20200921 – PODCAST BOM DIA USA: Bolsas derretem, Acusações contra bancos, Deal Oracle e TikTok, US Steel surpreende e IPO da Unity

Podcasts
Tempo de leitura: 16 min
E para quem gosta de ler, aí está a transcrição do podcast. Esse é um podcast destinado aos clientes da Avenue. O texto aqui é apenas uma transcrição e Tais comentários não devem ser visto como qualquer tipo de recomendação de investimentos. 

 

**ONTEM**

Vamos falar do fechamento de sexta-feira? O mercado continuou em queda após dados não tão animadores assim. O FED deixou claro a necessidade de um novo pacote de estímulos. Além disso, as tensões entre EUA e China diminuíram os ânimos na última sexta, após o governo dos Estados Unidos dizer que poderia bloquear o TikTok e o Wechat até domingo. O que acabou complicando, foi que esse comentário veio antes do presidente Donald Trump dar a martelada na venda de parte do TikTok para Oracle, que também seria divulgado na sexta. https://rb.gy/zehuan

 

  • Dow: -0,9%
  • S&P: -1,1%
  • Nasdaq: -1,1%
  • Setores: Na última sexta-feira, destaque positivo para um: Biotechs XBI (+1,10%). Já na ponta negativa, tivemos Utilities XLU com queda de (-1,76%), Materiais XLB com queda de (-1,72%) e tecnologia XLK com queda de (-1,72%). Com Apple (AAPL) encerrando com queda de (-3,17%), Nvidia (NVDA) com queda de (-2,20%) e Amazon (AMZN) com queda de (-1,79%).
  • Economia: Na sexta-feira a gente teve confiança do consumidor de Michigan, que veio bem melhor que o esperado. Porém, ao longo da semana, tivemos dados mais fracos de Licenças de Construção, construção de novas casas e seguro Desemprego. O que acabou deixando o mercado mais desanimado e refletindo sobre uma lenta recuperação agora da economia americana.
  • Dólar: Na sexta-feira passada, o dólar fechou o dia com forte alta, cotado a R$5,37 (+2,83%). No cenário interno, repercutiu a incerteza em cima do nosso fiscal de novo e dúvidas sobre a capacidade do BACEN (o banco central do Brasil) de manter as taxas de juros baixas. Do lado externo, além dos dados mais fracos nos Estados Unidos e as tensões com a China, o aumento de número de casos na Europa também deixou os mercados preocupados. https://rb.gy/sjwspg

 

**HOJE**

  • Ásia: As ações registraram perdas na China. O índice de Xangai encerrou com queda de (-0,63%). No Japão, a Nikkei fechou com leve alta de (+0,18%). Bancos caíram forte por lá, após alegações de os bancos desafiaram uma serie de leis de lavagem de dinheiro, movendo grandes quantias de dinheiro ilícita para contas escondidas (shadow accounts) e redes criminosas. Inclusive, a investigação revelou $2 trilhões em operações suspeitas envolvendo diversos bancos. Logo, as ações do HSCB caíram (-5,33%) e chegou a um patamar não visto nos últimos 25 anos. Outro banco, o Standard Chartered chegou caiu (-6,28%).
  • Europa: Europa amanhace derretendo, com todos os índices por lá em queda. A Euro Stoxx caia (-3,14%) as 7:10 da manhã no horário de Brasília. A DAX (bolsa alemã) caia (-3,34%) e a CAC40 (bolsa francesa) caia (-3,24%). Repercutindo as alegações dos bancos e um aumento do Covid-19 por lá.
  • Futuros: Os principais índices americanos seguiam a mesma tônica. Os futuros do S&P500 caiam (-1,83%) as 7:10 da manhã e os futuros do Dow Jones caiam (-2,08%).
  • Agenda: Hoje temos apenas o discurso do presidente do FED, Jerome Powell, as 11hrs da manhã no horário de Brasília.

 

 

**DESTAQUES DE ATIVOS**

 

DEAL ORACLE (ORCL)/WALMART (WMT) COM TIKTOK

Vamos começar com o “deal” entre o TikTok e a Oracle (ORCL) e Walmart (WMT). O presidente Trump concordou com o acordo entre as companhias, onde a Oracle se tornará um provedor de serviços de nuvem e data para o TikTok. Oracle vai ficar com uma participação 12,5%, enquanto, o Walmart vai ficar com uma participação de 7,5%. O CEO do Walmart, Doug McMillon atuaria como um dos cincos membros do conselho.

A empresa mãe do TikTok, a ByteDance, vai ficar com os 80% restantes. Porém, tem uma questão interessante aqui. Como 40% da ByteDance é propriedade de empresas americanas, da para dizer tecnicamente que o TikTok Global, é propriedade majoritária dos americanos.

