20200817 – Tônica da Semana: UM PESADELO VIRANDO REALIDADE ?

A Tônica
Tempo de leitura: 9 min

Bom dia Srs e Sras. Tenho que ser sincero e dizer que começamos a semana com um dos meus piores pesadalos….

scream GIF

 

É o fim do mundo? 

Sim…e não…afinal o Brasil já sobreviveu a tanta coisa!

Não sou o PG ou o Bolsonaro para dizer o quanto o teor dessas especulações são verdade, mas o simples fato de haverfumaça me deixa deveras preocupado. PG tem um discurso e uma atitude que precisávamos na economia, mas é um fato que tem esbarrado na morosidade de Brasília. Mas me entristece perceber que os mais pessimistas estariam corretos acerca do nosso país…sou otimista e teimoso…me entristece pensar em admitir que o melhor para o Brasil seria um presidente comprometido com o status quo e com os esquemas de Brasília como Temer…admitir que não há outra alternativa nesse parlamentarismo de coalisão que vivemos.

A ideia subjacente a briga com Guedes é a de furar o teto de gastos. Gastar um pouqunho mais, afinal, o mundo inteiro está fazendo isso não é mesmo? Não lembro agora onde li, mas achei genial. É uma comparação a década de 70 quando por 2 anos o então ministro da economia Mario Henrique Simonsen lutou contra a ideia de se gastar mais mantendo o controle fiscal, contra uma ala dita “desenvolvimentista” liderada pelo então ministro da agricultura Delfim Neto. Depois de 2 anos Simonsen jogou a toalha…Delfim se tornou ministro e pavimentou a economia para a hiperinflação da década de 80, o elevado endividamento e o colapso econômico do modelo militar.

Os caminhos do Brasil entre o Pibão e o Pibinho nas últimas quatro ...

Furar o teto de gastos manda uma mensagem horrorosa para o mundo e mercado. Furar o teto é cavar um buraco para saída de Guedes….não consigo pensar em uma saída pior que a decorrente desse motivo! 

 

Juros e Dólar dizendo algo 

Não por acaso os juros já vieram ajustando a isso essa semana. A “embicada” na curva de 10 anos não acontece por acaso, ela representa um sentimento de maior risco que exige mais prêmio para investir no Brasil. Afinal, se de fato o comprometimento fiscal não é uma de nossas bandeiras, o preço pago para se financiar é outro! Veja que recentemente o estresse do corona + Moro + desarranjo fiscal empurrou os juros lá pra perto de 10%! Isso num mundo de juro longo próximo a zero! No auge da crise recente o juro americano equivalente chegou a 1.76% e atualmente está lá em 0.7%!

 

E o dólar? Não é de hoje que muitos falam num “desajuste” do câmbio. O dólar vem perdendo valor contra uma cesta e moedas ao redor do globo …

 

O Real apresenta uma das piores performances entre diversos países. Abaixo a comparação com pares nossos. Temos reservas, nossa balança comercial está se beneficiando com os produtos agrícolas vendendo água e a vertente de saída de recursos do turismo se reduziu muito, afinal os brasileiros mal conseguem viajar por conta do corona…ainda assim a moeda é uma das piores do mundo! Em vermelho o Rublo russo, em verde o Peso Mexicano, em amarelo o Rand Sul-africano e em azul o nosso Real – vale lembrar que enquanto mais pra cima, mais o dólar é que se valoriza. Isso a meu ver denota total falta de confiança do investidor…e se tá ruim com Guedes, imagina sem ele?! Eventos como esse acabam por justificar isso não é mesmo?!

