CARTEIRA WILL – 20200803

Carteira do Will
Tempo de leitura: 5 min
CARTEIRA 

CONSELHOS DE UM VELHO DE MERCADO

Acredito que para quem acompanha mais de perto o mercado e em especial as a fintwit essa semana tenha sido especial. Digo isso porque temos visto um crescimento da procura por investimentos que até então não faziam parte da realidade de muitos, em especial o de renda variavel. Creio inclusive que muitos de vocês que leem o Bugg, talvez tenham começado a investir depois de 2016. Tudo é muito novo e por vezes muito sedutor…tudo parece possível…basta apenas ter o número de telas suficientes, ou seguir as pessoas corretas, ou alavancar, ou ser corajoso, ou isso, ou aquilo….a real é que sempre parece faltar algo para que você tivesse ganho aqueles 1000% em 3 dias na opção XYZ.

Minha percepção depois de 17 anos nesse mercado? Tudo isso é fugazzi! Perda de tempo e energia.

Bolsa é maratona! Não é corrida de 100 metros. Se você tentar correr os 100 ou 200 mestros talvez vá cansar demais no início e não terá gás para o futuro. Aliás nesse ponto é como a vida não é mesmo? Quantos começam bem, mas acabam numa ruim?

Enfim…to aqui filosofando…mas tudo isso para dizer,com muito  carinho, cuidado e temor:

  • Cuidado quem vocês seguem…se atentem para o passado da pessoa e o que ela já fez na vida
  • Não brinquem com o seu dinheiro, ele não é uma ficha num cassino!
  • Cuidado com qualquer tipo de alavancagem.
  • Viver de investimentos é parece algo lúdico e sedutor, mas deveria ser usado quando você se aposentar apenas.
  • Lembre que se você conseguir 20% ao ano com consitência temporal (por 10, 20 anos por exemplo), você já será um dos maiores investidores do mundo!

Paro por aqui.

MINHA CARTEIRA

Sem grandes alterações…fiz um pouco de caixa para adição dos ativos da carteira #notbad…comento mais abaixo…

 

 

AÇÕES 

Já tinha comentado semana passada da minha inclusão de Marcopolo (POMO4) e discorro mais no post de carteira #Notbad.

COGN3: muito do que comentei acima tem a ver com alguns exageros que vejo no mercado e que me preocupam…especialmente quando vejo pessoas pouco experientes tendo perdas elevadas….enfim. Já tinha comentado que 2 semanas atás (link) que tinha reduzido posição no papel. Uma das razões é detestar investir em ativos de manada, onde há muito “burburinho” e torcida em cima. Não é minha praia! A meu ver o que houve em Cogna é um exagero de expectativas com o IPO da Vasta aliado a uma certa alavacagem excessiva no papel (era um dos mais termados do mercado)…aí você gente criticando gestores que estavam vendidos no papel, outros pedindo para retirarem ativos de aluguel – famoso short squeeze. Táticas de guerrilha no mercado….sou totalmente contra isso! Por isso reduzi ainda mais essa semana acima dos R$ 9. Papel caiu forte sexta e machucou alguns. Não tenho alavancagem, então, por ora, deixei de estar ganhando o que estava. Abaixo de R$ 9 não pretendo reduzir. Vejo valor e gosto do ativo.

No mais minha carteira segue:

 

#NOTBAD 

Mais um mês difícil…aliás não tem sido um ano fácil…mas faz parte. Todas as infos no post abaixo.

CARTEIRA #NOTBAD – AGOSTO 2020

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

Disclaimer Os relatórios e/ou em qualquer conteúdo de análise e recomendação providos pelo Bugg possuem caráter meramente informativo e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o usuário a tomar sua própria decisão de investimento, não devendo ser considerado como uma oferta para compra ou venda de ativos. Os editores responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos da Instrução CVM nº 598/18,que as recomendações do relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradasde forma independente. Além disso, os instrumentos financeiros discutidos neste relatório podem não ser adequados para todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento,a situação financeira ou as necessidades específicas de um determinado investidor. A decisão final em relação aos investimentos deve ser tomada por cada investidor, levando em consideração os vários riscos,tarifas e comissões.

4 comments

  • Bom dia Will,

    Como de praxe, inicio minha semana aqui no Bugg, so passando para agradecer aquele velho ensinamento que aprendi aqui, a paciência de estar em um bom case e acompanhar, não girar muito a carteira, e o que me salvou nessa pandemia, não fazer nada tambem foi fazer muito!

    Meu muito obrigado Will

  • Will,

    Eu sou um dos que começaram após 2016.
    Achei seu blog por conta dos seus comentários em Trisul, desde então nunca perdi nenhuma nova postagem aqui.

    Parabéns pelo ótimo trabalho!

Leave a Reply