20200831 – PODCAST BOM DIA USA: Recuperação Americana, Apple suspende conta da Epic, Warren não está velho, Resultado GAP e Big Lots

Podcasts
Tempo de leitura: 16 min
E para quem gosta de ler, aí está a transcrição do podcast. Esse é um podcast destinado aos clientes da Avenue. O texto aqui é apenas uma transcrição e Tais comentários não devem ser visto como qualquer tipo de recomendação de investimentos. 

**ONTEM**

Vamos falar do fechamento da sexta-feira passada? As ações fecharam com leve alta, após repercutirem os dados da economia que vieram bom pessoal. Setembro geralmente é uma época um pouco mais difícil para as bolsas americanas, mas pode ser, e eu disse pode, que comece o próximo mês com o pé direito graças aos bons dados que a economia americana vem apresentando. https://rb.gy/xfbcqh

 

  • Dow: +0,6%
  • S&P: +0,7%
  • Nasdaq: +0,6%
  • Setores: Na última sexta, destaque positivo para todos os setores: A maior alta foi o de Petroleo XLE (+1,79%), materiais XLB (+1,19%) e industrial XLI (+0,95%).
  • Economia: Os dados divulgados na sexta-feira passada impulsionaram os principais índices americanos. Teve dados dos gatos pessoais e renda pessoal, que tiveram alta de 1,9% e 0,4% respectivamente. Isso indica que as pessoas começaram a gastar mais e a renda pessoal deu uma leve incrementada. Teve o índice de preços Core também, o Core exclui Alimentos e Energias que tendem a ser bem voláteis. Esse indicador teve alta de 1,3%. Além disso, teve confiança do consumidor de Michigan, que também veio bom e ficou em 74,1 batendo a projeção que esperava 72,8.
  • Dólar: O dólar fechou na última sexta-feira, cotado a 5,41 (-2,93%), sendo que durante a semana passada ele chegou a cair -3,38%. Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou na quinta-feira o Banco Central a repassar R$ 325 bilhões para o Tesouro Nacional.O dinheiro deverá ser usado no pagamento da Dívida Pública Mobiliária Interna, isto é, o endividamento do governo feito em reais. Além disso, a equipe econômica do governo chegou ao valor pedido pelo presidente Jair Bolsonaro para a prorrogação do Auxílio Emergencial até o fim do ano: R$ 300. Com isso pessoal, o anúncio do programa Renda Brasil ficará para um segundo momento, já que a equipe econômica deve apresentar novos cálculos para que o presidente tome alguma decisão. https://rb.gy/njsoal

 

 

**HOJE**

  • Ásia: A China anunciou domingo que sua atividade manufatureira se expandiu em agosto. Ela divulgou seu PMI que ficou em 51, indicando essa expansão. Porém, levemente abaixo do esperado, que era de 51,2. As ações de Shangai encerraram sua sessão caindo -0,24% com os investidores monitorando o desenrolar político no Japão, que encerrou muito bem com a Nikkei subindo 1,12%, repercutindo a recente notícia de aquisição por lá, no qual eu ainda vou comentar, pode deixar. Vale lembrar que a busca por um novo primeiro-ministro continua por lá.
  • Europa: As ações europeias acordaram avançando seguindo o tom dos futuros do S&P500, com as ações de mineradoras liderando os ganhos até então. A Euro Stoxx subia 0,31% as 7:30 da manhã de hoje, enquanto isso a DAX (bolsa alemã) subia 0,41% e a CAC40 subia 0,66%.
  • Futuros: Os futuros dos principais índices futuros americanos também amanheceram com bom humor. O S&P500 subia 0,22% e o Dow subia 0,13%.
  • Agenda: Hoje, logo mais, temos o PMI de Chicago no lado dos Estados Unidos. Temos PMI de Caixin (China) no final do dia. E também temos, no lado de resultados, a companhia ZOOM (Cod ZM) divulgando os seus resultados.

 

**DESTAQUES DE ATIVOS**

Hoje temos bastante coisa para comentar. E começando pela Apple (AAPL), que realmente seguiu em frente com o que ela havia dito e suspendeu a conta da Epic Games da sua loja de aplicativos. Logo, a Epic não pode atualizar mais seus jogos em nenhum dos dispositivos da Apple e justo que uma nova atualização grande chegava para o jogo Fortnite.

Segundo a Apple, foi suspensa uma conta que não estava ligada a Unreal Engine, o software que muitos desenvolvedores usam para criar seus aplicativos. A justiça até recomendou que a Epic continuasse aceitando as diretrizes da Apple Store enquanto o julgamento andava, mas ela se recusou. Segundo um porta voz da companhia, aceitar essa proposta seria continuar aceitando o monopólio da Apple e por questões de princípios, eles vão continuar de fora.

