20200911 – PODCAST BOM DIA USA: Balde de água fria nos mercados, Huawei anuncia a segunda versão do seu OS, Peloton, Oracle e Chewy

Podcasts
Tempo de leitura: 15 min
E para quem gosta de ler, aí está a transcrição do podcast. Esse é um podcast destinado aos clientes da Avenue. O texto aqui é apenas uma transcrição e Tais comentários não devem ser visto como qualquer tipo de recomendação de investimentos. 

**ONTEM**

Vamos falar do fechamento de ontem? As ações de tecnologia voltaram a pressionar as sessões de ontem. Logo elas, que tinham sido a melhor performance na recuperação de quarta-feira. Esse balde de água fria cai no mercado depois que as reivindicações de desemprego decepcionaram os investidores e o senado americano não ter chegado a um consenso sobre o novo pacote de estímulos.

 

  • Dow: -1,45%
  • S&P: -1,8%
  • Nasdaq: -1,99%
  • Setores: No dia de ontem, destaque negativo para todos os setores: A maior queda foi de Energia XLE (-3,67%), Exxon Mobil (XOM) chegou a cair (-2,50) e a Chevron (CVX) fechou com queda de (-2,53). Além disso, tecnologia XLE caiu (-2,26%) e Utilities XLU chegaram a cair (-1,72%).
  • Economia: Os dados divulgados sobre o Seguro Desemprego não animaram muito o mercado. Como eu havia comentando no início do podcast, o dado foi pior que o esperado. Esperava-se 850 milhões reivindicações de seguro desemprego, mas o dado divulgado foi de 884 milhões, um dado maior que o esperado. Além disso, o senado americano rejeitou o que seria o novo pacote de estímulos de $300 bilhões de dólares. Por outro lado, o IPP – Índice de Preços ao Produtor veio melhor que o esperado e chegou a subir 0,3%. O IPP é um indicador de inflação que mede as variações médias nos preços de vendas pelos produtores domésticos de bens e serviços ao longo do tempo (entenda-se produtores nacionais, ou que operam no país). Muitas pessoas usam ele para chegar perto de como será o próximo IPC – Índice de Preços ao Consumidor, já que o IPP mostra o que seria o que os produtores estão pagando por bem e serviços, se eles começarem a pagar mais para produzir ou prestar serviços, isso tende a ser repassado para o consumidor final. https://rb.gy/kqn2hy
  • Dólar: O dólar fechou no dia de ontem com leve alta, cotado a 5,31 (+0,37%). Repercutindo a cautela que os mercados estão entrando, de olho nas eleições americanas e na falta de um acordo em relação a um pacote de estímulos por lá também. Do lado cenário interno, a UBS apontou em um relatório ontem, sobre as contas públicas do Brasil, apontando para possíveis crescentes riscos fiscais. https://rb.gy/iedrbe

 

**HOJE**

  • Ásia: O principal índice chinês, o de Shangai, fechou com alta de 0,79%. Enquanto no Japão, a Nikkei fechou com alta de 0,74%.
  • Europa: Na Europa, o dia parece ser mais conturbado por lá. Ontem a União Europeia ameaçou uma ação legal caso o Reino Unido não mude o projeto de lei que permite violar parte do acordo do Brexit. A Euro Stoxx caia 0,35% as 7:30 da manhã no horário de Brasília. Enquanto isso, a DAX (bolsa alemã) caia 0,34% e a CAC 40 (bolsa francesa) caia 0,30%.
  • Futuros: Os futuros dos principais índices americanos ensaiam uma alta para a sessão de hoje, com os futuros do S&P 500 subindo 0,81% e os futuros do Dow Jones subindo 0,66%.
  • Agenda: Hoje, logo mais, temos um dia mais calmo em relação a dados. Temos apenas divulgação do IPC – Índice de Preços ao Consumidor (que mede a inflação) de relevante. No lado de resultado, temos a companhia da alimentos Kroger (KR) e a casa de análise Value Line (VALU) que divulgarão seus resultados.

 

**DESTAQUES DE ATIVOS**

 

HUAWEI ANUNCIA SEGUNDA VERSÃO DO SEU SISTEMA OPERACIONAL

Começando pela chinesa Huawei, que infelizmente não tem suas ações negociando nas bolsas americanas e em nenhum lugar, ela é uma empresa de capital privado ainda. Mas a notícia é que a empresa divulgou que seu sistema operacional chamado HarmonyOS 2.0, já vai estar rodando em seus smartphones a partir de 2021.