 

 

Problema disso tudo a meu ver é que juros e dólar normalmente te dizem algo…te indicam algo… se juros e dólar estão “corretos” ou precificados corretamente, me parece que a bolsa é que estaria muito “alegrinha” e não reflete o real momento que vivemos. Esse é o problema! Sim eu sei que a bolsa tem tido uma força extra dos sassá mutemas (comentei nessa tonica aqui) … pessoas como eu e você que tem investido … muitas das quais nunca fizeram antes e estão fazendo não por convicção, mas por falta de opção … os milhares de novos CPFs que tem ajudado a sustentar a bolsa. Ainda assim, esses sinais me preocupam. 

 

Que mais?

Mas não só de bad news vivemos. TODOS indicadores econômicos da semana passada surpreenderam positivamente!

 

Atividade mostra recuperação…IBC-Br que é uma proxy para o PIB (fonte)!

Imagem

 

Com destaque para vendas no varejo que mostraram uma bela revuperação em “V”:

 

O importante setor de serviços continua patinando o que a meu ver é um reflexo do isolamento social. A medida que as mortes forem caindo e as coisas voltarem ao normal esse é um setor que tende a se recuperar que quiçá ajudar na continuidade de recuperação da economia. Abaixo o gráfico de mobilidade social comparado com US e Europa. Penso que a medida que isso volte ao normal, esse é um setor que tenderia a se beneficiar…. e nisso concordo com o pessoal da Versa que fez esse gráfico (fonte).

Imagem

 

And What about US markt?

Nos EUA a safra de balanços se aproxima do fim e a tônica foi de números horrorosos (obviamente que isso varia muito de setor a setor). Gráfico abaixo compara o lucro operacional das empresas do S&P com outros trimestre e suas projeções para os próximos trimestres (fonte).

 

Mas tudo é relativo não é mesmo? E relativamente os números desse trimestre surpreenderam e muito as projeções do mercado. Essa safra de balanços ficou caracterizada por um erro muito grande por parte dos analistas … as cias surpreenderam positivamente o mercado (fonte).

 

E os dados econômicos tem sustentado a tese de uma recuperação em “V” alicerçada por forte estímulos monetários.

Logo, a ordem no mercado americano tem sido: Buy! Buy! Buy! Buy!

Aqui nos EUA mais e mais vejo indicadores de euforia que me dão calafrios! Rs. Mas devo estar errado mesmo! Abaixo o indicador da NAAIM (National Association of Active Investment Managers) que mostra que os gestores de investiemento estão extremamente bullish com o mercado (fonte)…

Imagem

 

E o tradicnional “Fear&Greed Index” da CNN que essa semana chegou a tocar no “extreme greed” novamente (fonte)…

 

E a relação entre Put e Call Ratio que negocia a níveis bastante baixos indicando que o mercado não anda muito preocupado com possíveis quedas…ignorando o seguro…pra que comprar PUT se o mercado apenas sobe não é mesmo? Rs.

Imagem

 

E os múltiplos vão se esticando mais e mais…(fonte)

 

Mas eu devo estar errado mesmo…não acreditem em mim…acreditem nos analistas mega fodões do Goldman Sachs que revisaram target para o S&P e agora enxergam mais upside para o índice americano (fonte).

 

“Goldman Sachs has raised its S&P 500 price target to 3600 by the end of 2020 & its 12-month S&P 500 price target to 3800”. (fonte)

Imagem

Como diz a música…

Tell me lies
Tell me sweet little lies
(Tell me lies, tell me, tell me lies)

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

Disclaimer Os relatórios e/ou em qualquer conteúdo de análise e recomendação providos pelo Bugg possuem caráter meramente informativo e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o usuário a tomar sua própria decisão de investimento, não devendo ser considerado como uma oferta para compra ou venda de ativos. Os editores responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos da Instrução CVM nº 598/18,que as recomendações do relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradasde forma independente. Além disso, os instrumentos financeiros discutidos neste relatório podem não ser adequados para todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento,a situação financeira ou as necessidades específicas de um determinado investidor. A decisão final em relação aos investimentos deve ser tomada por cada investidor, levando em consideração os vários riscos,tarifas e comissões.

 

10 comments

Leave a Reply