20200914 – PODCAST BOM DIA USA: AstraZeneca retoma testes, Nikola acusada de fraude, Prévia Aurora Cannabis e Nvidia compra ARM

Podcasts
Tempo de leitura: 14 min
E para quem gosta de ler, aí está a transcrição do podcast. Esse é um podcast destinado aos clientes da Avenue. O texto aqui é apenas uma transcrição e Tais comentários não devem ser visto como qualquer tipo de recomendação de investimentos. 

 

**ONTEM**

Vamos falar do fechamento de sexta-feira? As ações de tecnologia continuaram caindo, porém, somente a Nasdaq fechou em queda. Os dados melhores que o esperado do CPI, índice que mede a inflação ao consumidor e dados melhores de alguns países da Europa, ajudaram a segurar o animo do mercado. https://rb.gy/ofpwp3

 

  • Dow: +0,48%
  • S&P: +0,05%
  • Nasdaq: -0,60%
  • Setores: Na sexta-feira, destaque positivo para: Industrial XLI (+1,36%), que foi a maior alta do dia. Materiais XLB subiu (+1,28%). Já na ponta negativa, tivemos tecnologia XLE com queda de (-0,76%).
  • Economia: Os dados divulgados sobre o do CPI Americano vieram melhor do que o esperado. Além disso, os dados de produção industrial e de construção na Inglaterra, vieram melhores. Já na Alemanha, o CPI veio em linha com o esperado.
  • Dólar: O dólar fechou na última sexta-feira com leve alta, cotado a 5,33 (+0,26%), sendo que na semana ele chegou a subir (+0,49%). Na cena externa, o sentimento que permanece ainda é o de cautela, após elevados pedidos de auxílio desemprego nos EUA apontarem para uma recuperação não tão simples assim. Além disso, nenhum consenso em relação a novos estímulos foi atingido pelo congresso norte americano. Já no cenário interno, continua o de sempre pessoal, as incertezas em relação ao nosso fiscal. https://rb.gy/phk2j5

 

**HOJE**

  • Ásia: O Índice de Shangai fechou com alta de 0,57%. Enquanto isso no Japão, a Nikkei fechou com alta de 0,65%, sendo que as ações do Softbank chegaram a subir quase 9% após o anúncio de que a empresa vai vender a designer de chips ARM para a Nvidia (NVDA).
  • Europa: Já na Europa, os principais índices amanheceram com um misto leve quedas e leve altas. A Euro Stoxx caia 0,12% as 7:40 da manhã no horário de Brasília. Enquanto, a DAX (bolsa alemã) caia também 0,12% e a CAC 40 (bolsa Francesa) subia 0,10%. A AstraZeneca disse que recebeu a confirmação da Autoridade Reguladora de saúde do Reino Unido de que era seguro retomar os testes clínicos. Essa notícia chega enquanto os números de casos de coronavírus continua a crescer em quase 12 estados nos Estados Unidos.
  • Futuros: Os principais índices futuros americanos acordaram de bom humor hoje. Com os futuros do S&P 500 subindo 1,14% e os futuros do Dow Jones subindo 0,85%, ambos as 7:40 da manhã no horário de Brasília.
  • Agenda: Hoje é um dia sem dados relevantes. Temos apenas o dado de Produção Industrial na Zona do Euro. Do lado de resultados, a construtora Lennar (LEN) divulga seus resultados após o fechamento do pregão.

 

**DESTAQUES DE ATIVOS**

NIKOLA (NKLA)

E já vamos começar com uma polêmica… As ações da fabricante de veículos elétricos Nikola (NKLA) caíram mais de 14% na sexta-feira passada. Depois que a companhia negou as alegações de fraude feitas em um relatório pela Hindenburg Research, uma casa de análise dos Estados Unidos.

A companhia comentou que já está considerando as opções legais para responder ao relatório. Só que o relatório feito pela Hindenburg foi muito bem detalhado e toca em pontos que podem realmente fazer sentido. A casa de análise acusa a Nikola de fraude e mentiras.

