20200713 – Tônica da Semana: BOLSAS SUBINDO … O QUE FAZER? E ANÁLISE DE ALGUNS SETORES…

A Tônica
Tempo de leitura: 9 min
HORA DE VENDER TUDO? 

Bolsa a 100k o que dizer?! Hora de vender tudo e colocar em renda fixa? O silêncio que precede o esporro? Pode ser….e confesso que dá uma vontade grande! Proteger aquilo que tenho … minha carteira chegou a cair 40% no ano… agora “apenas 10%” – lembro que tenho grande parte da minha grana em ações.

MAS PERAÍ…

Há mais de um mês (tônica do dia 01 de junho) eu escrevia aqui que começava a ficar cauteloso com a bolsa…naquele momento o IBOV estava em ~88k e já havia subido quase 40% das mínimas de março. Seu eu tivesse seguido minha “razão” que olhava para economia, corona e etc teria errado não é mesmo? Teria deixado 12% de alta do IBOV e 20%, 30% em alguns papéis que tenho em carteira! Certamente eu estaria P da vida comigo mesmo!

Se tivesse comprado puts teria perdido dinheiro… se eu tivesse vendido BOVA ou comprado um ETF invertido lá fora (exemplo: SH), para “proteger”carteira, estaria perdendo dinheiro igual! Então aquela falsa ideia de que é simples, basta proteger carteira é uma meia verdade.

 

UM PARÊNTESES….

Ainda assim a dicotomia aqui está grande! Vejo sinais por aí. Notícias de novos IPOs…mais e mais empresas vindo a bolsa captar recursos ou fazendo aumentos de capital.

Junto a isso GREED IS GOOD?

Segundo o ícone do cinema, Mr. Gordon Gekko a resposta a pergunta do subtítulo é sim! Rs. Mas confesso que tenho meus receios. Indicador da CNN (fonte) começa a apontar para região da ganância.

 

Falta apenas um sinal que me deixaria mais confiante em afirmar que é melhor fugir para as colinas….

 

Animated GIF

 

Uma capa da EXAME!!

Enquanto ela não vem….sigo exercendo a disciplina necessária para executar aquelas frases e conselhos dos mais sábios … a frase abaixo é uma das que mais gosto:

 

Peter Lynch quote: Far more money has been lost by investors ...

 

Sim uma correção virá, mas não sei quando será. Para as máximas do IBOV ainda temos 20% de alta…e porque teria que parar na máxima de outrora? Who knows! Por isso acredito fortemente que você deve estar sempre investido e tentar se acostumar a montanha russa mesmo.

Isso é o que tenho a dizer hoje…agora vamos ver algumas análises…

 

O MUNDO É TECH

Nos EUA não tem como não comentar o desempenho das mega techs… as empresas que hoje dominam o S&P. 6 das 10 maiores empresas listadas nos EUA são de tecnologia. São elas em ordem de tamanho: Apple, Microsoft, Amazon, Google, Alibaba, Facebook…as demais são: Berkshire, Visa, Johson&Johnson e Walmart.

Em 7 anos o valor agregado das FAANGM saltou mais de 3x!

 

Fazendo com que o Nasdaq (índice) negocie a múltiplos semelhantes aos da bolha das .com em 2001! (Fonte do gráfico)

Nasdaq 100 trades at the highest price-earnings multiple since 2004

 

Talvez isso ajude a entender porque a Locaweb (LWSA3) não para de subir na bolsa brasileira? Rs.

Faz sentido? Vale lembrar que que muitas dessas large techs são empresas que contam hoje com bilhões de dólares em caixa e um modelo de negócio muito adaptável ao momento atual e, portanto, sólidas. Ainda ssim, acredito que quando você compra algo e aceita pagar mais caro por isso, você sempre corre um risco de ser surpreendido negativamente…

 

NINGUÉM QUER BANCOS? 

Parece que não é só no Brasil que os bancos tem ficado para trás em termos de performance. Meu amigo e gestor Daniel Alberini (@Dalberini) postou esse gráfico no twitter chamando atenção a performance relativa do setor pelo mundo…se liga:

 

Uma outra forma de ver isso é através do gráfico de mapa do finviz.com – vide imagem abaixo que compara o desempenho das ações de tecnologia do S&P500 com as empresas financeiras. O contraste  de cores ajuda a ver…

 

 

Em termos de valuation relativo ao mercado, os bancos nos EUA nunca estiveram tão baratos!