No mais, o TikTok disse que manterá e expandirá sua sede nos Estados Unidos, ao mesmo tempo, vai gerar 25mil novos empregos. Tanto a Oracle, quanto o Walmart, se comprometeram que fariam uma contribuição de $5 bilhões para um fundo educacional. A nova companhia vai criar também vídeos para ensinar crianças sobre história, ciência e outros assuntos.

O resultado pode impulsionar a posição da Oracle como empresa que pode lidar com cargas de trabalho de computação desafiadoras e ajudar a resolver uma disputa entre Estados Unidos e China. Lembrando que o último resultado da Oracle foi bom.

Eu cheguei a comentar em outros podcasts, mas a companhia de software entregou um bom resultado, batendo todas as estimativas. Sua receita foi de $9,37 bilhões de dólares, superando a média dos analistas que era de $9,2 bilhões. Sua receita cresceu 2% no ano contra ano, sendo que a receita de Cloud Fusion cresceu 33% e NetSuite Cloud cresceu 23%. O segmento de nuvem e suporte a licenças da Oracle, que representam a maior parte da receita dela, cerca de 74% das receitas totais, cresceu apenas 2%, mas ela divulgou novos negócios de nuvem com Mc Donald`s e Xactly. Lembrando também que ela lançou pacotes para servidores regionais, o que é um serviço a mais que ela agora passa a oferecer.

Do lado do Walmart, para quem acha que não existem muitas sinergias e que ela está apenas entrando para minimizar tensões com a China, está enganado. O comércio social já é uma realidade na China e tem crescido cada vez mais. Esse mercado já movimentou mais de $186 bilhões ano passado, mais de 10x o valor de vendas feitas nos Estados Unidos. Está cotado para crescer 30% este ano e chegar em $242 bilhões.

Logo, o Walmart já reconheceu o valor do e-commere de cara e achou muito atraente a ideia do TikTok. Na China, já é comum você assistir vídeos sobre um produto e logo em seguida já ser redirecionado para uma loja para poder comprar ele. Fora, todos os influenciadores que podem comentar sobre algum produto e levar pessoas a virarem possíveis clientes.

Sendo assim, o Walmart está visando conseguir cada vez mais, alcançar novos clientes. Entretanto, a companhia ainda vai ter um desafio para superar. Na China, o comércio social só funciona porque eles têm um avançado modelo avançado e compatível com os dispositivos móveis de lá, o que facilita muito as transações.

De qualquer forma pessoa, o Walmart apresentou um segundo trimestre também bom. Receitas encerraram em $137,7 bilhões com alta de 5,6%. e-commerce cresceu 97% em todos os canais, ticket médio aumentou em aumentou em 27% no trimestre e o Same Store Sales (SSS), que mede a eficiência de vendas nas lojas já existentes, cresceu 9,3% e ficou acima das expectativas dos analistas, que era de 6,3%. Além disso, eles anunciaram um programa para chamado Walmart Plus para competir diretamente com a Amazon Prime. O novo serviço promete oferecer vários benefícios e acelerar as entregas. https://rb.gy/ibsbvm

 

UNITED STATES STEEL (X)

Acho que em relação ao “deal” já está bom. Vamos para a próxima e falar da US Steel (X), suas ações dispararam mais de 9% depois da empresa informar um prejuízo menor que o esperado em sua prévia do terceiro trimestre fiscal. A companhia reportou um prejuízo de $1,45 dólares por ação, a média dos analistas esperavam um prejuízo de $1,52 dólares.

Além disso, a companhia comentou que “as melhores condições do mercado em junho e julho, aceleraram agosto e setembro”. A empresa espera que os resultados do segmento de laminados planos no terceiro trimestre sejam negativos, mas significativamente melhores que no segundo trimestre.

Para quem não conhece a US Steel, ela produz e vende produtos de aços de laminados e tubular, principalmente na America do Norte e na Europa. Ela atua por meio de 3 segmentos: North American Flatt-Rolled, que seriam aqueles granes rolos de aço, US Steel Europe (vendas de tiras, folhas e placas de aço para Europa) e Tubular Products (tubular), que são exatamente tubos e tubulações de aços e seus principais clientes desse segmento são os setores de petróleo e gás. Ela chega a prestar serviços para ferrovias, mas é bem menor.

A US Steel foi fundada em 1901 e está sediada na Pensilvânia, é uma empresa centenária e chega a empregar 27500 funcionários. Em 2019, ela entregou quase $13 bilhões de dólares em receita e tem um valor de mercado de aproximadamente $2 bilhões. https://rb.gy/0gmmyc

 

UNITY (U)

Por fim vamos falar da Unity (U), as ações da companhia que faz software para desenvolvedores de jogos saltaram 36% no seu primeiro dia de negociação, que no caso foi na sexta-feira passada. Fechando acima de $70 dólares, sendo que o preço do IPO foi de $52 dólares por ação.