O relatório contém fotos, troca de e-mail de ex-funcionários, troca de mensagens, vídeos e gravações de chamadas telefônicas para sustentar a sua tese. Acusa diretamente o atual CEO e fundador da empresa, Trevor Milton, de fazer falsas declarações sobre a tecnologia da empresa para crescer e fazer parcerias com as principais montadoras.

O relatório dias depois da General Motors (GM) ter firmado parceria com a Nikola e tendo adquirido 11% de participação na empresa. A parceria visa produzir sua picape elétrica de célula de combustível de hidrogênio, a Badger, até o final de 2022.

Logo a GM que estava sofrendo pressões do mercado para desmembrar a seu segmento elétrico, mas que acabou desistindo depois e preferiu focar em parcerias. Vale lembrar que depois do “rally” das ações da Tesla, que a colocaram como a montadora com maior valor de mercado do mundo, superando o valor de mercado da Toyota, Honda, GM e Ford somadas. Isso fez com que várias empresas do setor se mexerem para não perder esse “boom” dos carros elétricos.

A Nikola ainda vai ter que se defender, mas é um relatório bem interessante de se ler, parece que antes mesmo da Nikola ser fundada, o seu atual fundador Trevor, já tinha uma fama por aumentar as histórias em relação aos seus negócios e até mesmo mentir para atrair investidores. Outras questões como, seu irmão ocupando o cargo de Diretor de Projeto de Hidrogênio, sendo que o irmão dele trabalhou por 10 anos em uma companhia de pavimentação no Hawaii. Para uma questão tão complexa como a do Hidrogênio para ser usado como combustível, no mínimo era de esperar algum cientista renomado no campo para tocar uma equipe de outros cientistas e engenheiros para resolver esse problema.

Enfim pessoal, a companhia vai ter muito o que se explicar nas próximas semanas, o jeito é ficar de olho no desenrolar dessa história. A Nikola foi fundada em 2015, atualmente emprega 256 funcionários e tem um valor de mercado de aproximadamente $12 bilhões de dólares. https://rb.gy/b0myse

 

AURORA CANNABIS (ACB)

Agora vamos falar da canadense Aurora Cannabis (ACB), que reportou uma prévia do seu quarto trimestre de 2020. Suas ações chegaram a cair 9% depois que a companhia divulgou um guidance de lucros mais fraca e uma grande perda de receita no quarto trimestre.

Sua receita deve encerrar em cerca de $74,3 milhões de dólares, abaixo do consenso que previa cerca de $82,2 milhões em receitas e bem abaixo quando comparado com o mesmo trimestre anterior. A companhia não reportou seus lucros também, o que deixou o mercado mais irritado. O seu Lucro nos moldes do GAAP (que são princípios contábeis aceitos pela SEC) ficou em zero e não serve de comparação.

As companhias de cannabis ainda estão enfrentando um momento difícil em relação a legislação dos seus produtos. E no caso de qualquer companhia, ver o declínio de receita não é um sinal nada bom. O que se sabe é que até dia 22 de setembro a Aurora deve divulgar os seus resultados oficialmente.

Algumas coisas na prévia até que foram boas, como a alteração que ela fez com os bancos para alterar seu contrato de crédito garantido. Isso ajuda a companhia ter mais flexibilidade financeira, o que ela não vinha tendo muito. Além disso, no lado do SG&A (As despesas gerais e administrativas), a companhia comentou que está operando na faixa de $ 30,3 milhões de dólares, uma melhor significativa em relação ao resultado do terceiro trimestre deste ano. Por fim, a Aurora anunciou recentemente um novo CEO, o Miguel Martin. Anteriormente ele chegou a atuar como CEO na empresa americana Reliva (a Aurora chegou a adquirir ela no início do ano), também ligada ao setor de cannabis.

