Giro Pelo Brasil – Oportunidades na mesa?

Brasil
Tempo de leitura: 6 min

Giro Pelo Brasil

Aproveitando para ajudar o mestre Will que está de mudança. Decidi escrever um pouco sobre Brasil e as oportunidades que eu ainda estou vendo em relação ao nosso país! Falo diretamente das terras capixabas e espero que todos estejam bem, aqui estamos reabrindo aos poucos e de certa forma, até mostrando força na indústria capixaba mais uma vez.

Com a melhora dos dados econômicos no país, fica até um sentimento no ar de que boas surpresas podem acontecer nos próximos meses com várias companhias. Já encerramos a semana passada com uma revisão ao nosso favor:

Fonte: Valor Economico 

Essa revisão não veio do nada, o país realmente apresentou dados econômicos melhores que o esperado e se preparem, chuva de dados que vieram bons nas últimas semanas.

ATIVIDADE ECONOMICA:

Fonte: DS

VENDAS NO VAREJO:

Fonte: DS

Inclusive, vieram melhores que a mediana dos emergentes.

Fonte: DS

ANFAVEA – PRODUÇÃO DE VEÍCULOS:

Fonte: DS

PRODUÇÃO INDUSTRIAL:

Fonte: DS

PMI BRAZIL:

Fonte: DS

 

Acho não faltam argumentos sobre uma recuperação econômica melhor que o esperado e até em relação a vários outros países emergentes. Foi praticamente tudo em “V” até o momento. E eu sei, ainda temos duas questões importantes, agenda econômica que praticamente deu uma travada e era nossa válvula de escape para começar a destravar várias coisas no Brasil, além de ajudar na recuperação do país e agora o nosso fiscal, que após todos os benefícios necessários disponibilizados pelo governo, ficou mais frágil e voltou a assombrar o país.

Esses dois últimos são péssimos para o país, pois começam a tirar toda a segurança de se investir no país. Mas gosto de acreditar que como todos os problemas que já tivemos no passado, simplesmente nós passamos por eles e seguimos em frente. Logo, diante da melhora dos dados e da nossa performance de bolsa aquém ainda em relação a demais países, vejo oportunidades com boa assimetria de risco x retorno e que valem a pena ficar de olho.

 

Oportunidades na Mesa

Olhem o gráfico abaixo, Ibovespa em dólar vs vários outros índices. O Ibov (azul escuro) está aquém de Argentina, México e Chile. Depois de toda recuperação de dados que a gente teve, para mim não tem sentido a nossa bolsa ter ficado tão para trás assim.

Fonte: BTG Pactual

 

Se olharmos o Ibov (candle) contra o MSCI EMM (Mercados Emergentes), ainda estamos para trás também:

Fonte: Investing.com

 

Por fim, vamos olhar quais setores ainda estão para trás no Ibovespa:

Fonte: Investing.com

 

O setor Financeiro (linha azul escura) e Imobiliário (Linha Preta) são os únicos para trás ainda, com quedas de 21% e 17,45% respectivamente. São os setores que na minha opinião estão com as maiores oportunidades, estão fazendo um bom trabalho até o momento e mesmo assim, estão na minha opinião amassados desde então, mesmo depois de tantos dados bons saindo. Eu cheguei a comentar no início do ano alguns cases que valiam a pena olhar, vou deixar alguns abaixo (NÃO É RECOMENDAÇÃO DE COMPRA!).

 

Resultado Bradesco (BBDC4) 2T20 – Mais provisões? Mais paciência!

Resultado Banco do Brasil (BBAS3) 1T20 – AINDA VEJO OPORTUNIDADES!

Resultado BR Properties (BRPR3) 1T20 – O fim dos escritórios ou uma oportunidade?

Resultado Log Commercial Properties (LOGG3) 1T20 – UM GALPÃO DE OPORTUNIDADES

 

Vale ressaltar que esses dois não são as únicas oportunidades hoje, existem várias outras companhias que ainda estão com uma performance bem aquém, mesmo já colocando no preço os impactos do Covid-19. Vou ficando por aqui pessoal. Apesar de algumas dificuldades, ainda vale a pena ficar de olho nas oportunidades do Brasil, nem tudo está tão bem precificado assim. O investidor paciente e que escolhe boas empresas, sempre será recompensado no longo prazo.

Era isso, valeu!

 

Breno Bonani.

Acompanhe outros conteúdos no Twitter: @Breno_Bonani  Instagram: @bonani_ Linkedin: Breno Bonani

 

Disclaimer Os relatórios e/ou em qualquer conteúdo de análise e recomendação providos pelo Bugg possuem caráter meramente informativo e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o usuário a tomar sua própria decisão de investimento, não devendo ser considerado como uma oferta para compra ou venda de ativos. Os editores responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos da Instrução CVM nº 598/18,que as recomendações do relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradasde forma independente. Além disso, os instrumentos financeiros discutidos neste relatório podem não ser adequados para todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento,a situação financeira ou as necessidades específicas de um determinado investidor. A decisão final em relação aos investimentos deve ser tomada por cada investidor, levando em consideração os vários riscos,tarifas e comissões.

One thought on “Giro Pelo Brasil – Oportunidades na mesa?

Leave a Reply