A Unity vem logo depois da companhia SnowFlake (SNOW) ter estreado na bolsa e ter tido uma valorização de mais de 100% no seu primeiro dia de negociação também. Vamos recapitular um pouco do que aconteceu também. A faixa de preço antes era de $34-42 dólares, mas depois mudou para $44-48 dólares e por fim ficou fechado um preço de $52 dólares por ação.

Sendo assim, a companhia já nasceu com um valor de mercado de $13,7 bilhões e nas sexta-feira, esse valor de mercado chegou a quase $18 bilhões. Fundada em 2004, a Unity se tornou uma grande peça para quem desejava criar os seus próprios jogos. Vejam bem pessoal, ela não faz jogos, ela oferece a ferramenta para os desenvolvedores criarem.

A companhia disse no seu prospecto que tem cerca de 1,5 milhão de usuários ativos por mês desenvolvendo algum tipo de projeto. Alguns jogos famosos como o “Pokemon Go”, que virou uma febre a alguns anos atrás ou até mesmo o “Iron Man VR” que é um homem de ferro com realidade virtual, foram desenvolvidos usando os softwares da Unity.

Além disso, o setor de jogos foi muito beneficiado por conta da pandemia. Sendo que as vendas de games, somente em agosto, foi 37% maior que em comparação ao ano anterior. Companhias como Electronic Arts (EA), Take Two (TTWO) e Ubisoft são exemplos de companhias grandes que usam seus softwares também.

Mas como será que foram seus resultados? Primeiro que ela vai usar os recursos levantados no IPO para pagar um empréstimo de $125 milhões que ela tomou no início de 2020. Agora que ela abriu capital, o caixa dela foi parar em $1,6 bilhão de dólares e em tese, nenhuma dívida. A companhia comentou que está de olho em possíveis aquisições.

Em 2019, a receita da empresa cresceu 54% e encerrou em $542 milhões de dólares. Porém, o Fluxo de Caixa Livre de $95 milhões. Para quem não está familiarizado com o Fluxo de Caixa Livre, de forma de resumida, ele nada mais é que a soma do fluxo de caixa operacional mais o fluxo de caixa dos investimentos, logo chegamos neste indicador que mede a geração de caixa livre da companhia, que poderia ser usada para remunerados os investidores ou pagar os credores. Logo, quando ele é negativo, quer dizer, inclusive, que faltou dinheiro para isso.

Mas voltando aos seus resultados, sua base de clientes que pagavam pelo menos $100mil dólares por ano aumentou para 716 no final de junho, contra 515 no mesmo período, uma alta de 39%. O cliente médio existente também estava gastando 42% a mais com a Unity que em relação a 2019.

Vale lembrar que a Unity não está sozinha no segmento dela. Correntes de peso como Unreal Engine da Epic Games, Source 2 da Valve, Cryengine da Crytek, que competem diretamente com ela e também fornecem softwares para essas mesmas empresas que ela acaba fornecendo. https://rb.gy/jauipq

 

AGENDA DA SEMANA

 Terça-feira: Vendas de Casas Existentes, Venda de Casas Usadas, Estoques de Petróleo Bruto Semanal. Do lado dos resultados, temos Nike (NKE), Aurora Cannabis (ACB) e a KB Home (KBH) divulgando os seus resultados.

Quarta-feira: PMI de manufatura, PMI de serviços tanto nos Estados Unidos, quanto na Zona do Euro. Do lado dos resultados, temos General Mills (GIS) e Cintas (CTAS).

Quinta-feira: Pedidos de Seguro Desemprego, Venda de novas casas nos Estados Unidos. Do lado dos resultados, temos Costco (COST), Carmax (KMX) e BlackBerry (BB).

Sexta-feira: Encerramos a semana com Pedidos de Bens Duráveis nos Estados Unidos como único dado relevante para sair no dia.

 

Vou ficando por aqui pessoal, hoje tem sala de análise as 9:45 com William Castro e as 10:30 com o Bo Williams, e quem quiser me seguir nas redes sociais, o meu instagram é @brenobonani e o twitter é @breno_bonani. Por fim, desejo a todos um excelente dia e uma ótima semana, forte abraço!

 

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

Disclaimer: O conteúdo deste podcast é apenas para fins informativos, não serve como recomendação de compra ou venda de qualquer título na Avenue ou em qualquer outra conta. Ele também não é uma oferta ou venda de um título. Também não são relatórios de pesquisa e não servem como base para qualquer decisão de investimento. Todos os investimentos envolvem riscos e o desempenho passado não garante resultados ou retornos futuros.

Leave a Reply