 

U.S. bank stocks trading near lowest to S&P 500 since 2009 with earnings on tap

 

Tenho bancos na minha carteira no Brasil e lá fora…é o setor de maior peso no meu portfólio, então obviamente tenho um viés. Essa semana começam os balanços dos bancões americanos… vamos ver no que dá. 

 

RECUPERAÇÃO EM “V”

Do que tenho experimentado aqui nos EUA em termos de filas em lojas, diria que teremos sim recuperação em “v”! Impressionante! Sábado tive que esperar 20 minutos para ENTRAR numa loja da IKEA aqui em Miami. Bizarra a fila!

Mas enfim…além da minha percepção viesada, na verdade de fato tivemos uma rodada de PMIs que surpreenderam mostrando um mundo em recuperação.

 

61% das economias mostraram melhora (expansão) em suas atividades nessa última rodade de dados.

 

 

Aqui nesse link você acessa o report que agrega os resultados do PMI pelo mundo.

Interessante que apesar da melhora em termos de dados, quando olhamos ações, elas não empolgam. Abaixo a comparação do S&P com o XLI (ETF do setor industrial) 

 

 

Já no Brasil  a diferença de performance diminui bastante… Será que o mercado brasileiro estaria sendo mais eficiente em precificar essa melhora da industria nos preços das açoes, ou simplesmente falta de opção mesmo? Rs.

 

VAREJÃO BOMBANDO? 

Dados de vendas no varejo no Brasil se mostraram muito fortes! Os gráficos do pessoal da Versa ficaram muito bons e ajudam a ver isso:

Isso aliado a “expectativa/esperança” de estar investindo na “Amazon brasileira” tem ajudado as ações de varejo na bolsa brasileira. Acho a maioria delas deveras super estimadas… mas é só minha opinião.

 

INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO 

Dados de vendas de casas nos EUA e pedidos de mortgage seguem surpreendendo… setor tem mostrando uma resiliência que impressiona! Diversas explicações tais como as baixas taxas de juros…mas é fato que terra e o investimento imobiliário sempre foram uma forma do sujeito fazer poupança e investir….nesse sentido compete a meu ver com o ouro por exemplo. Entre os 2 eu escolho os imóveis de olho fechado! Abaixo 2 gráficos. O primeiro dos estoques de casas que seguem em queda, e o segundo que mostra o aumento de vendas de casas que foram listadas há apenas 2 semanas!

 

Confrontado com isso, fui olhar o desemepenho do setor na bolsa americana e chama atenção que essa euforia não foi colocada nos preços dos ativos por lá! Abaixo a comparação do S&P com o VNQ (ETF que representa grande parte do mercado de REITs – linha azul) e o XLRE (construtoras por la – linha verde).

 

 

No Brasil, apesar da alta recente das construtoras, no ano, elas ainda ficam para trás…se liga:

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

Disclaimer Os relatórios e/ou em qualquer conteúdo de análise e recomendação providos pelo Bugg possuem caráter meramente informativo e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o usuário a tomar sua própria decisão de investimento, não devendo ser considerado como uma oferta para compra ou venda de ativos. Os editores responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos da Instrução CVM nº 598/18,que as recomendações do relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradasde forma independente. Além disso, os instrumentos financeiros discutidos neste relatório podem não ser adequados para todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento,a situação financeira ou as necessidades específicas de um determinado investidor. A decisão final em relação aos investimentos deve ser tomada por cada investidor, levando em consideração os vários riscos,tarifas e comissões.

6 comments

  • Rapaz, parece quqe tenho que comprar ações da IKEA (sinais, fortes sinais, rsrsrs). Ontem da newsletter dominical da Eleven Financial essa loja também foi tema. Do mais, agradecido pelas suas reflexões. Abraços.

  • Ninguém sabe quando será a correção, e sigo acreditando que fazer proteção não é tão fácil assim, sigo sua linha de raciocínio, everybody nows nothing

  • Insvisto a alguns anos e sei que no final tudo passa, a correção bem! No caso de agora, ninguém sabia se lá nos 62k o ibov iria recuperar ou cair pra 40. No fim, o ideal é sempre se proteger, apesar de as vezes funcionar, não é sempre bom estar all in. Mas, sempre posicionado, ou como dívida minha avó: “um olho no peixe e outro no gato”!

    • É um approach interessante.
      Eu não considero estar todo investido all in , pq não vejo motivo para perder tudo…entendo que investir é diferente de apostar.
      Mas que bom que tem funcionado para ti com as proteções.
      abs

Leave a Reply