Seu sistema operacional já está na segunda versão e ela abriu para os fabricantes de hardware de terceiros e até concorrentes utilizarem, tentando aumentar o número de desenvolvedores a bordo. Depois das sanções impostas pelos EUA no ano passado, a companhia foi forçada a lançar seus smartphones topo de linha sem o Android. Será que os Estados Unidos sem querer criou um monstro?

De início eu acho que não, mas querendo ou não galera, acabou de nascer mais um sistema operacional para competir com até então o Android e iOS. O que fez o Android e o iOS serem sistemas vencedores, foi o número de desenvolvedores criando aplicativos para eles.

Então, agora no início do HarmonyOS, ele precisa de tração de muitos desenvolvedores e de inclusive dos famosos para conseguir vingar no fim do dia. Dentro desse sistema, já existe uma loja de aplicativos, parecido com o Google Play, que se chama Huawei Mobile Services (HMS).

O HMS já conta 96mil aplicativos, ante 60mil em maio deste ano. Também tem 1,8 milhão de desenvolvedores, ante 1,4 milhão em maio. É preciso reconhecer, está crescendo bem até. Mas ainda pode enfrentar dificuldades de aceitação nos mercados internacionais, já que ele ainda não conta com aplicativos importantes como Spotify ou Netflix. Vale lembrar que a Huawei ficou mais isolada depois que os Estados Unidos alteraram uma regra que exige que os fabricantes de chips para companhias estrangeiras tenham uma licença para vender os semicondutores, isso acabou isolando ela da sua principal fabricante que era TSMC. Logo, ela ainda pode ter complicações para fabricar seus smartphones futuros. https://rb.gy/x1vh2r

 

PELOTON (PTN)

Agora vamos falar da Peloton (Cód PTON), a fabricante de produtos fitness apresentou um resultado surpreendente. Até ela mesma ficou surpresa. A companhia reportou que suas vendas do quarto trimestre aumentaram em 172%, à medida que sua bicicleta e sua esteira para correr, se tornaram duas das mercadorias mais procuradas para quem procurava se exercitar no isolamento social.

A empresa comentou que não esperava voltar aos resultados normais antes do fim do segundo semestre. Ela apresentou um lucro por ação de $0,27cents contra uma média esperada de $0,10cents, batendo as estimativas com folga. Além disso, ela reverteu o prejuízo de um ano atrás para lucro agora. Sua receita ficou em $607 milhões, também batendo expectativas e crescendo 127% quando comparado com o ano anterior.

Para quem não entendeu muito bem ainda o que ela faz, ela vende equipamentos para exercícios como a suas bicicletas e suas esteiras. Mas ela ganha dinheiro de outra forma também, ela oferece um serviço de subscrição, onde ela conecta os usuários a vídeo aulas ao vivo ou sob demanda na tela dos seus aparelhos. Sim, pessoal, ela vende os aparelhos e um serviços. Tanto a Bicicleta quanto a esteira vêm equipadas com uma tela, onde é possível acessar as vídeo aulas e ver seus históricos de atividade.

A companhia reportou que encerrou o trimestre com mais de 1,1 milhão de assinantes do seu serviço de fitness connect, um aumento de 113% em relação ao ano anterior. No total, já são cerca de 3,1 milhões de membros, incluindo aqueles que pagam apenas por assinatura digital. Os assinantes do Fitness Connect são as pessoas que pagam para sincronizar aulas de exercícios com seus equipamentos da Peloton. Se você não tiver um aparelho deles, tudo bem, você não vai ficar de fora, pois eles oferecem a assinatura digital, onde é possível acessar via tablete, computador ou smartphone.

Como o seu resultado foi bom, ela foi mais arrojada nas projeções para o seu ano fiscal de 2021. Ela espera vendas na casa dos $3,5-3,6 bilhões para 2021.

A Peloton foi fundada em 2012 e está sediada na cidade Nova York. Inclusive quem for visitar Nova York, pode ir em um estúdio dela e fazer uma aula ou experimentar seus produtos. Ela chega a empregar 1800 funcionários e tem um valor de mercado de $24,8 bilhões de dólares. https://rb.gy/h7vjpb

 

ORACLE (ORCL)

Deixa eu ver agora, vamos falar da Oracle (Cód ORCL), que também apresentou seus resultados referente ao quarto trimestre de 2021 (que é o seu ano fiscal). Suas ações até chegaram subir ontem cerca de 6% e depois entregaram tudo por conta da queda geral do mercado, fechando levemente negativa.