Mas voltando ao que parece realmente pegar em cima do case da companhia e é a maior questão de todas. Quando o estoque de maconha se recuperará? O preço das ações da Aurora caiu quase 70% no acumulado do ano e não houve nenhuma atualização por parte da companhia que deixassem os investidores mais confiantes de uma possível recuperação. Vale lembrar que a companhia se comprometeu em gerar lucro e um EBITDA positivo no primeiro trimestre fiscal de 2021, o que não vai acontecer. A companhia já adiantou que ficará para o segundo trimestre.

Para quem não conhece a Aurora Cannabis, ela produz e distribui produtos de cannabis voltados para consumo e para o uso medicinal. Além de vender a cannabis seca, óleo de cannabis ou cápsulas veganas com cannabis. Ela vende produtos para comer como cookies e chocolates, além de vaporizadores, os famosos “vapes”.

Em 2019, ela já tinha operações em 24 países em cinco continentes. Atualmente está sediada no Canadá, emprega cerca de 2779 funcionários com vendas anuais na casa dos $200 milhões de dólares, seu valor de mercado atualmente é de aproximadamente $805 milhões  https://rb.gy/8dpnzu

 

NVIDIA (NVDA)

Para finalizar essa parte de ativos, vamos falar da fabricante de semicondutores NVIDIA (NVDA) que vai adquirir a empresa de chips ARM por $40 bilhões de dólares. A transação se dará da seguinte maneira, a NVIDIA irá dar $21,5 bilhões de dólares em ações para o SoftBank (que ficará com uma participação de menos de 10%), $12 bilhões de dólares em dinheiro, incluindo $2 bilhões a pagar na assinatura da venda.

Para quem não sabe, a ARM projeta a arquitetura dos chips móveis usados em quase todos os smartphones do mundo, desde o Iphone até praticamente todos os Androids. Recentemente também, a Apple anunciou que seus Mac Books não usarão mais a arquitetura da Intel e que agora eles irão usar um próprio chip sendo arquitetado pela ARM.

A ARM é do gigante grupo japonês SoftBank, que comprou ela em 2016 por $31,4 bilhões de dólares. Porém, depois de perder muito dinheiro com seus investimentos feitos no WeWork e na Uber, o conglomerado se viu forçado a levantar dinheiro e está se desfazendo de alguns ativos.

A NVIDIA já vinha surfando o boom da pandemia e do aumento de número de pessoas jogando. Agora com a aquisição, ela ganha mais tração para implementar os seus planos voltados a inteligência artificial. Como a NVIDIA só estava no segmento de placas gráficas e um pouco de Inteligência artificial, essa aquisição faz sentido para ela expandir em outros segmentos e dar continuidade ao seu crescimento. https://rb.gy/i0d7uy

 

 

AGENDA DA SEMANA

Terça-feira: Produção Industrial, Preços de bens Importados e Exportados nos Estados Unidos. No lado dos resultados, temos Adobe (ABDE) e Fedex (FDX).

Quarta-feira: Vendas no Varejo, Estoques das Empresas, Estoques de Petróleo e decisão na taxa de juros pelo FED. Na Zona do Euro, temos balança comercial.

Quinta-feira: Licenças de Construção, Construção de Novas Casas, Pedidos de Seguro Desemprego nos Estados Unidos. Na Zona do Euro, temos CPI e Produção do Setor de Construção.

Sexta-feira: Temos um dia bem tranquilo, apenas confiança do consumidor de Michigan como relevante.

 

Vou ficando por aqui pessoal, hoje tem sala de análise as 9:45 com William Castro e as 10:30 com o Bo Williams, e quem quiser me seguir nas redes sociais, o meu instagram é @brenobonani e o twitter é @breno_bonani. Por fim, desejo a todos um excelente dia e uma ótima semana, forte abraço!

 

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

Disclaimer: O conteúdo deste podcast é apenas para fins informativos, não serve como recomendação de compra ou venda de qualquer título na Avenue ou em qualquer outra conta. Ele também não é uma oferta ou venda de um título. Também não são relatórios de pesquisa e não servem como base para qualquer decisão de investimento. Todos os investimentos envolvem riscos e o desempenho passado não garante resultados ou retornos futuros.

Leave a Reply