Galera, e lembrando que essa batalha começou depois que a Epic Games introduziu uma forma de pagamento direto dentro do jogo Fortnite dentro da loja de aplicativos da Apple e da Google. Assim, a companhia contornava os 30% que são pagos a Apple quando uma transação em aplicativo de terceiros ocorre.

Os títulos da Epic Games tinham tido grande sucesso já, inclusive pelo Apple Store. Estima-se que desde janeiro de 2012, os títulos da Epic foram baixados cerca de 159 milhões de vezes só na Apple Store, gerando aproximadamente $1,2 bilhão de dólares, Segundo Stephanie Chan, estrategista da Sensor Tower e especialista nesse segmento de mobile. Se pegarmos a taxa que a Apple cobra, que seria uns 30%, cerca de $360 milhões de dólares foi diretamente para Apple desse valor de $ 1,2 bilhão.

Não se sabe os impactos ainda. Mas me parece que quem tem mais a perder é a Epic Games no momento. O movimento de apenas uma desenvolvedora pouco mexe no resultado total da Apple. Mas ela pode vim a ter problemas se outros desenvolvedores se juntarem ao time da Epic, levantando essa bandeira para um fim do abuso de taxas nos ecossistemas de aplicativos. Porém, isso são cenas dos próximos capítulos. https://rb.gy/oddmru

Aproveitando que já estou falando de Apple. Vale lembrar que hoje acontece o Split (o desdobramento) dos papeis da companhia. A Apple vai desdobrar em 4 para 1 e já comentando outra que acabou de desdobrar, a Tesla que desdobrou 5 para 1. Essa divisão da Apple vai levar um rebalanceamento do Dow Jones, uma vez que o seu peso vai mudar dentro do índice.

Sendo assim, novos nomes entraram no Dow. Vai sair a gigante do petróleo Exxon Mobil (XOM), Pfizer (PFE) e Raytheon (RTX) e vão entrar a SalesForce (CRM), Amgen (AMGN) e a Honeywell (HON).

Vamos ver, ah vamos falar da GAP (Cod GPS) que apresentou seus resultados do segundo trimestre na última sexta-feira. A varejista relatou uma perda de 0,17cents por ação, menor que o esperado pelo mercado que era de 0,41cents por ação. A receita dela bateu expectativas e foi beneficiada por uma mudança relacionado a pandemia, com mais pessoas procurando roupas casuais para usar. Além disso, ela chegou a vender 130 milhões de dólares em máscaras.

Mesmo reportando um prejuízo, o Same Store Sales que é aquele indicador que mede a eficiência da companhia de continuar vendendo na mesma base lojas que ela já tem, aumentou em 13%. Sendo impulsionado por um aumento de 95% das vendas via online no ano contra ano. Segundo a GAP também, ela adquiriu 3,5 milhões de novos clientes pelos seus canais online, representando um crescimento de 165% dentro desse segmento também no ano contra ano.

E ela encerrou o trimestre com 1 bilhão de caixa a mais quando comparado com o ano anterior, ficando com 2,2 bilhões de caixa e equivalentes. O plano de desmembrar a Old Navy foi abandonado, mas isso pode implicar que o conselho de administração da companhia esteja disposto a tomar medidas para desbloquear valor para os acionistas. Além disso, num mundo pós Covid, onde teremos pessoas saindo normalmente na rua de novo, retomando atividades e com essa nova onda de esportes/casual está tendo, a marca Athleta pode se destacar e receber uma atenção maior do mercado, o que não vinha acontecendo.

Para quem nunca ouvir falar da GAP, ela é uma companhia varejista dos Estados Unidos que opera sob as marcas GAP, Old Navy, Banana Republic e Athleta. Inclusive, é engraçado como hoje as receitas da divisão GAP só representam 24%, enquanto a Old Navy representa 57% das receitas totais. Banana Republic e Athleta somam 17% e ela possui 2% em outras marcas bem menores. No geral, hoje 50% das vendas acontecem no online, 35% acontecem em lojas de ruas e apenas 10% vem de lojas de shopping. E para acabar dissecação que eu estou fazendo nas receitas, 85% das suas receitas vem dos Estados Unidos, 7% do Canada, 5% da Ásia, 2% na Europa e 1% em outros países.

Em 2019 a companhia contava com 3194 lojas próprias e 472 franqueadas. Fundada em 1969, a GAP emprega cerca de 129mil funcionários e tem um valor de mercado de 6,5 bilhões de dólares, sendo que em 2019 ela entregou 16,3 bilhões em receitas.

Hmm, ainda sobre as varejistas também, mas agora comentando uma varejista que vende várias coisas. A BIG LOTS (BIG) apresentou seus resultados e superou por 0,05cents as estimativas do mercado. Entregando um lucro por ação de 2,75 dólares. A receita também superou estimativas. Same Store Sales (ou as vendas de mesmas lojas) aumentaram em 31,3% quando comparado com o mesmo período anterior e adivinhem? Sim, bateram as estimativas dos analistas. Além disso, ela anunciou um programa de recompra de ações de $500 milhões de dólares.

