLB +1.88%; na ponta oposta o setor imobiliário teve queda VNQ -0.3% e o XLF +0.1% teve performance mais fraca.
  • Dólar: A ausência das bolsas americanas e o noticiário local pouco relevante se traduziu em um dia de poucos negócios no dólar o qual se firmou em baixa e encerrou em queda de 0,54%, cotado a R$ 5,3182.

 

LEMBRAR DO EMAIL SEMANAL

 

**HOJE**

O sentimento de otimismo predomina nesse início de semana no mercado de ações global.

  • Asia: O maior impulso vem do mercado asiático, com o índice Shangai SE fechando em alta de mais de 5%. O impulso do Shangai SE veio de um aparente controle nos contágios do novo coronavírus e das perspectivas de uma retomada da economia, o que estimula a busca por ativos de maior risco. O Shangai SE fechou em alta de 5,71%, contribuindo para os demais índices da região fecharem em terreno positivo. O Hang Seng Index, de Hong Kong, encerrou os negócios em alta de 3,81% e o Nikkei 225, de Tóquio, subiu 1,83%.
  • Europa: bolsas em fortes altas na casa de 2%. Vendas no varejo saltaram quase 18%
  • Futuros americanos apontam para um inicio de semana em alta de mais de 1%

 

**DESTAQUES**

 

WARREN BUFFET SAI DA TOCA?

A Berkshire concordou em comprar os ativos de transmissão de energia e gás da Dominion Energy (D), além de alguns ativos de estocagem de gás da empresa. O preço da aquisição é de $4BI + a assunção de $5.7BI de dívidas que eleva o deal para $10BI. Apesar de grande o deal representa menos de 10% do caixa da Berkshire ($137BI). Para Berkshire é um avanço em termos de participação no setor de energia, em especial de gás. Com a compra, a Berkshire Hathaway Energy transportará 18% de toda a transmissão interestadual de gás natural nos Estados Unidos, acima dos 8% atualmente. A Berkshire tb tem ações de Suncor Energy (SU) e Occidental Petroleum (OXY) – são menos de $500MM investidos em ambas, e que representam 0.25% do portfolio da Berkshire. A aquisição desses negócios da Dominion por $4BI tornariam essa a décima maior posição da carteira.

Para Dominion, o movimento é parte de uma série que a empresa já vem fazendo com a intenção de de fazer a transição para uma empresa de serviços públicos regulamentada, com foco em produção limpa de energia eólica, solar e gás natural. Após a venda, a Dominion espera que 90% de seus ganhos operacionais futuros venham de suas concessionárias que fornecem energia a mais de 7 milhões de clientes em estados como Virgínia, Carolina do Norte e do Sul, Ohio e Utah. Eles também anunciaram o cancelamento projeto da Costa Atlântica com a Duke Energy. O projeto de $ 8 BI veio enfrentando crescente escrutínio regulatório e atrasos que aumentaram os custos projetados e levantaram dúvidas sobre sua viabilidade econômica. Outra medida adotada pela Dominion vai ser a redução dos dividendos e payout no curto prazo. A Dominion vale $70Bi na bolsa americana e no ano suas ações estão no zero a zero.

 

DIVIDENDOS

Vou começar uma série aqui que atende a muitos pedidos de empresas que paguem dividendos de forma regular. Os ativos citadas aqui não são recomendações e o fato de pagarem dividendos regulares não necessariamente garantem que são um bom investimento. Comecei com algo menos comum, alguns cases que pagam mensalmente.

Falei da Main Street ; de 3 etfs que pagam mensalmente (AGG ; BND e o LQD).

Hoje e amanhã vou falar de 4 REITs que pagam dividendos mensais.

  • Realty Income Corp (O). Já havia comentado dele dia 20/02 e em nossa live sobre Reits. Ele tem um portfolio de

6.483 propriedades comerciais espalhadas em 49 estados americanos e UK, e alugados em contratos de duração média de 9.2 anos. Portfólio é bem diversificado ainda que uma parcela considerável venha sofrendo porque consiste de estabelecimentos fechados. Último dado mostra que conseguiu coletar 83% de seus aluguéis, o que é um número muito bom considerando o momento atual. Mas ele tem no portfólio até vinícola! É um REIT para quem busca renda mensal. Pagaram dividendos pelos últimos 50 anos, sendo que ao longo desse período já aumentaram o valor do dividendos mais de 100x! Aumentou ovalor pago sob a forma de dividendos nos últimos 25 anos. Yield atual roda na casa dos 4.5%. É um integrante do S&P 500 e no ano acumula queda de 17%. 20 analistas cobrem, 11 são neutros, 5 recomendam compra e 4 venda – target em 64 versus 61 atual.

 

  • American Capital Agency (AGNC).

A AGNC Investment Corp. é um REIT que investe em títulos de hipotecas residenciais pelas quais os pagamentos de principal e juros são garantidos por empresas patrocinadas pelo governo ou pela agência governamental dos Estados Unidos. Ou seja, é um REIT que não tem ativos físicos, mas sim direitos de créditos…uma carteira de crédito. Ele ganha no spread do que paga para comprar esses direitos e o que recebe dos devedores…ou se recebe. Problema é que esses REITs como não tem ativos físicos para dar de garantia aos empréstimos que fornecem oferecem ativos (papeis) como colateral. Qdo mercado estressa esses papeis valem menos e eles tem chamada de margem. Aí que ronda o perigo. AGNC Investment Corp. foi fundada em 2008 e está sediada em Bethesda, Maryland. Acumula queda de 28% no ano. Yield atual eh bem alto pq papel caiu – mais de 10% de yield. Mas anualmente vem reduzindo seus dividendos e desde o seu IPO suas ações não se valorizaram. Quis comentar pra chamar atenção que não basta apenas olhar yield. Vale 7.2BI na bolsa. 7 analistas cobrem e só 1 da compra – target em 14 contra 12 atual.

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

Leave a Reply