CARTEIRA WILL – 20200727

Carteira do Will
Tempo de leitura: 8 min
CARTEIRA

E o dólar hein? 

Me chamou atenção o movimento do dólar! 5 dias seguidos de queda do índice dólar (dolar versus outras moedas)… desde as máximas no auge da pandemia já se foram mais de 8% de perda de valor frente a outras moedas….estou falando de Euro, Libra, Yen, etc. Se liga:

 

Contra o Real a perda não parece ter sido tão percebida porque a alta foi forte…mas ainda assim aconteceu.

Comentei no meu insta…a meu ver é o receio de que a impressão massiva de dinheiro leve o dólar a perder valor…algo justo e racional. Questão é que nenhuma outra moeda me parece capaz de substituir a moeda americana como moeda de referência…ou estou errado? O normal seria que a nova potência hegemônica assumisse esse papel…estou falando de China, a qual estima-se que em 2024 ultrapasse os EUA em termos de PIB. Agora, será mesmo que a moeda chinesa teria essa capacidade de reserva de valor? De moeda de segurança? Hoje me parece utópico pensar isso. Com isso, tudo o que sobra como “reserva” acaba subindo…vide o ouro, prata e as outras moedas.

Em minha opinião, quem está tão preocupado assim com uma ruptura do sistema monetário e com o dólar, deveria investir em terra ou tijolo. Rs. Mercado imobiliário mesmo. Ativos reais…mas esse é só mais um devaneio meu.

Sigo dolarizando meu patrimônio….na parcela dolarizada estou carregado de caixa, com receio de comprar algo no momento…mas tenho estado errado.

Essa semana o dólar teve queda contra o Real…algo normal…pode sempre acontecer… segue o jogo.

E a carteira? 

No mais, na semana passada estava com 7% de caixa…apesar da bolsa não ter apresentado uma queda de fato usei parte do meu caixa para comprar uma nova ação… pode ser sido precipitado … como digo: eu sempre posso estar errado! Mas entendo que o ativo que comprei apresenta uma assimetria interessante – comento mais abaixo.

 

AÇÕES 

Sendo honesto, apesar da alta da bolsa, olho para minha carteira e não sinto necessidade de sair zerando posições…vejo valor nos ativos que ali estão! Não sei se amanhã o mercado vai cair de uma hora para outra…mas do que tenho em carteira não vejo nada tão absurdo assim.

Mas adicionei um ativo a carteira: Marcopolo (POMO4)

Normalmente não faço essas atuações durante o mês…tenho apenas seguido aquilo que posto na carteira #Notbad…pra facilitar a vida mesmo. Mas confesso que achei interessante a assimetria. Não procurem notícias ou motivos para comprar POMO, pq dificilmente vocês vão achar. Rs. Mas interessante que a 5 meses atrás o ativo negociava a preços 90% mais altos que o atual – esse é um primeiro fator que me chama atenção. Ou seja, a R$ 5,00 muitos estavam ávidos a comprar…a R$ 2.9 torcem o nariz.

Sim entendo que o corona afetará sobremaneira o resultado desse ano…portanto, esqueçam os números desse ano. Sim o corona afeta a percepção da população a respeito do transporte urbano ou rodoviário e isso impacta a venda de ônibus. No entanto, acredito que estamos longe de extinguir os ônibus. Penso que haverão alguns ajustes mas que cedo ou tarde eles voltarão a rodar. Venda de ônibus já demonstrava recuperação, a qual foi interrompida por conta do Corona. Entendo que em 2021 poderemos ver um retorno disso, até por conta da necessidade de adaptabilidade as novas exigências de distanciamento que gerou mudanças nos ônibus. Fora isso, quem olha o lucro nos ultimos anos pode levar um susto, mas vale lembrar que ela teve incidentes (incêndio na fábrica) um evento que considero one off (não se repetirá). O setor não é dos melhores, mas a empresa é disparada a melhor do setor inclusive com o maiormarket share. Bom historico de geração de valor e governança. Negocia próxima a valor de patrimônio. Minha aposta nela é muito relacionada a feeling mesmo…o qual, sempre pode se mostrar equivocado. Não é nem será a maior posição da minha carteira. Mas me parece assimétrico.

BBAS3 divulgou a renuncia do atual presidente. Papel deve sofrer na segunda, mas lembro que, apesar das críticas, o atual governo tem buscado um corpo técnico qualificado para gestão das suas estatais, ou mesmo de postos do ministério da economia…então me parece apenas um ruído de curto prazo.

COGN3. Comentei semana passada que tinha reduzido posição no papel e que não gosto de estar posicionado em ativos de manada…isso é o que mais me preocupa atualmente.

E a carteira completa:

 

 

#NOTBAD

Semana passada comentei que a carteira parecia perder tração… tipo pepsi 3L que perde o gás no final…de fato foi isso que aconteceu nessa semana.

that is not funny austin powers GIF

 

Dos ativos da carteira apenas BBDC superou o desempenho do IBOV….de resto todos foram mal! E no mês 4 ativos estão aquém do benchmarking….definitivamente #notgood!

Justificativa? Você pode buscar em notícias, ou aqui e ali … não gosto disso porque o mercado no curto prazo é, em essência, erratico e totalmente imprevisível no curto prazo.

Temos mais uma semana para o fechamento do mês. Ainda dá tempo de buscar! Segunda que vem posto o resultado e a nova carteira para agosto.

 

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

Disclaimer Os relatórios e/ou em qualquer conteúdo de análise e recomendação providos pelo Bugg possuem caráter meramente informativo e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o usuário a tomar sua própria decisão de investimento, não devendo ser considerado como uma oferta para compra ou venda de ativos. Os editores responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos da Instrução CVM nº 598/18,que as recomendações do relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradasde forma independente. Além disso, os instrumentos financeiros discutidos neste relatório podem não ser adequados para todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento,a situação financeira ou as necessidades específicas de um determinado investidor. A decisão final em relação aos investimentos deve ser tomada por cada investidor, levando em consideração os vários riscos,tarifas e comissões.

6 comments

Leave a Reply