Como eu havia dito, ela vende várias coisas. Que vão desde colchões, estofados, até produtos saúde, beleza e eletrodomésticos. Ela foi fundada em 1967 e em 2019 contava com 1401 lojas em 47 estados dos Estados Unidos. Ela chega a empregar 34mil funcionários e tem um valor de mercado de quase $ 2 bilhões de dólares, suas receitas em 2019 somaram 5,3 bilhões. https://rb.gy/kgnyhy

Para finalizar no lado das companhias. Muitos não devem saber, mas ontem foi o aniversário do Warren Buffett, o bom velhinho de Omaha completou 90 anos. Mas parece que não foi só ele que ganhou presentes não. Ontem mesmo saiu uma notícia que a Berkshire chegou a 5% de participação nas maiores companhias do Japão, sendo cada posição e eu disse cada galera, em aproximadamente $6,2 bilhões de dólares, que daria também pouco mais de 30 bilhões de dólares no total.

As companhias foram a Itochu, Marubeni, Mitsubishi, Mitsui e Sumitomo. Essas compras não aconteceram do dia para a noite também, ela vinha acontecendo de forma lenta nos últimos 12 meses na própria bolsa de Tóquio. Será que o Warren andou lendo muito Neuromancer? Essa excelente obra do William Gibson aborda sobre diversos temas, incluindo as “Zaibatsus”, que no próprio japonês seriam conglomerados de companhias que se tornaram tão grandes que teriam influências para controlar a economia de países ou até mesmo virar países. Mas deixando a distopia de lado das histórias de Gibson, que eu comentei só para fazer uma quebra de diálogo mesmo.

Me parece que o oráculo da Omaha, primeiro: Não está velho, dizem que 90 é o novo 70. Em segundo, isso mostra mais uma vez a importância de internacionalizar os investimentos e procurar outros países, outras companhias, outras moedas para diversificar o nosso patrimônio.

E bom, eu não falei tão atoa assim sobre o escritor William Gibson. Essas empresas comerciais que a Berkshire adquiriu são conhecidas como “Sogo Shosha”, mas que diabos são isso? São basicamente conglomerados que importam de tudo, desde energia, metais, alimentos e produtos têxteis para o Japão usando poucos recursos. Será que te lembram algo que eu comentei agorinha mesmo? Pois é galera, pois é.

Essas companhias ajudaram o Japão a se industrializar e competir globalmente. Mas com os avanços tecnológicos e o crescimento dessas empresas também, acabou deixando elas mais vulneráveis a concorrência. Mas para Buffett não se trata de uma jogada rápida, nunca é. A Berkshire disse que pretende manter os investimentos para longo prazo e pode chegar até a participação de 9,9% dependendo do preço e se comprometeu a não ultrapassar essa porcentagem também. https://rb.gy/cc4rsw

 

*AGENDA DA SEMANA*

 

  • Terça-feira: Teremos vendas de veículos nos Estados Unidos, PMI no setor manufatureiro, índice de emprego no setor manufatureiro.
  • Quarta-feira: Teremos variação de empregos privados (conhecido como ADP), Encomendas da Industria e estoques de petróleo bruto. Do lado dos resultados, teremos Macy`s (Cod M), Cloudera (Cod CLDR) e Brown Forman (Cod BF.B).
  • Quinta-feira: Vai ter Pedidos Seguro Desemprego, Produtividade do Setor não Agrícola, Balança Comercial, PMI Composto e de Serviços. Na Zona do Euro teremos PMI também e vendas no varejo. No lado dos resultados, vai ter Broadcom (cod AVGO), Campbell Soup (Cod CPB), Signet Jewelers (SIG) e a Docusign (DOCU).
  • Sexta-feira: Encerramos a semana com Payroll, o famoso relatório de emprego dos Estados Unidos, informações sobre ganhos salariais e média de horas trabalhadas e Taxa de Desemprego.

 

Ficou claro que Quinta e Sexta serão dias importantes, vale a pena ficar de olho neles. Quem quiser me seguir nas redes sociais, o instagram é @brenobonani e o Twitter é @Breno_Bonani. Eu vou ficando por aqui, já me estendi demais. Desejo todos uma ótima semana e até mais.

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

Disclaimer: O conteúdo deste podcast é apenas para fins informativos, não serve como recomendação de compra ou venda de qualquer título na Avenue ou em qualquer outra conta. Ele também não é uma oferta ou venda de um título. Também não são relatórios de pesquisa e não servem como base para qualquer decisão de investimento. Todos os investimentos envolvem riscos e o desempenho passado não garant

Leave a Reply