Mas a companhia de software entregou um bom resultado, batendo todas as estimativas. Sua receita foi de $9,37 bilhões de dólares, superando a média dos analistas que era de $9,2 bilhões. Sua receita cresceu 2% no ano contra ano, sendo que a receita de Cloud Fusion cresceu 33% e NetSuite Cloud cresceu 23%. O segmento de nuvem e suporte a licenças da Oracle, que representam a maior parte da receita dela, cerca de 74% das receitas totais, cresceu apenas 2%, mas ela divulgou novos negócios de nuvem com Mc Donald`s e Xactly.

Ela também entregou um lucro por ação de $0,93cents, contra $0,86cents na média dos analistas. Alta de 15% no ano contra ano também. A companhia comentou anunciou um plano de nuvem dedicado por região, 100% gerenciado pelos serviços da Oracle, incluindo todos os aplicativos de nuvem, tudo por apenas $500mil dólares por mês. Pois é galera, não é para qualquer um. Mas realmente, pode ser interessante para algumas companhias. Ter um data center dedicado perto da sua região pode ser um alívio para muitas companhias que dependem desses serviços de nuvem.

Para quem não conhece, a Oracle é desenvolve, comercializa, vende, hospeda e oferece softwares voltados para soluções de nuvem e data centers. A companhia foi fudanda em 1977 e está sediada na Califórnia. Com um faturamento anual de $39 bilhões em 2019, ela chega a empregar cerca de 135mil funcionários e tem um valor de mercado de aproximadamente $176 bilhões hoje. https://rb.gy/wzmllq

 

CHEWY (CHWY)

Por fim, vamos falar da Chewy (Cód CHWY), a varejista de rações e produtos para animais de estimação, que também divulgou seus resultados referente ao 2T20. Lembrando que para quem não sabe, ela é uma subsidiária da PetSmart (Cód PETM)

A companhia reportou um resultado, que eu diria como bom. Não foi nada excepcional ou de outro mundo, algumas coisas não bateram o consenso dos analistas, mas outras sim.

A começar pela sua receita, que ficou $1,7 bilhão, superando as estimativas de $1,64 bilhão. Suas receitas cresceram 47% no ano contra ano e a margem bruta da companhia cresceu 190base points também no ano contra ano. Ela apresentou um prejuízo de $32,8 milhões, mas entregou um crescimento de 153% no seu EBITDA ajustado, que encerrou em $15,5 milhões.

Por outro lado, mesmo com o crescimento da receita, as vendas líquidas por clientes caíram e ficaram em $356 nos últimos 12 meses. Abaixo das estimativas que apontavam para $365 dólares. Segundo a companhia, nos últimos anos eles tem investindo em tecnologia, novos negócios, capacidade de realização e formação de uma nova equipe.

De fato, os investimentos têm sido focados em tecnologia, já que o maior foco dela é em vendas online. Ela vende tanto no seu site quanto no seu aplicativo, com um catálogo que chega a 45mil produtos e mais de 1600 marcas parceiras.

A Chewy foi fundada em 2010 e está sediada na Flórida. Com um faturamento anual de $4,8 bilhões, ela conta com 12mil funcionários e tem um valor de mercado de aproximadamente $24 bilhões. https://rb.gy/s5mogf

 

Acho que por hoje é só. Lembrando que logo mais temos live, na sala de análises comigo as 9:45 da manhã no horário de Brasília. Quem quiser me seguir nas redes sociais também, meu instagram é @brenobonani e o meu Twitter é @Breno_Bonani. Desejo todos uma ótima sexta e um ótimo final de semana, a gente se vê na segunda pessoal, forte abraço!

 

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

Disclaimer: O conteúdo deste podcast é apenas para fins informativos, não serve como recomendação de compra ou venda de qualquer título na Avenue ou em qualquer outra conta. Ele também não é uma oferta ou venda de um título. Também não são relatórios de pesquisa e não servem como base para qualquer decisão de investimento. Todos os investimentos envolvem riscos e o desempenho passado não garante resultados ou retornos futuros.

Leave a Reply